03ª Audiência Pública – Prestação de Contas da Secretaria Municipal de Manutenção e Serviços Urbanos
Ata da Terceira Audiência Pública, realizada na Câmara de Vereadores “Palácio Deputado José de Souza Cândido”, nas dependências do Plenário “Francisco Marques Figueira”, cujo prédio fica situado na rua dos Três Poderes, nº 65, Jardim Paulista, em Suzano-SP. Ao décimo quarto dia do mês de abril de 2025 às dezessete horas e três minutos deu-se início à Terceira Audiência Pública do Primeiro Exercício da Décima Nona Legislatura, sob a presidência do Ver. Jaime Siunte – Presidente da Comissão Permanente de Política Urbana e Meio Ambiente – que cumprimentou a todos os presentes, declarou aberta a sessão e anunciou: Esta Audiência Pública, presidida pela Comissão Permanente de Política Urbana e Meio Ambiente, tem por finalidade a prestação de contas da Secretaria Municipal de Manutenção de Serviços Urbanos com participação da Secretaria de Meio Ambiente e da EDP nos termos da Lei Orgânica Municipal e Regimento Interno desta Casa de Leis, e Resolução nº 005/2021. O Presidente nomeou uma comissão composta pelos vereadores Artur Yukio Takayama – Artur Takayama, João Batista Nogueira de Azevedo – João Sabugo, e Marcel Pereira da Silva – Marcel da Ong – para recepcionar no Plenário o Secretário Municipal de Manutenção e Serviços Urbanos, Samuel de Oliveira, Secretário de Meio Ambiente André Chiang e representantes da EDP Bandeirante Thiago Lafalse, Gestor de Poder Público, Gledson Ricardo Moreira dos Santos, Gestor de Operações e Renata Faedda, analista de Poder Público da EDP. A seguir, o Senhor Presidente passou a palavra ao Secretário Municipal de Manutenção e Serviços Urbanos, Samuel de Oliveira, para fazer suas considerações iniciais.
O Secretário Municipal de Manutenção e Serviços Urbanos iniciou seu pronunciamento agradecendo o convite, esclarecendo que esta audiência, tem a finalidade de esclarecer aspectos relacionados à iluminação pública, razão pela qual a empresa EDP foi convidada a participar e esclarecer as dúvidas dos senhores vereadores e da população em geral. Em seguida pediu ao Diretor da Secretaria Ari Santos, responsável por esta área que fizesse a sua manifestação.
O Diretor Ari Santos cumprimentou o presidente Jaime Siunte, os vereadores presentes, e os integrantes da mesa. Agradeceu o convite e disse estar à disposição para responder aos questionamentos que lhe fossem perguntados.
A seguir a palavra foi concedida ao Secretário de Meio Ambiente André Chiang. O Secretário fez os cumprimentos de praxe, agradeceu o convite, e se colocou à disposição para contribuir com o que fosse de sua alçada desta pauta muito importante.
Em seguida, o Senhor Presidente concedeu a palavra para a analista Renata Faedda para suas considerações iniciais. A analista Renata, cumprimentou o presidente, os demais integrantes da mesa, os vereadores presentes e o público em geral, agradeceu o convite e disse que estava a disposição para os esclarecimentos que pudesse atender dentro da sua área de atuação e fazer os devidos encaminhamentos às demandas.
Prosseguindo, o Senhor Presidente passou a palavra ao Gestor de Poder Público da EDP senhor Thiago Lafalse, para suas considerações iniciais. O sr. Thiago, agradeceu o convite do presidente e demais vereadores e se colocou à disposição para os esclarecimentos de dúvidas e busca de soluções.
Finalmente o Senhor Presidente passou a palavra ao senhor Gledson Ricardo Moreira dos Santos, Gestor de Operações da EDP para suas considerações iniciais. O senhor Gledson prestou seus cumprimentos ao presidente, aos demais membros da mesa, aos senhores vereadores e ao público presente. Agradeceu o convite e se colocou à disposição dos senhores vereadores para ouvir as dúvidas, demandas e ver o que se pode fazer para o devido atendimento.
Dando prosseguimento, o Senhor Presidente passou a palavra ao Diretor da Secretaria de Manutenção e Serviços Urbanos Ari Santos para sua manifestação, quanto aos problemas existentes com relação à iluminação pública e quedas de energia.
