Vereadora Gerice Lione apela para Doria e Ashiuchi para que mais alunos sejam beneficiados com cestas básicas em Suzano

23 de abril de 2020

Descrição da Imagem:#PraCegoVer: Vereadora Gerice Lione discursa na Tribuna da Câmara

Crédito da Foto: Ricardo Bittner/Câmara de Suzano

A Câmara de Suzano aprovou na sessão ordinária de ontem (22) duas moções de apelo de autoria da vereadora Gerice Lione (PL), a esposa do Prefeito da Academia. As duas proposituras têm o mesmo objetivo: aumentar a quantidade de alunos da rede municipal e estadual de ensino beneficiados com as cestas básicas do Executivo durante a pandemia do COVID 19.

Assim como explicou a vereadora, o governador de São Paulo, João Doria (PSDB), suspendeu o convênio anual com a cidade de Suzano no valor de R$ 9,5 milhões por conta da suspensão das aulas na quarentena. Essa informação foi dada pelo secretário municipal de Educação, Leandro Bassini, em reunião realizada na Câmara na sexta-feira passada. Sendo assim, a prefeitura não tem verba para adquirir cestas básicas para estes alunos. “A rede estadual conta aproximadamente com 50 mil estudantes”, disse a vereadora. “Nesta pandemia, não temos que pensar que são alunos da rede estadual. São alunos de Suzano. Eles moram aqui. Temos responsabilidade de cuidar deles”, argumentou a parlamentar.

Já na moção direcionada ao prefeito da cidade, Gerice apela para que o benefício das cestas básicas seja entregue não somente para os alunos cujas famílias façam parte do programa federal Bolsa Família. “A realidade de hoje é diferente da realidade de meses atrás. Hoje, temos pais e mães desempregados que até o começo de março não estavam”, analisou. “O Bolsa Família não pode ser o critério. Muita gente está passando fome e a situação só vai piorar”, alegou.

A vereadora ressaltou ainda que, recentemente, a Casa de Leis aprovou um projeto de Lei que autoriza o Executivo a desvincular verbas de fundos municipais para investir na Saúde durante a pandemia. “Aprovamos nesta Casa de Leis um projeto que autoriza o Executivo a desvincular verbas de fundos municipais para área da Saúde. Vejam bem, tratar/combater a fome não seria um caso de saúde pública? Pois já foi comprovado que um dos fatores de risco para a contaminação pelo novo coronavírus é a baixa imunidade. A fome causa, entre várias outras coisas, justamente isso”, opinou.