Vereadoras recebem placa de homenagem da Câmara de Suzano na abertura da exposição “Mulheres no Legislativo”

6 de abril de 2019

Descrição da imagem #PraCegoVer: de pé, vereadoras posam para foto segurando as placas de homenagem que receberam na abertura da exposição.

Treze mulheres que atuaram como vereadoras do município receberam na noite de hoje (5) uma placa de homenagem da Câmara de Suzano. A sessão solene para a entrega da condecoração marcou a abertura da exposição “Mulheres no Legislativo: a história da representação feminina na Câmara de Suzano”. O evento reuniu cerca de 100 pessoas na sede do Legislativo, o Palácio “Deputado José de Souza Candido”.

A presidente da Casa de Leis, vereadora Gerice Lione (PR), a esposa do Prefeito da Academia, disse que o evento foi um momento histórico para a Câmara e para a cidade de Suzano e que tem orgulho de estar entre as mulheres que ocuparam uma cadeira no Legislativo da cidade. “Ao longo da história da nossa cidade, sempre fomos minoria, o que não é uma realidade só de Suzano, mas de quase todos os espaços de poder e de decisão. Porém, isso em nada reduz a importância do trabalho realizado pelas vereadoras. Pelo contrário: só engrandece, porque são muitas as dificuldades que enfrentamos no dia a dia da política”, afirmou.

Gerice destacou que é preciso valorizar a participação feminina na Câmara de Suzano: “Essas mulheres aqui homenageadas fizeram e fazem a história no nosso município, e por isso merecem e devem ser sempre lembradas”.

Ela também falou sobre o caráter pedagógico da atividade, já que a exposição receberá, ao longo do mês de abril, a visita de estudantes de escolas públicas e privadas de Suzano. “Queremos que o exemplo destas mulheres sirva de estímulo para que mais e mais jovens se sintam encorajadas a participar da política.”

Além de Gerice, as vereadoras que compareceram ao evento e receberam a placa de homenagem da Câmara de Suzano por sua contribuição à Casa de Leis e ao município foram Ivanir de Lima Franco; Mercedes Takako Murakami; Dulce Leite de Lima; Maria de Lourdes da Silva Marin; Marli Alves da Silva; Terezinha Rodrigues de Almeida; Quitéria David da Silva Araújo; Neusa dos Santos Oliveira (PSD), a Neusa do Fadul; Abigail Maria do Carmo; Maria Alice Porfírio da Silva; e Marlene Silva Santana. Lúcia Moretti, filha da ex-vereadora Elizabeth da Silva Moretti, a Bitoca, também recebeu uma placa de homenagem à sua mãe, que é falecida.

A ex-vereadora Ivanir de Lima Franco, que ocupou uma cadeira na Casa de Leis entre 1983 e 1988, falou em nome das homenageadas no evento. Ela também afirmou ter orgulho das mulheres que ousam ao participar da política em vez de serem meras espectadoras. “Me candidatar ao cargo, em 1982, exigiu coragem para enfrentar os paradigmas sociais, pois o ambiente político sempre foi visto como masculino”, disse. Sobre os dias atuais, ela disse que vivemos um momento de transição: “Há muito a ser feito, pois em muitos contextos a mulher ainda é desprezada e desvalorizada. Tenho esperança de conseguirmos juntos construir uma sociedade mais igualitária e pacífica para nossos filhos e nós mulheres também”.

A vereadora Neusa do Fadul falou no evento em nome dos vereadores presentes: “Espero que, num futuro próximo, a Câmara de Suzano tenha muito mais mulheres representando a população. Aproveito para agradecer todas vocês ex-vereadoras por abrir os caminhos na política para nós”.

A presidente do Fundo Social de Solidariedade de Suzano e dirigente do Serviço de Ação Social e Projetos Especiais (Saspe), Larissa Ashiuchi, afirmou que a homenagem às 17 vereadoras é muito merecida: “Muitos acham que a mulher não pode estar na política. Puro engano: temos, sim, que estar na política, pois a nossa vida é feita de política”, observou.

A dirigente regional de ensino, Vera Lúcia Miranda, disse que as mulheres que ocuparam uma cadeira na Câmara foram pioneiras e ajudaram a abrir caminhos para a participação feminina na política. “Na verdade, trilhamos esse caminho e às vezes nem sabemos. Sou uma suzanense muito orgulhosa de vocês”, revelou.

Participaram ainda da noite de abertura da exposição os vereadores José Izaqueu Rangel (PSDB), o Zaqueu Rangel, e Rogério Gomes do Nascimento (PRP), o Rogério da Van; além dos secretários de Transporte e Mobilidade Urbana, Claudinei Valdemar Galo; de Governo, Said Raful; e de Esportes, Recreação e Lazer, Arnaldo Marin Júnior.