O senhor Ari Santos, Diretor da Secretaria de Manutenção e Serviços Urbanos, esclareceu que no início deste ano foi assinado uma PPP e a partir de março foram trocadas 6.105 (seis mil, cento e cinco) lâmpadas atendendo 178 (cento e setenta e oito) bairros e o que houve foi a demora para atualização do sistema deles para receber solicitações de manutenção. Que remete mensalmente um relatório para a secretaria de comunicação. O que lhe causou estranheza e indignação foi o serviço das manutenções da rede BTzero que não é da Prefeitura, e sim de responsabilidade da EDP. Contratualmente a responsabilidade da Secretaria Municipal de Manutenção e Serviços Uranos é do fio até a instalação da residência, ou seja, ramal de baixa tensão até 220. Para a EDP a rede BTzero foi instalada e é administrada por eles, que, segundo consta é uma rede antifurto. Isso significa que se um indivíduo vai lá e faz um “gato”, desarma todo o sistema. Com o desarme do sistema quatro ou cinco pontos ficam sem energia, e a morosidade para a religação é muito grande. Quando isso acontece, ele mantém contato com a EDP para fazer as religações necessárias, mas a morosidade tem sido muito grande. Tem um trecho lá na Buenos Aires, que já faz mais de trinta dias sem energia. Afirmou receber as reclamações, já tendo recebido de cerca de cinco vereadores, como também da população em geral, e ao fazer o comunicado para a EDP, não recebe resposta disso. Na última semana reclamou de cerca de 5 (cinco) ou 7 (sete) pontos sem energia, no bairro Miguel Badra. Eles foram ao local, a equipe técnica restabeleceu a energia de um ponto e deixou os outros sem energia. Contextualizou que todos os pontos (ligações) sem energia se encontravam na mesma caixa de ligação da ET (extração e transformação), de onde saem os outros pontos. Não tiveram a sensibilidade de medir os outros pontos que estavam sem energia também. Recebeu telefonema de vereador dizendo que a equipe tinha estado lá e ligado um ponto só deixando os demais apagados. Ao mandar equipe lá, eles sangraram o cabo e constataram que estava “em curto”. Afirmou ficar em situação difícil assim. Cobrado pelos vereadores, pela população e sem respaldo da EDP. Lamentou muito ter de dizer isso. Continuou relatando de uma escola que quebrou um cabo há cerca de quinze dias e até o momento não houve conserto. Quinze dias sem energia na escola. Além dos vereadores o prefeito já cobrou duas vezes. Mencionou que de todos os vereadores aqui presentes apenas o Marcel da Ong e o Sabugo não o cobraram. Todos os demais o fizeram. Hoje antes do início da audiência soube que amanhã vão à escola resolver esse assunto.
A seguir, para responder a essa questão, o presidente Jaime passou a palavra para o Gestor da EDP Thiago.
Primeiro, só para contextualizar uma questão, depois passo para a parte técnica, ai eu passo para o Gledson. Nós tivemos recentemente uma mudança de estrutura aqui na EDP. Tínhamos um gestor que cuidava de toda a estrutura do Alto Tietê, e há dois meses tivemos uma segregação para dar foco a todos os municípios. O Gledson está aqui desde janeiro, nesta base, e o objetivo é atender os municípios de Suzano, Poá, Ferraz e Itaquá. Tínhamos uma gestão com 8 municípios e dividimos para dar um foco maior e atender essas demandas. Completando, o gestor Gledson disse que recentemente tiveram uma reformulação no quadro para melhor atender a região.
Informou que tem 9 pendências, uma já conseguiu resolver. A questão da demora nos atendimentos realmente é difícil, mas estão tentando melhorar. Quanto à questão da escola, já recebeu informação que a prefeitura já colocou o poste, então será dada prioridade e será feita a ligação amanhã.
A seguir o presidente franqueou a palavra para os senhores vereadores.
