Vereadores pedem agilidade e facilidade para a população de baixa renda conseguir energia elétrica

18 de maio de 2022

Descrição da Imagem:#PraCegoVer: vereadores e secretário de Planejamento Urbano e Habitação em reunião na Câmara de Suzano.

Crédito da foto: Ricardo Bittner/Câmara de Suzano

Os vereadores da Câmara de Suzano pediram agilidade e facilidade no processo de autorização de ligação de energia elétrica para a população em geral, principalmente para os casos de baixa renda. O assunto foi debatido hoje (18) em reunião realizada no Legislativo com o secretário de Planejamento Urbano e Habitação, Elvis Vieira. O presidente da Casa de Leis, Leandro Alves de Faria (PL), o Leandrinho, comandou a atividade.

Os parlamentares explicaram que constantemente recebem reclamações de moradores que não estão conseguindo obter essa autorização. Para que haja a instalação da energia elétrica (seja a primeira ou a segunda), o munícipe tem que entregar na EDP São Paulo (empresa concessionária) um documento que é emitido pela administração municipal. E é esse documento, assim como foi dito na reunião, que muitas pessoas, principalmente as de baixa renda, não estão conseguindo. Isso porque, há a necessidade de regularizar a planta do imóvel para ter essa aprovação. Os vereadores reclamaram também sobre a demora para a conclusão do pedido.

Vieira disse que nos últimos 12 meses, foram solicitadas 1.249 autorizações e que apenas 33 foram negadas por serem construções em área de risco ou de mananciais. No entanto, os vereadores argumentaram que o número de pedidos negados é, na verdade, bem maior; já que vários munícipes relatam que nem ao menos conseguem efetivar o pedido.

O secretário informou que na semana que vem enviará à Casa de Leis um novo procedimento para a autorização de ligação de energia elétrica. Ele disse que o documento ficará disponível no protocolo do Centro Unificado de Serviços (Centrus) e no site da prefeitura (www.suzano.sp.gov.br).