Vereadores de Suzano criticam estado precário da creche do Jardim Brasil

16 de março de 2022

Descrição da Imagem:#PraCegoVer: vereadores no Plenário da Câmara de Suzano. Todos estão sentados em cadeiras pretas.

Crédito da foto: Ricardo Bittner/Câmara de Suzano.

A situação estrutural da creche conveniada do Jardim Brasil foi o assunto mais debatido durante a sessão ordinária de hoje (16) da Câmara de Suzano. Segundo os parlamentares, o estado precário do prédio não é algo recente e a administração municipal foi cobrada para resolver a questão.

A vereadora Gerice Lione (PL), a esposa do Prefeito da Academia, disse que realizou mais uma visita nesta unidade de ensino e constatou que o local “está precário”. A parlamentar ressaltou que os funcionários da creche trabalham com dedicação. Ela explicou que já pediu uma reunião com o prefeito Rodrigo Ashiuchi (PL) para indicar uma área para a construção de uma nova unidade.

O vereador Fabio Diniz (PTB) falou que foi até o local com o vereador Rogerio Castilho (PSB) e que eles constataram os mesmos problemas. Castilho disse que nem ao menos pequenas manutenções estão sendo feitas na creche.

O parlamentar André Marcos de Abreu (PSC), o Pacola, também não poupou criticas a esta unidade. “É um problema sério. Aquele prédio é inadmissível”, disse. Ele relatou que essa situação já vem acontecendo por muitos anos e que mesmo com todas as críticas e pedidos a prefeitura mantém o “convênio com aquele muquifo”.

O vereador Antonio Rafael Morgado (PDT), o professor Toninho Morgado, ressaltou que há urgência em resolver esta questão para “garantir um espaço legitimo” para os alunos.

Esclarecimento

O vereador Fabio Diniz utilizou seu tempo na Tribuna para esclarecer a polêmica sobre uma ação que coordenou ontem (15), em Mogi das Cruzes. Segundo ele, ao receber o pedido de ajuda de uma Organização Não-Governamental (ONG) mogiana para resgatar uma pessoa que estava, de acordo com ele, em cárcere privado, ele procurou um vereador da cidade vizinha para resolver a questão. No entanto, ele disse que não houve o apoio aguardado e por isso decidiu coordenar a situação.

Após a veiculação de um vídeo nas redes sociais do vereador de Suzano, os parlamentares de Mogi aprovaram uma moção de repúdio sobre a atitude de Diniz. “Se eu ofendi alguma autoridade, quero me desculpar. A ideia não foi atingir ou ofender alguém”, explicou ressaltando que o seu “coração está em paz”. “Fiz o que deveria fazer e faria de novo”.

Os vereadores Marcio Malt (PL); Gerice; Pacola e Marcos Antonio do Santos (PTB), o Maizena, fizeram questão de parabenizar Diniz pela atitude e falaram que ele “tem total apoio”. “Aquela Casa de Leis (Câmara de Mogi) tem que te agradecer pelo serviço prestado em Mogi”, afirmou Malt criticando a moção de repúdio.

Tribuna

Ainda na sessão de hoje, o vereador Lazario Nazaré Pedro (Republicanos), o Lázaro de Jesus, solicitou que a Comissão Permanente de Segurança Pública da Câmara (ele é membro desta Comissão) convoque os representantes da Guarda Civil Municipal (GCM) e do 32º Batalhão da Polícia Militar Metropolitano para debater sobre a afirmação dos Conselhos Tutelares da cidade sobre a falta de apoio no caso das crianças pedindo dinheiro nas ruas.

Já o vereador Edirlei Junio Reis (PSDB), o professor Edirlei, pediu ao secretário de Planejamento Urbano e Habitação, Elvis Vieira, providências para acelerar o procedimento de aprovação de projetos arquitetônicos.

Pacola criticou a troca do interventor responsável da Santa Casa de Suzano. “O Cid Cury (ex-responsável) é um médico com vasta experiência. O que o Sadao Sakai (ex-controlador-geral do município e novo interventor) sabe de Saúde?”, questionou.