O Vereador Marcos Antonio dos Santos parabenizou o Senhor Presidente Jaime pela iniciativa enquanto Presidente da Comissão Permanente de Política Urbana e Meio Ambiente de agendar essa audiência pública. Afirmou a importância da fala do Ari Santos, apontando que “[…] muitos vereadores pensam que a culpa do que está acontecendo é do Ari, mas não é. Infelizmente é da EDP”. E se dirigindo ao Gledson disse que: “como você se casou com a viúva, vai ter que assumir a culpa”. Mencionou vários casos, alguns já mencionados pelo Ari. Disse que no seu bairro Miguel Badra, hoje demora quinze dias para resolver um problema. Disse da falta de respeito com os vereadores e com os munícipes. Ressaltou que se a conta da EDP atrasar 3 dias já cortam a ligação, mas a reclamação por falta de energia demora 15 para ser reparada. Disse de uma reclamação feita dia 28, de três pontos de iluminação. Foram lá só agora, consertaram um e deixaram os outros sem consertar. Sobre postes disse que a EDP colocou mais de 60 postes, mas a EDP não informou que precisavam de braços para instalar as lâmpadas. Outra coisa: postes de madeira já é hora de trocar. Temos 211 bairros e só uma equipe de poda de árvores. Atendimento 0800 não funciona e quando atende não resolve. Manifestou seu descontentamento pela falta de atenção da EDP para com os munícipes e vereadores também.
Antes do presidente passar a palavra adiante, o vereador Denis Claudio da Silva sugeriu ao presidente para ouvir todos os vereadores primeiro e depois passar a palavra para os responsáveis da EDP, uma vez que, poderia ter muitas reclamações repetidas. O Senhor Presidente adotou a sugestão.
Se manifestou então o vereador Denis Claudio da Silva que externou sua indignação com a EDP. Disse ter problemas repetidamente. Foi disponibilizado um canal para os vereadores, mas não funcionou. Classifica o serviço prestado como péssimo. Citou várias ocorrências sem atendimento. Dentre elas um caso de uma família que ficou 18 horas sem energia e a resposta da EDP foi que a equipe tinha ido para Ferraz de Vasconcelos que o caso era urgente. Isso mostra que a EDP não tem uma estrutura capaz de estar em todas as cidades ao mesmo tempo.
Em seguida usou a palavra o vereador Marcio Alexandre de Souza. Cumprimentou a todos. Disse da importância da audiência pública. Reiterou que quando a Casa toma a decisão de promover uma audiência pública é porque chegou ao fim da meada e não sabe mais o que fazer. Todos os vereadores representam a população de Suzano que está cansada desse péssimo serviço que essa concessionária que vocês representam aqui hoje presta. Vou começar perguntando ao secretário Samuel. No final da gestão no ano passado fiz um requerimento ao secretário pedindo à Prefeitura que acionasse a EDP Bandeirante prá passar um relatório de manutenções preventivas e preditivas quanto às podas de árvores. Temos hoje uma rede de energia totalmente precária. Não investe em manutenção preventiva. Não investe em transformadores que precisam ser trocados. Não podam árvores que precisam ser podadas. Contratam terceirizadas sem capacitação, com equipamentos totalmente sucateados. Muitos nem EPIs usam. Tenho certeza de que o Secretário Samuel fez a cobrança oficiando à EDP e até hoje não teve resposta. Sobre postes de madeira temos muitos em estado precário. Eu mesmo fiz uma série de denúncias. Citou também a escola que há quinze dias espera a ligação de energia.
Na sequência os vereadores Artur Takayama, Josias Mineiro, André Dourado, João Sabugo e Adilson Horse, manifestaram descontentamento com o péssimo serviço prestado pela concessionária de energia EDP, citando os mesmos problemas e análogos.
Dando sequência, o presidente passou a palavra aos representantes da EDP.
O gestor da EDP Tiago iniciou sua fala relatando os investimentos na região:
Em 2015 foram investidos 160 milhões na melhoria da rede,
Em 2020 os investimentos foram de 350 milhões.
Em 2024 os investimentos chegaram a 800 milhões e a previsão até 2030 é de 5 bilhões.
Esses investimentos contemplam melhorias da rede, previsão de novas estações e questões a elas relacionadas.
Falou sobre o Dia “D” destinado à poda de árvores. Esclareceu que realizam podas todos os dias, sete dias por semana. Disse que Suzano foi o primeiro município onde se instituiu a poda.
