Profissionais do Ano 2018: profissionais da saúde estão entre os homenageados

26 de novembro de 2018


Descrição da Imagem: #PraCegoVer: a fonoaudióloga Ozana posa para foto. Ela usa uma camisa branca e echarpe em tons pastéis.

Foto: Ricardo Bittner

 

A Câmara de Suzano realizará, no dia 3 de dezembro, às 19 horas, sessão solene dos “Profissionais do Ano 2018”. O evento será no Plenário do Palácio “Deputado José de Souza Candido”. Seis profissionais da área da saúde estão entre os homenageados.

O título de “Fonoaudióloga do Ano” irá para Ozana Clara de Medeiros. Nascida em São Paulo, é formada pela Universidade de São Paulo (USP) e tornou-se especialista em voz em 2004, pelo Centro de Fonoaudiologia Clínica (Cefac).

A maternidade e seus desafios a despertaram para o desamparo das mães na sociedade atual, potencializando-se como consultora em amamentação. Ozana é criadora do projeto “Maternar” e, no YouTube, administra o canal “Maternar por Ozana Clara”, em que compartilha experiências sobre gerar, parir, nutrir e cuidar.

“Ser escolhida como fonoaudióloga do ano é o sinal de reconhecimento do amor que tenho pela minha profissão, é uma honra e estou muito feliz”.

Escolhida como “Enfermeira do Ano”, Daniele Cristina Ferreira Siqueira é casada e mãe de duas filhas de 10 e 6 anos. Ela atua desde 2010 no Hospital Auxiliar de Suzano e hoje coordena o Grupo de Lesão de Pele da unidade, além de atuar na área administrativa e de indicadores de qualidade de Enfermagem. Também é membro do grupo de Lesão de Pele do Hospital das Clínicas de São Paulo.

Formada em 2003 pela Universidade de Mogi das Cruzes (UMC), Daniele especializou-se em Estomaterapia (área da Enfermagem que cuida de feridas) pela Faculdade de Medicina do ABC. Antes de atuar no Hospital Auxiliar de Suzano, a homenageada trabalhou por sete anos no Hospital Santana, em Mogi das Cruzes.

Além de ser escolhida como “Enfermeira do Ano”, Daniele também recebeu em 2018 o título de “Destaque do Ano” da área em que atua. “Considero que receber estes prêmios aos 15 anos de carreira é uma valorização profissional, um reconhecimento que é fruto do trabalho que desempenhei com ética e caráter”, afirmou.

 

Descrição da Imagem: #PraCegoVer: Daniele, escolhida como “Enfermeira do Ano”, sorri para câmera. Ela veste uma camisa social.

Foto: Ricardo Bittner

 

A dentista Ana Graziela Cesar Clares Monteiro será a “Cirurgiã dentista do Ano”. Paulistana, está em Suzano em 1983. Deu início a sua primeira graduação aos 18 anos, no curso de secretariado executivo bilíngue. Decidiu realizar um antigo sonho e cursou Odontologia pela Universidade Braz Cubas (UBC), onde se formou em 2009.

Atualmente, possui seu próprio consultório em Mogi das Cruzes, onde mora desde o casamento. “Quero agradecer a cidade de Suzano pelo prêmio. É com grande orgulho que o recebo.   Me sinto muito feliz em ver meu trabalho reconhecido, trabalho esse que realizo diariamente com muita dedicação, respeito, ética e amor”, declarou.

Descrição da Imagem: #PraCegoVer: a dentista Ana Graziela sorri para foto. Ela usa blusa branca, com detalhes em preto.

Foto: Ricardo Bittner

 

Escolhido como “Médico do “Ano”, Vito Pascoal Zuppo é formado pela Universidade Estadual de Campinas (Unicamp). Atualmente trabalha no Hospital Auxiliar de Suzano.

“Me sinto orgulhoso de ver o reconhecimento do serviço prestado. Agradeço a associação que me indicou”, disse.

Descrição da Imagem: #PraCegoVer: Vito Pascoal posa para foto. Ele usa camisa social azul charo e óculos.

Já a “Psicóloga do Ano” será Ana Paula Moreira Lopes. Graduada pela UBC, ela atualmente cursa Serviço Social pela Universidade Paulista.

A escolhida para receber o prêmio é psicóloga há 13 anos na assistência social. Atua há nove anos no serviço público. Foi psicóloga social no Centro de Referência Especializado de Assistência Social (Creas) e, atualmente, está no Centro de Referência de Assistência Social (Cras).

A psicóloga também lutou pela defesa da mulher como integrante da Comissão Intersetorial de Prevenção e Combate à Violência Contra Mulher, de 2013 a 2015. “Sinto-me honrada em representar minha categoria, em especial, meus colegas que atuam na área da assistência social e que, em sua prática profissional, têm por objetivo que os usuários dos serviços se reconheçam como sujeitos de direitos e com potencialidades, muitas vezes, escondidas em meio às desigualdades sociais tão presentes em nosso país”, afirmou.

Descrição da Imagem: #PraCegoVer: a psicóloga sorri para câmera. Ela usa blusa preta e blazer escuro.

Foto: Ricardo Bittner

 

Escolhida como “Farmacêutica do Ano”, Alice Aiko Kowaba Sugimoto é suzanense e filha de imigrantes japoneses. Graduou-se em Farmácia e Bioquímica pela Universidade Federal de Ouro Preto (Ufop). Atua há 34 anos na área e é mãe de dois filhos, também farmacêuticos. “Agradeço a Deus a todo momento. A conquista deste prêmio é fruto do trabalho, suor e amor”, declarou.

 

Descrição da Imagem: #PraCegoVer: Alice Aiko posa para foto. Ala usa camisa social de cor clara e óculos.

Foto: Ricardo Bittner