Vereadora Gerice Lione pede valorização salarial para agentes da Guarda Civil Municipal

9 de junho de 2022

Descrição da imagem #PraCegoVer: vereadora Gerice Lione fala ao microfone na Tribuna da Câmara

A vereadora Gerice Lione (PL), a esposa do Prefeito da Academia, pediu a valorização salarial dos agentes da Guarda Civil Municipal (GCM) durante a Tribuna Livre da sessão ordinária da Câmara de Suzano, realizada na noite de hoje (8).

De acordo com a parlamentar, o município gasta atualmente 37% da arrecadação com a folha de pagamento, sendo que o permitido por lei é até 54%. “Sempre estamos vendo em jornais que a nossa cidade está indo bem. E para a cidade ir bem, os agentes da segurança, da educação, todos os servidores públicos têm que estar indo bem também”, disse. “A GCM está fazendo excelente trabalho na cidade”, afirmou ela, que pediu para que o prefeito Rodrigo Ashiuchi “pense com carinho” nesta questão.

O presidente do Legislativo, Leandro Alves de Faria (PL), o Leandrinho, parabenizou e reforçou o pedido da parlamentar: “Realmente os servidores, de modo geral, merecem ter essa adequação salarial, até porque o déficit hoje é muito grande.”

Os vereadores aprovaram na sessão ordinária três itens. O primeiro foi o projeto de lei de autoria dos vereadores Leandrinho e Marcos Antonio dos Santos (PTB), o Maizena, que institui no Calendário Oficial de Datas e Eventos do Município o Dia do Sagrado Coração de Jesus.

O segundo item foi uma moção de apoio de autoria do vereador Jaime Siunte (PSDB) aos projetos de lei que dispõem sobre o piso salarial do profissional farmacêutico. E o terceiro, uma moção de aplauso da vereadora Gerice Lione, que parabeniza os agentes da Ronda Ostensiva de Motocicletas (Romo), com a participação de componentes da Defesa Civil e da Guarda Civil Municipal, que recuperaram cinco motocicletas e apreenderam entorpecentes na estrada do Furuyama, no Rio Abaixo. “Esta ocorrência saiu na mídia, mas não é só esta. A GCM está fazendo um grande serviço na cidade.”

Sessão solene
Em seguida, o Legislativo suzanense entregou, em sessão solene, a Medalha Antonio Marques Figueira à cabo da Polícia Militar Tânia Cristina de Barros, que vai completar 25 anos de carreira. “Só tenho a agradecer pelo reconhecimento. Esta profissão não é fácil”, disse a policial.

O presidente da Casa de Leis parabenizou a cabo Tânia pelo trabalho. “Temos que agradecer por essa dedicação à nossa cidade”, disse.

Autor da homenagem, o vereador Marcel Pereira da Silva (PTB), o Marcel da ONG, destacou a carreira da policial. “Tenho muito orgulho de fazer esta homenagem à cabo Tânia pelo serviço em nossa cidade, principalmente em Palmeiras.”

Também prestigiaram a sessão solene os parlamentares Artur Takayama (PL); Gerice Lione; Lazario Nazaré Pedro (Republicanos), o Lázaro de Jesus; e Rogerio Castilho (PSB).

Afrânio Evaristo, chefe de gabinete do prefeito Rodrigo Ashiuchi, destacou o tempo de serviço da cabo Tânia. “A baixa nos primeiros cinco anos na Polícia Militar é enorme, porque é um trabalho muito intenso, e você percorre esse caminho há 25 anos, com respeito e honradez.”

Também compôs a mesa de autoridades o subtenente Altair José Romão da Silva, da 1ª Companhia do 32º Batalhão de Polícia Militar Metropolitano (BPM/M).

Carreira
Nascida em Presidente Prudente (SP), cabo Tânia ingressou na PM em 1997 e serviu no batalhão feminino até 2000. Quando houve a unificação da corporação, a policial passou a exercer suas funções no 29º Batalhão, com sede em São Miguel Paulista, na capital.

Em 2003, Tânia veio para o 32º BPM, em Suzano. Iniciou no Policiamento da Força Tática, trabalhou do policiamento do Canil Setorial, passou pelo Policiamento Reservado e fez parte do Serviço de Monitoramento, da Ronda Escolar e do patrulhamento na área central da cidade. Exerce suas atividades policiais no Distrito de Palmeiras há nove anos.

Por ter salvo mãe e filho de um roubo de carga com retenção de vítima, recebeu a Láurea de Mérito Pessoal em 1º grau. Por duas vezes, foi condecorada com a Medalha MMDC e, em 2019, recebeu a Medalha Tiradentes da Câmara de Suzano, entregue anualmente a representantes da área da segurança que se destacam.

Descrição da imagem #PraCegoVer: de pé, no Plenário da Câmara, cabo Tânia segura a medalha recebida ao lado do vereador Marcel da ONG.