Sobre a área onde um eucalipto caiu, informa que se trata de uma área particular. O proprietário não cortou e a EDP não pode acessar a área. Caíram alguns na rede e a EDP foi ao local. Entraram em contato com o proprietário orientando para evitar novas quedas. Fizeram um estirante para proteger a rede.
Sobre comunicação, diz que quando abriram o canal, melhorou para a Renata que antes atendia pessoalmente. O objetivo foi melhorar e não piorar. Vai avaliar um melhor funcionamento. Possuem todas as conversas gravadas e vai avaliar como resolver.
Em seguida, complementando a fala do Tiago, o Ricardo esclareceu que a rede BTzero foi criada para combater os clandestinos. Diz que tem muitas obras em andamento. Diz que não consegue desativar todas as redes e fazer redes novas. É um trabalho muito demorado. Sugere que os casos mais pontuais sejam enviados para a Renata para agilizar os atendimentos. Acrescenta que o Dia “D” foi criado em parceria com a Prefeitura. As podas são realizadas no dia “D”. Recebe as demandas da Prefeitura. Disse que em 2024 foram elaboradas 1480 (mil, quatrocentos e oitenta) ordens de serviço (OS) relativas a podas e trocas de componentes. Aduz que também é feito um trabalho preventivo. Já realizaram três grandes mutirões em atendimento a 11.700 clientes. Reitera que continuam abertos para atendimentos.
Nesse momento, o Vereador Denis Claudio da Silva indagou sobre as equipes que atendem em Ferraz. O Ricardo esclareceu que o sistema é interligado. Por exemplo, o município de Suzano pode ser atendido por uma equipe de Ferraz e vice-versa.
Continuando sua explanação, o representante Ricardo disse que, por fim os casos de saúde, a EDP tem um cadastro para clientes vitais que não podem ficar sem energia. Se tiver alguém nessa situação precisa fazer o cadastro para prioridade.
A seguir, o Tiago acrescentou sobre redes antigas. Garantiu que até o final da semana vai verificar todas as redes antigas e iniciar o procedimento de retirada.
A seguir o Senhor Presidente disse que também já está cansado de ver empresas de internet oferecendo preço mais barato e instalando ligações nos postes. São muitos fios nos postes.
Pergunta o que se pode fazer para punir essas empresas que compartilham os postes. Devem ser mais de 300 empresas de telefonia.
Tiago respondeu que hoje a EDP tem uma estrutura, mas é difícil verificar. O que se pode fazer é detectar os bairros mais atingidos. Hoje temos uma lei federal que dá cobertura a elas e a EDP não pode ir lá e retirar os fios das empresas de internet.
A seguir o Vereador Denis Claudio da Silva questionou quantas empresas terceirizadas tem para poda de arvores.
Tiago respondeu que atualmente possuem 20 equipes, ressaltando que essas equipes trabalham todos os dias. Resumindo, foram podadas 10.711 árvores em Suzano
Detalhando: em 2022 foram 3.830 podas e 1.606 m de limpeza de faixa;
Em 2023 foram 8.888 podas de árvores e 5.400 m de limpeza de faixa e,
Em 2024 foram 10.711 podas de árvores e 5.600 m de limpeza de faixa.
O Vereador Denis Claudio da Silva indagou qual foi a arrecadação mensal da EDP na cidade de Suzano.
O Representante da EDP, Tiago Lafalse, afirmou no momento não possuir este dado.
A seguir, o Vereador Marcio Alexandre de Souza perguntou: Qual o lucro da EDP em Suzano. Segundo consta o crescimento de 2023 para 2024 foi na ordem de 28,9% com um lucro líquido de 1.2 bilhões. Gostaria de saber quanto está sendo investido em Suzano para modernizar as linhas de transmissão que é o grande problema. Gostaria também que a EDP encaminhasse um relatório para essa casa sobre as manutenções feitas em Suzano bem como respondesse todos os ofícios com pedidos de vereadores já enviados.
O Representante da EDP, Tiago Lafalse, comprometeu-se a fazer o levantamento dos números e repassar aos vereadores.
O Vereador Marcio Alexandre de Souza insistiu em saber qual vai ser o atendimento dessas demandas. Se tem um prazo. A resposta foi que foi feita uma restruturação. As demandas feitas aqui vão ser avaliadas ainda esta semana.
