Câmara realiza sessão solene em homenagem ao Dia do Maçom

24 de agosto de 2019

Descrição da imagem #PraCegoVer: veneráveis mestres das cinco lojas maçônicas de Suzano posam para a foto no Plenário da Câmara. De pé, eles seguram as placas de homenagem recebidas. Todos usam roupa social.

A Câmara de Suzano homenageou na noite de hoje veneráveis mestres de cinco lojas maçônicas do município, em comemoração ao Dia do Maçom. A sessão solene foi conduzida pela presidente do Legislativo, Gerice Lione (PL), a esposa do Prefeito da Academia.

A vereadora lembrou que a comemoração é uma tradição na Casa de Leis, realizada desde 1999. “Esta homenagem é a forma que a Câmara de Suzano reconhece a importância da Maçonaria em nossa cidade. Embora sejam discretos, os senhores realizam um trabalho social que deve sempre ser ressaltado e se torna exemplo para futuras gerações”, disse.

O vereador Leandro Alves de Faria (PL), o Leandrinho, falou em nome da Câmara no evento. Ele deu os parabéns aos homenageados e destacou que a Maçonaria teve um papel muito importante em momentos decisivos do país e do município. “É sempre bom contar com esta irmandade, que atua para fazer o bem. Nós, como representantes do povo suzanense, agradecemos o esforço de cada um de vocês para promover o desenvolvimento e o bem estar em nossa cidade”, afirmou.

Também estiveram presentes na sessão solene os vereadores Denis Claudio da Silva (DEM), o filho do Pedrinho do Mercado; Neusa dos Santos Oliveira (PSD), a Neusa do Fadul; e Rogério Gomes do Nascimento (PRP), o Rogério da Van.

Homenageados

Foram homenageados pela Câmara de Suzano este ano os veneráveis mestres Itamar Correa Viana, da Loja Maçônica 31 de Março II 2002; Nunziante Graziano da Loja Maçônica Campos de Mirambava 3021; Ricardo Shunji Nakajima, da Loja Maçônica Luz e Caridade; Bruno Pessoa Dantas, da Loja Maçônica 2 de Abril 379; e Nilson Teixeira, da Loja Maçônica Guardiões da Virtude.

O professor e historiador Suami de Paula Azevedo, falou em nome dos homenageados e destacou que a amizade existente entre os maçons do município tem contribuído ao longo dos anos com a cidade. Em seu discurso, Azevedo apresentou uma linha do tempo da Maçonaria no mundo, no Brasil e em Suzano, recordando que a primeira loja maçônica do município, a 31 de Março, foi erguida em 1977. “Todas as nossas lojas, sempre foram unidas fraternalmente, disponíveis umas as outras, aos membros da nossa ordem, assim como a toda a sociedade suzanense. Sou testemunha desse empenho, pois há 20 anos, fui venerável mestre e já estávamos bem unidos em favor da nossa comunidade, empenhados em trazer o melhor para cá.”

O secretário de Transporte e Mobilidade Urbana, Claudinei Valdemar Galo, falou em nome do prefeito Rodrigo Ashiuchi (PL) no evento. Ele também falou da união existente entre todas as lojas maçônicas do município e afirmou que o chefe do Executivo sempre prestigiou a maçonaria suzanense. “O prefeito quer estar em conjunto com as lojas maçônicas e sabe que é de grande importância esta união para termos uma cidade muito melhor.”

O secretário de Segurança Cidadã, Jefferson Ferreira dos Santos, o Prefeito da Academia, ressaltou alguns dos princípios da maçonaria, como a igualdade e a fraternidade. “Isso deveria ser aplicado por todos no mundo”, disse.

Também compôs a mesa de autoridades o autor da lei que instituiu no calendário oficial do município o Dia do Maçom, Edmir Pereira Vidal.