Críticas e elogios à Prefeitura de Suzano pautam sessão da Câmara

17 de junho de 2020

Descrição da Imagem: #PraCegoVer: Da esquerda para a direita, o vereador Edirlei Junio Reis, Joaquim Rosa e Zé Lagoa. Todos sentados, no Plenário da Câmara de Suzano.

Crédito da foto: Vivian Turcato/Câmara de Suzano

A sessão ordinária de hoje (17) da Câmara de Suzano contou com discursos dos vereadores que criticaram e os que elogiaram a Prefeitura de Suzano.

O vereador Lisandro Frederico (Avante) discursou sobre a compra de máscaras protetoras faciais pela administração municipal. De acordo com o parlamentar, a prefeitura teria comprado cinco mil máscaras N-95 por R$ 53 cada e 50 mil máscaras cirúrgicas descartáveis por R$ 4,79 cada. “O total de R$ 504 mil que a administração tem usado para fazer este tipo de absurdo na cidade. Um valor (unitário das máscaras) muito acima do praticado pelo mercado”, ressaltou. Ele voltou a criticar o aluguel das unidades do hospital de Franco da Rocha pela administração municipal para atender os casos mais sérios de COVID-19.

Já o vereador Marcos Antonio dos Santos (PTB), o Maizena Dunga Vans, falou sobre a recuperação do secretário de Transportes e Mobilidade Claudinei Valdemar Galo da COVID-19. O parlamentar parabenizou o chefe da pasta pela dedicação ao trabalho. Ele ainda disse que a primeira dama de Suzano, Larissa Ashiuchi, também foi diagnosticada com COVID-19 e após se recuperar, já retornou ao trabalho.

Na mesma linha, o vereador André Marcos de Abreu (PSC), o Pacola, também elogiou o secretário Galo. Ele também rebateu as críticas do vereador Lisandro sobre o aluguel das unidades no hospital de Franco da Rocha. “Guararema fez uma grande aquisição alugando os leitos aqui em Suzano. Agora, Suzano não fez alugando em Franco da Rocha. Não dá para entender a opinião”, disse.

O vereador José Alves Pinheiro Neto (PDT), o Netinho do Sindicato, parabenizou o secretário de Obras, Samuel Oliveira, pela atuação. No entanto, ele também tratou sobre a Santa Casa da cidade. “Falta um pouco de gestão em relação a COVID-19”, criticou. “Acompanhei hoje uma munícipe e percebi uma questão de organização, participação e gestão pública. Quero conversar com os vereadores sobre a Santa Casa na questão da COVID-19”, falou. O parlamentar reclamou sobre a demora da confirmação dos exames. “Uma pessoa demora cinco, até dez dias para saber que está com a COVID”, revelou. “Vamos convocar o secretário de Saúde para discutir essa questão”, discursou.

O vereador Alceu Cardoso (Republicanos) também falou sobre a COVID-19. “Em uma semana, tivemos 202 novos casos e 7 pessoas faleceram”, disse. O parlamentar falou, novamente, sobre os testes positivos que são feitos em clínicas particulares e que, segundo ele, não são inseridos no boletim da prefeitura. “Meu pedido é que estas clínicas trabalhem junto com a prefeitura e informem à administração municipal sobre os testes positivos”, revelou. O republicano comentou que sua mãe ficou internada no hospital de Franco da Rocha e que não vê problema algum sobre a ação da administração municipal.

O vereador Antonio Rafael Morgado (PDT), o professor Toninho Morgado, elogiou a administração municipal pelas intervenções na região de Palmeiras.

O vereador Leandro Alves de Faria (PL), o Leandrinho, esclareceu que foi conferir a informação dita pelo parlamentar Lisandro em relação as compras das máscaras. “Realmente a informação está correta.  Porém, o Ministério Público (MP) acompanhou a compra, em março, e incentivou a prefeitura a fazer a aquisição para não faltar o equipamento necessário para os funcionários. Na mesma época, a cidade de Mogi das Cruzes comprou por R$ 70 a mesma máscara N-95. Isso se faz jus devido a quantidade de procura, é a ‘lei da procura e oferta’”, afirmou.

Leandrinho disse ainda que em abril, a prefeitura adquiriu 10.950 máscaras descartáveis por R$ 4,20 cada e 8.500 máscaras N-95 por R$ 29,50 cada. Já em maio foi feita uma compra de 3 mil unidades de máscaras N-95 por R$ 13,99 cada e 100 mil máscaras descartáveis pelo valor unitário de R$ 1,87. “Demanda vai diminuindo e o preço vai abaixando. Temos realmente fiscalizar, mas temos que falar a verdade”, frisou.

Votação

Os parlamentares aprovaram dois projetos de autoria do Executivo. O primeiro dispõe sobre a abertura de crédito adicional e dá outras providências e o segundo trata sobre a suspensão do recolhimento das contribuições previdenciárias patronais do Poder Executivo do Município de Suzano, com vencimento no período compreendido entre 1º de junho e 31 de dezembro de 2020, ao Instituto de Previdência do Município de Suzano (IPMS), nos termos da Lei Complementar Federal nº 173, de 27 de maio de 2020, e dá outras providências. Em relação a este projeto, o vereador Denis Claudio da Silva (DEM), o filho do Pedrinho do Mercado, fez questão de explicar que a Câmara não aprovará nenhuma propositura contra os servidores municipais. “O que estão falando sobre esse projeto é fake news. A Câmara de Suzano nunca iria concordar com uma propositura que tiraria benefício adquirido de servidor. Este valor que não será pago nestes seis meses será devidamente quitado depois”, argumentou.