O Vereador Artur Yukio Takayama interrompeu para perguntar onde foram feitas as podas. Pediu que encaminhassem para esta Casa de Leis um relatório relativo a uma semana, detalhando os locais, ruas e bairros, onde essas podas foram realizadas.
O Vereador Josias Ferreira da Silva indagou quem é o responsável pelos fios da internet. A EDP ou a respectiva empresa de telefonia.
O Representante da EDP, Gledson Ricardo Moreira dos Santos, respondeu que são as empresas de compartilhamento de internet. A EDP é responsável pela fiscalização. Pediu ao vereador para passar os endereços, bairros para agilizar a fiscalização o mais rápido possível.
O Vereador Marcos Antonio dos Santos disse que há 18 meses – um ano e meio – a prefeitura pediu pra cortar uma árvore e ainda não foi atendida. O Ricardo respondeu que deverá dar um retorno até a próxima semana.
O Senhor Presidente perguntou por que não adotar ações como as realizadas pela Secretaria de Saúde tal como um mutirão. Foi respondido que é possível sim. Precisa fazer uma avaliação para verificar os pontos mais urgentes. O vereador Jaime, propôs agendar uma reunião entre o Secretário de Serviços Urbanos e a EDP. Neste ponto, o Secretário informou que já tem esses números. Ricardo respondeu que o ideal é já levar o que é prioridade e dar atendimento. O vereador Jaime perguntou se não seria possível uma linha direta entre a EDP e os vereadores. Ricardo respondeu que hoje já tem mas pode ser melhorada, criando uma seção só para atendimento da Câmara.
O Vereador João Batista Nogueira de Azevedo indagou se no serviço de troca de poste, a realização se dá de maneira contínua até sua conclusão, ou em partes, ou seja, primeiro o buraco, depois trás o poste para colocar,
Ricardo respondeu que depende da situação. Há situações que é feito em seguida, outras, por partes em razão da fiação.
A seguir o Senhor Presidente passou às perguntas do público e dos internautas:
Alexandre – Região de Palmeiras, Parque Buenos Aires e Vila Fátima. Praça Douglas Silva, rua Acácia Batista Nazaré e Nicanor da Silva Bastos. Lâmpadas apagadas.
O Diretor Ari Santos respondeu: No caso da praça Douglas Silva é com a EDP. A rede está desligada. No outro caso da rua Nicanor da Silva Bastos, são lâmpadas apagadas. Nesse caso é com a Prefeitura. Precisa entrar no aplicativo da empresa contratada e pedir para trocar as lâmpadas.
Almir Rodrigues Bispo. Pergunta: Qual o planejamento e execução para os casos de queda de energia. Basta uma simples ventania para isso ocorrer. Previsão impossível, mas os locais são conhecidos.
Resposta da EDP: Esse caso precisa ser avaliado a origem desses constantes desarmes: se é problema de vegetação; rede degradada ou clandestinos para se tomar as medidas adequadas. Diz que se tiver mais elementos, como endereço poderá estar enviando um técnico para fazer a avaliação e dar o retorno.
O mesmo Almir pergunta: Sobre Van itinerante para ir aos bairros com dicas e sugestões para a população sobre problemas de fornecimento de energia, para humanizar a relação entre a EDP e a população, pois os canais de atendimento são um verdadeiro modelo de falta de respeito e empatia.
Resposta da EDP: Nós temos uma Van que é um veículo de orientação de consumo eficiente de energia e cadastramento de tarifa social. Isso nós já temos com um cronograma de execução que passa por todos os bairros. Tem que verificar qual é esse bairro e se já foi contemplado com a visita da Van. Caso ainda não tenha sido, será incluído para ser atendido.
O Senhor Presidente indagou se é feita divulgação desse serviço. Se seria possível fazer essa divulgação do cronograma para a pessoa saber quando vai passar no seu bairro, porque 99% da população não sabe do serviço dessa Van.
Resposta da EDP: Tem uma divulgação prévia dessa Van, mas se compromete a reforçar essa divulgação.
Ribeiro Silva: Minha conta está muito alta
Resposta da EDP: Thiago explicou que essa Van também orienta o que pode reduzir no consumo de energia. Também caso o cliente tenha perfil para receber a tarifa social de energia, tem um desconto de até 65% na fatura e isso também é coberto pela Van da Boa Energia que percorre todos os bairros.
