Secretaria de Saúde de Suzano decidirá amanhã (1) torno do uso obrigatório de máscaras faciais

1 de junho de 2022

Descrição da Imagem:#PraCegoVer: vereador Leandrinho, secretário Pedro Ishi e a diretora Tania Mara Porfírio, no Plenário da Câmara.

Crédito da foto: Ricardo Bittner/Câmara de Suzano

O secretário de Saúde de Suzano, Pedro Ishi, revelou na audiência pública de hoje (31), no Legislativo, que amanhã (1) a administração municipal discutirá a possibilidade do retorno da obrigatoriedade do uso de máscaras faciais. Isso acontecerá porque o número de casos na cidade está aumentando.

Ele também foi questionado sobre os testes de Covid-19 nas unidades de saúde da cidade. Ishi explicou que, por enquanto, os exames estão centralizados no Laboratório Municipal, mas que a prefeitura está estudando, devido a alta de casos, o envio dos testes para as unidades espalhadas no município.

Outro assunto que foi bastante discutido hoje foi o planejamento familiar. Os parlamentares argumentaram que a população tem reclamado sobre a falta de procedimentos cirúrgicos, como a laqueadura e a vasectomia. Ishi respondeu que o governo estadual paralisou cirurgias na fase crítica da pandemia e que Suzano realizará, em breve, um mutirão para resolver essa questão. Ele afirmou que serão realizadas cirurgias “de noite e de madrugada”.

Sobre a falta de medicamentos, o secretário pediu para os vereadores listarem os itens que a população não está achando nos postos e enviarem para ele, que verificará o motivo disso ainda estar acontecendo. Em relação a agendamento de consultas, Ishi disse que recentemente foram contratados 17 médicos no último concurso público e que isso ajudará a diminuir a demanda. O secretário confirmou a entrega da Unidade de Pronto Atendimento (UPA) do Jardim Revista para julho e informou que a administração municipal já está realizando estudos para a construção de mais uma unidade de saúde na região norte da cidade.

O presidente da Câmara, Leandro Alves de Faria (PL), o Leandrinho, apresentou, mais uma vez, uma discrepância nos números informados pela Secretaria de Planejamento e Finanças e Saúde. Isso aconteceu também no ano passado. Ishi disse que vai pedir a correção com a pasta do secretário Itamar Corrêa Viana. Além disso, Leandrinho voltou a falar sobre a lei, de sua autoria, que institui em Suzano a campanha “Abril Marrom” (que trata sobre a prevenção e combate às diversas espécies de cegueira). O secretário falou que as cirurgias de cataratas também serão feitas em mutirões. O vereador disse que está à disposição para solicitar emenda parlamentar do deputado André do Prado (PL) para ajudar nessas ações.

Participaram da audiência os vereadores Artur Takayama (PL); Marcel Pereira da Silva (PTB), o Marcel da ONG; Marcos Antonio dos Santos (PTB), o Maizena; Jaime Siunte (PSDB); Givaldo Freitas dos Santos (PL), o Baiano da Saúde; Lazaro Nazaré Pedro (Republicanos), o Lázaro de Jesus; Edirlei Junio Reis (PSDB), o professor Edirlei; e José Oliveira de Lima (PDT), o Zé Oliveira.