Exemplo da Câmara de Suzano será levado ao Alto Tietê para que região tenha internet 100% acessível

14 de junho de 2018


Evento Acessibilidade 14-6-18 002 - Ricardo Bittner

Descrição da Imagem: #PraCegoVer: Sentados atrás de uma mesa coberta com uma toalha azul e um arranjo de flores ao centro, estão: secretário de Assistência Social, Fátimo Aparecido, prefeito Rodrigo Ashiuchi, presidente da Câmara, Leandro Alves de Faria, a presidente do Fundo Social de Solidariedade de Suzano, Larissa Ashiuchi; e o presidente da OAB de Suzano, Wellington da Silva Santos. O presidente da Câmara está segurando um microfone sem fio na mão direita.

Foto: Ricardo Bittner

 

O exemplo da Câmara de Suzano, que é pioneira na região por ter um portal 100% acessível, será levado ao Consórcio de Desenvolvimento do Alto Tietê (Condemat). A afirmação foi feita hoje (14) pelo prefeito de Suzano e presidente da entidade, Rodrigo Ashiuchi (PR), durante o evento “Acessibilidade Digital em Ação”, promovido em parceria pela Casa de Leis e a Prefeitura, por meio do Fundo Social de Solidariedade. “Queremos que o Alto Tietê seja exemplo na questão da acessibilidade digital”, disse o chefe do Executivo.

O presidente da Câmara, Leandro Alves de Faria (PR), o Leandrinho, destacou na abertura do “Acessibilidade Digital em Ação” que a Casa de Leis suzanense se tornou uma referência na região desde que, no mês passado, foi apresentada como “caso de sucesso” e conquistou o Selo de Acessibilidade Digital da Prefeitura de São Paulo, concedido pela Secretaria Municipal da Pessoa Com Deficiência (SMPED). A Casa de Leis suzanense foi o primeiro órgão público do Brasil, fora do município de São Paulo, a contar com esta certificação de acessibilidade na web no país. “Por este motivo, outros municípios da região têm nos procurado para ter sites 100% acessíveis”, disse.

Também estavam presentes no evento os vereadores Rogério Gomes do Nascimento (PRP), o Rogério da Van; Gerice Lione (PR), a esposa do Prefeito da Academia; José Izaqueu Rangel (PSDB), o Zaqueu Rangel; e Neusa dos Santos Oliveira (PSD), a Neusa do Fadul; além de secretários municipais e do vice-prefeito de Mogi das Cruzes, Juliano Abe.

A presidente do Fundo Social de Solidariedade, Larissa Ashiuchi, afirmou no evento que, até julho, o portal da Prefeitura na internet também terá 100% de acessibilidade, inicialmente em fase de testes.

Também compuseram a mesa de autoridades do evento o secretário de Assistência e Desenvolvimento Social, Fátimo Aparecido Rodrigues, e o presidente da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB), Wellington da Silva Santos.

Palestras

O “Acessibilidade Digital em Ação” foi realizado com o objetivo de discutir uma internet acessível para todas as pessoas. A atividade contou com audiodescrição (narração a pessoas com deficiência visual). Uma intérprete da Língua Brasileira de Sinais (Libras) estava presente para auxiliar pessoas com deficiência auditiva.

O professor de violão do Serviço Social e Projetos Especiais (Saspe), Marcos Lima, falou no evento sobre as barreiras enfrentadas por deficientes visuais e destacou a importância de as pessoas com deficiência serem ouvidas no processo de implementação de ações tanto de acessibilidade digital como física: “Nunca esqueçam de buscar essa vivência real conosco, para levar o deficiente para onde ele precisa”, falou.

Danilo Augusto Beltrão fez uma demonstração, em um site de compras online, para apresentar as dificuldades encontradas por cegos para realizar o procedimento. “Dar condições de acessibilidade não é um favor, é exercer cidadania”, afirmou.

Reinaldo Ferraz, especialista em Desenvolvimento Web da W3C Brasil, apresentou um panorama dos tipos de barreira para acessar a internet encontrados por pessoas com diferentes tipos de deficiência, a partir de histórias de vida de um tetraplégico, um cego, um daltônico e uma idosa. “O que está sendo feito na Câmara de Suzano é importante de ser replicado para outras cidades da região”, disse.

A jornalista Simone Freire falou sobre a atuação do Movimento Web para Todos, iniciativa que reúne mais de 20 organizações em prol da construção de uma web acessível, para sanar a falta de informação e formação para os profissionais que desenvolvem sites. Ela disse ter ficado muito sensibilizada com o que viu em Suzano: “Vou levar o exemplo positivo de vocês para mostrar quem está fazendo direito”, afirmou.

A atriz Marisa Pretti, da empresa Meninas dos Olhos, especializada em audiodescrição, falou sobre a importância do seu trabalho para deficientes visuais e elogiou a iniciativa da Câmara de Suzano: “Senti aqui a vontade de fazer a coisa acontecer”, resumiu.

O diretor jurídico da Casa de Leis, Nelson Tanuma, encerrou o evento apresentando as leis que são aliadas na promoção da acessibilidade na web. Ele destacou a relevância do assunto: “É um tema que busca a promoção do bem de todos e a eliminação dos preconceitos”.

Pioneirismo

O portal da Câmara de Suzano conta com uma barra que disponibiliza opções como alto contraste, para pessoas com daltonismo; aumento e diminuição de fontes, para pessoas com problemas visuais; acesso das informações por teclado, para pessoas com restrições motoras; e descrição de imagens, para deficientes visuais.

O Legislativo de Suzano também foi o primeiro do Alto Tietê a adotar padrões de acessibilidade para deficientes visuais em suas redes sociais, em meados do ano passado, com a descrição da fotografia e o uso da hastag #PraCegoVer na página oficial da Casa de Leis no  Facebook e no site. Em 2016, a Câmara de Suzano foi finalista na quarta edição do Todos@Web – Prêmio Nacional de Acessibilidade na Web, na categoria “Projetos Web Governamentais”. A responsável pelo desenvolvimento do layout e atualização do site é a web designer Taiane Fernandes.