A seguir o Senhor Presidente informou que chegaram mais e-mail´s mas as questões não são correspondentes ao tema, mesmo assim serão encaminhadas via e-mail. Não havendo mais vereadores inscritos, nem perguntas do público e de internautas, passou às considerações finais. Primeiro recebeu a palavra o Secretário Municipal de Manutenção e Serviços Urbanos, para suas considerações finais, que agradeceu o convite da Comissão Permanente de Política Urbana e Meio Ambiente através de seu presidente Jaime Siunte, e pela presença dos representantes da EDP, pela oportunidade de estar na Casa de Leis, reiterou a importância do trabalho da Secretaria e a parceria com o Legislativo, que tem a responsabilidade de elaborar as leis e cobrar do Executivo a sua aplicabilidade, além de debater questões de interesse de todos os munícipes. Reiterou a sua disposição de ficar à disposição dos nobres edis para todo e quaisquer esclarecimentos. Em seguida passou a palavra ao Secretário André Chiang que agradeceu o convite e se colocou à disposição para auxiliar no que for possível. A seguir o Senhor Presidente passou a palavra ao Diretor Ari dos Santos, que agradeceu a presença dos representantes da EDP e a oportunidade de esclarecer aspectos sobre a energia elétrica na cidade.
Na sequência o representante da EDP Thiago Lafalse agradeceu o convite e sugeriu o agendamento de um novo encontro no prazo de 90 dias para apresentar um relatório de tudo que for possível atender. Também o representante da EDP Gledson Ricardo Moreira dos Santos agradeceu o convite e a oportunidade e se colocou à disposição para melhorar o atendimento e um encontro em nova data. Finalmente a representante da EDP Renata Faedda agradeceu o convite e se colocou à disposição dos senhores vereadores.
O Senhor Presidente finalizou agradecendo a presença dos Secretários Samuel e André e do diretor Ari Santos, bem como dos representantes da EDP, Thiago, Ricardo e Renata. Enalteceu também a parceria entre Executivo, Legislativo e a Concessionária de Energia. Agradeceu a participação dos vereadores, do público, dos internautas e dos servidores desta casa, e nada mais havendo a ser tratado, às dezenove horas e cinco minutos deu por encerrada a Audiência Pública.
Fora o Presidente desta sessão, também compareceram os Vereadores Adilson de Lima Franco, André Dias Dourado, Artur Yukio Takayama, Benedito dos Santos Moraes, Denis Claudio da Silva, João Batista Nogueira de Azevedo, Josias Ferreira da Silva, Marcel Pereira da Silva, Marcio Alexandre de Souza e Marcos Antonio dos Santos.
Acompanharam a Audiência Pública, os seguintes servidores: Agente Administrativo, Raziel Shinosuke Ueda; Jornalista, Taís Aranha; Secretário Especial Legislativo, Douglas Francisco Martins da Silva; Auxiliar Administrativo, Maria Carolina Barbosa dos Santos; Analista de T.I. Rodrigo Silva de Souza; Encarregada de Cerimonial, Danielle Itimura; Secretário Especial Parlamentar, Juvenal Antonio da Silva; Encarregado de Serviços Legislativos, Arthur Henrique Condello de Jesus; Analista Web e de Acessibilidade Digital, Taiane Kelly Fernandes Silva; Encarregado de Serviços Legislativos, Sidnei Roberto da Silva; Copeira Maria Oneide Teles Souza; Copeiro, Renato.de Alencar Araújo; Agente de Segurança Parlamentar, Nelson Alves Moreira e; Agente de Segurança Parlamentar, Adriano Guimarães Costa.
PLENÁRIO FRANCISCO MARQUES FIGUEIRA, 14 de abril de 2025
VEREADOR JAIME SIUNTE
Presidente Comissão Permanente de Política Urbana e Meio Ambiente
VEREADOR MÁRCIO ALEXANDRE DE SOUZA
Relator
VEREADOR Marcel Pereira da Silva
Membro
Ciente: Mesa Diretora
Presidente: Artur Yukio Takayama
1º Secretário: André Marcos de Abreu
2º Secretário: Rogério Castilho