Secretaria de Transportes e Mobilidade Urbana apresenta balanço do quadrimestre na Câmara de Suzano

10 de junho de 2022

Descrição da imagem #PraCegoVer: sentados atrás da mesa diretiva da Câmara estão o secretário Claudinei Galo (à esquerda, falando ao microfone) e o presidente da Comissão de Trânsito, Transporte e Mobilidade Urbana, vereador Maizena.

O secretário de Transportes e Mobilidade Urbana, Claudinei Galo, apresentou nesta quinta (9) um balanço do quadrimestre de ações da pasta, bem como das despesas orçamentárias no período, que foi de R$ 5.715.541,48. Na reunião, que foi conduzida pelo presidente da Comissão de Trânsito, Transporte e Mobilidade Urbana, Marcos Antonio dos Santos (PTB), o Maizena, também contou com a participação dos vereadores Leandro Alves de Faria (PL), o Leandrinho; André Marcos de Abreu (PSC), o Pacola; Artur Takayama (PL); Lazario Nazaré Pedro (Republicanos), o Lázaro de Jesus; e Marcel Pereira da Silva (PTB), o Marcel da ONG.

Leandrinho relatou um caso ocorrido há algumas semanas na obra de recapeamento do Jardim Revista, em que recebeu fotos de um munícipe mostrando que uma máquina de fresagem contornou um caminhão abandonado que estava em uma das vias. Ele elogiou a postura do secretário, que de pronto enviou um guincho para que a obra fosse executada da forma correta, mas criticou a Secretaria de Manutenção e Serviços Urbanos, que deveria ter fiscais acompanhando o serviço para evitar este tipo de problema.

Leandrinho também falou na audiência que a Secretaria de Transportes e Mobilidade Urbana vem fazendo a revitalização de abrigos de ônibus vandalizados – um serviço que seria atribuição da Secretaria de Manutenção. Ele ainda deu os parabéns ao secretário Galo e equipe pela transparência e pelos serviços feitos a seu pedido, como a instalação de placas de rua nos bairros Jardim Nova América e Jardim Varan e pela colocação de lombadas nos Jardim Margarete, Varan e Carla, que foram frutos de emendas impositivas de sua autoria.

O vereador Pacola também elogiou a atuação de Galo e questionou o fato de a pasta gastar R$ 459 mil no quadrimestre com a Central de Segurança Integrada (CSI). O secretário disse que a Secretaria de Transportes e Mobilidade Urbana arca com 60% do contrato do monitoramento, que é utilizado para diversos serviços, e que permite agilidade da equipe de Trânsito quando há acidentes no município. “De três acidentes ocorridos hoje na cidade, dois foram flagrados pelas câmeras”, exemplificou. “É uma tecnologia que veio para nos ajudar muito.”

Artur Takayama disse que Galo “é um secretário que sabe o que está falando” e faz um “trabalho excepcional na cidade”. Ele questionou sobre projetos para colocação de semáforos em vias próximas a novos empreendimentos imobiliários na rua Konoe Endo e na Armando Sales de Oliveira, no centro. O secretário explicou que o trânsito da cidade sofre com o grande aumento do número de veículos, sem a construção de novas vias. “Nosso planejamento é ter vias novas mesmo com o aumento de veículos”, disse. Sobre semáforos, Galo informou que eles acabam retardando o trânsito e que estudos estão sendo feitos naquela região da cidade.

O vereador Lázaro de Jesus perguntou se existe projeto para implantar semáforo este ano. Galo revelou que a secretaria recebeu emenda parlamentar estadual de R$ 3 milhões que contempla, entre outras coisas, sinalização semafórica.

Maizena agradeceu o secretário pela utilização de verba de mais de R$ 50 mil de emenda parlamentar de 2020, de sua autoria, para a construção de lombadas. Também perguntou a quantidade de carteiras de idosos e de pessoas com deficiência feitas no quadrimestre. Galo informou que foram 2.912 cartões feitos até o momento em 2022. Ele explicou que a solicitação é feita por telefone e a carteira é entregue na casa dos solicitantes – modelo adotado devido à pandemia.