Secretaria de Assistência e Desenvolvimento Social apresenta balanço do 1º quadrimestre na Câmara de Suzano

9 de maio de 2022

Descrição da Imagem:#PraCegoVer: secretário de Assistência e Desenvolvimennto Social, Geraldo Garippo, e vereador Zé Oliveira, no Plenário da Câmara de Suzano.

Crédito da foto: Ricardo Bittner/Câmara de Suzano

O secretário de Assistência e Desenvolvimento Social de Suzano, Geraldo Garippo, apresentou hoje (9) balanço da pasta do primeiro quadrimestre deste ano, no Legislativo. A audiência pública foi comandada pelo presidente da Comissão Permanente de Política Social, José Oliveira Lima (PDT), o Zé Oliveira. Estiveram presentes os parlamentares Artur Takayama (PL); Lazario Nazaré Pedro (Republicanos), o Lázaro de Jesus; Edirlei Junio Reis (PSDB), o professor Edirlei e Marcos Antonio dos Santos (PTB), o Maizena.

Garippo começou a prestação de contas explicando que em Suzano há cinco Centros de Referência de Assistência Social (CRAS); um Centro de Referência Especializado de Assistência Social (CREAS); Espaço dos Conselhos; dois Conselhos Tutelares e rede de instituições conveniadas.

Ele pontuou os serviços oferecidos pelo CRAS, como por exemplo, a inserção no Benefício de Prestação Continuada (BPC) e o encaminhamento para o Cadastro Único. Nesses quatro primeiros meses do ano, a Assistência e Desenvolvimento social entregou 2.998 cestas básicas para pessoas em extrema insegurança alimentar. De acordo com Garippo, 42.484 famílias estão inseridas no Cadastro Único e 17.567 famílias recebem o Auxílio Brasil (benefício no valor de R$ 400 do governo federal destinado às famílias em situação de extrema pobreza).

Assim como ele já havia abordado em uma reunião realizada no mês passado com a Comissão da Câmara, o secretário frisou a importância da “mudança de postura” da sociedade em relação às crianças que pedem dinheiro nos semáforos. “Não deem dinheiro nos semáforos. A postura tem que ser diferente. A pessoa que dá dinheiro não está ajudando”, argumentou o secretário que também falou sobre o Programa de Erradicação do Trabalho Infantil (PETI) de Suzano que tem como meta atender 250 crianças e adolescentes.

O vereador Artur Takayama (PL) questionou o secretário sobre os serviços funerários gratuitos, principalmente sobre as empresas de plantão e o ônibus para cortejo. Garippo explicou que recentemente um celular foi comprado para ficar, em esquema de rodízio, com um funcionário da pasta nos finais de semana para auxiliar a população nestes dias que não têm expediente na prefeitura. Em relação ao ônibus, o secretário informou que estuda o retorno por questões da pandemia.

O vereador Edirlei Junio Reis (PSDB), o professor Edirlei, perguntou sobre as ações de acolhimento para pessoas em situação de rua no inverno. Ele revelou que no ano passado acionou a Assistência e Desenvolvimento Social, na Casa Branca, e foi rapidamente atendido. Garippo disse que a operação já começou porque para o mês de maio já estava previsto a queda da temperatura, principalmente nas madrugadas.

O parlamentar Marcos Antonio dos Santos (PTB), o Maizena, falou que a audiência pública foi muito esclarecedora.

No encerramento, Zé Oliveira disse que a prestação de contas é importante para que todos os vereadores tenham as informações corretas para responder os questionamentos da população.

O conteúdo na íntegra da audiência está disponível no canal “TV Câmara Suzano”, no Youtube (youtube.com/TVCâmaraDeSuzano).