09ª Audiência Pública – Prestação de Contas da Secretaria Municipal de Saúde Referente ao 1º Quadrimestre de 2025
Ata da Nona Audiência Pública de dois mil e vinte e cinco, realizada na Câmara de Vereadores “Palácio Deputado José de Souza Cândido”, nas dependências do Plenário “Francisco Marques Figueira”, cujo prédio fica situado na rua dos Três Poderes, nº 65, Jardim Paulista, em Suzano-SP. Ao vigésimo nono dia do mês de maio de dois mil e vinte e cinco, às dezessete horas, deu-se início à Nona Audiência Pública do Primeiro Exercício da Décima Nona Legislatura, sob a presidência do Ver. Artur Yukio Takayama – Artur Takayama – Presidente da Câmara de Suzano – que cumprimentou a todos os presentes, declarou aberta a sessão e anunciou que essa audiência tem a finalidade de analisar a prestação de contas do primeiro quadrimestre de 2024 da Secretaria Municipal de Planejamento e Finanças, conforme determina o artigo 36 no parágrafo 5º da Lei Complementar nº 141 de 13 de janeiro de 2012. O Presidente solicitou aos Vereadores, Marcos Antonio dos Santos e André Dias Dourado que recepcionassem no Plenário O Secretário Municipal de Saúde Municipal de Saúde Diego Alves Ferreira, convidou também para formar a Mesa de Trabalhos, Tânia Mara Porfírio, Diretora de Saúde; e Cintia Steffens Watanabe, Diretora da Rede de Urgência e Emergência. A seguir, convidou a adentrar ao Plenário Priscila Jane Arap, Coordenadora deda Zoonoses; Maria Cristina Perim, Diretora de Vigilância e Saúde; Mizael Rotta de Almeida, Diretor Administrativo; Paula Fróes Oliveira, Coordenadora de Regulação; André Moraes, Diretor de Laboratório; Matheus Pompeo, Coordenador de Urgência e Emergência; Mauro dos Santos Ferreira, Coordenador de Assistência Farmacêutica; Margarida Mendes, Diretora Administrativa e Obras; e agradeceu a presença de Diomar Novaes, Assistente de Direção.
Agradeceu a presença dos Vereadores e passou então a palavra ao Secretario para suas considerações iniciais e sua apresentação. O Secretário Municipal de Saúde Municipal de Saúde iniciou realizando seus cumprimentos e seguiu apresentando os dados se revezando com os demais membros da Mesa que compõem sua equipe. (Nota do Setor de Taquigrafia: o material apresentado no suporte de mídia em slides foi transcrito com seu conteúdo original para melhor legibilidade e constam a seguir).
A cidade conta com 52 (cinquenta e dois) Equipamentos de Saúde. 24 (vinte e quatro) deles de atenção básica, distribuídos da seguinte forma.
12 (doze) Unidades Modalidade Tradicional (UBS’s): Adelzuita Ferreira Dos Santos – (Jardim Monte Cristo); Alzira Pereira Mayer – (Alterópolis); Antonio Augusto Nunes – (Jardim Natal); Octacilio De Carvalho Schiavi – (Dona Benta); Doutor Isaac Oguime – (Parque Maria Helena); Jose Mariano De Souza Coutinho Junior – (Colorado); Maria De Lourdes Cardozo Mathias – (Jardim Vitória); Palmeiras Prefeito Alberto Nunes Martins – Cs II; Professor Joao Olimpio Neto – (Casa Branca); Tabamarajoara.
12 (doze) Unidades Modalidade Saúde da Família (USF’s): Antonio Marques de Carvalho – (Jardim Maite); Doutor Eduardo Nakamura – (Badra Baixo); Jardim Europa Manuel Evangelista Oliveira – (Jardim São José); Marcelino Maria Rodrigues – (Jardim Brasil); Maria Ines Pinto Dos Santos – (Jardim Revista); Maria Jose Lima Souza – (Jardim Ikeda); Onésia Benedita Miguel – (Jardim Suzanópolis); Recanto São Jose; Vereador Gregorio Bonifacio Da Silva – (Vila Fatima); Vereador Marsal Lopes Rosa – (Vila Amorim).
19 (dezenove) Equipamentos Especialidades: Ambulatório de Especialidades Dr. Joracy Cruz; Ambulatório Municipal de Tuberculose Suzano; APAE SU AS de Pais e Amigos dos Excepcionais de Suzano; Centro de Atenção Psicossocial Álcool e Drogas – CAPS-AD; Centro de Atenção Psicossocial I Suzano – CAPS-I; Centro de Atenção Psicossocial II Suzano – CAPS-II; Centro de Atenção Psicossocial Infantojuvenil – CAPS-i; Centro de Especialidades Odontológicas I – Rafaella Marques Da Silva; Centro De Especialidades Odontológicas II Suzano; Clínica da Família – Dr. André Cano Garcia; Clínica da Mulher – Claudete Oliveira dos Santos; Consultório na Rua; EMAD – Equipe Multidisciplinar De Atenção Domiciliar; Laboratório Municipal Maria Yolanda Miguel Cano Garcia – Suzano; SAE CTA Suzano; Unidade de Vigilância de Zoonoses Suzano; Unidade Municipal de Fisioterapia Suzano; Vigilância Epidemiológica Suzano; Vigilância Sanitária Suzano
9 (nove) equipamentos Urgência Emergência e Hospitalar: Pronto Atendimento – Antonio Tanoeiro “PA de Palmeiras”; Unidade de Pronto Atendimento – André de Abreu “UPA – Jardim Revista”; Hospital e Maternidade de Suzano; SAMU Regional Suzano; SAMU Básico EOD 3066 Suzano Poá; SAMU Básico EOD 2857 Suzano; SAMU Básico EOD 2849 Suzano; SAMU Avançado EOD 3065 Suzano; SAMU Básico EGI 1352 Suzano;
Controle Social Conselho Municipal de Saúde | |
Ações | 1º Quadrimestre 2025 |
Reuniões Ordinárias | 3 |
Reuniões Extraordinárias | 0 |
Resoluções Emitidas | 8 |
Capacitações aos Conselheiros | 0 |
Oferta E Produção Serviços Públicos Na Rede Assistencial 1º Quadrimestre 2025 Própria Contratada Conveniada | ||
Produção Total 1º Quadrimestre – 2025 | 2.771.962 | 100 % |
Ações | Totais (29,3% da produção total) |
Procedimentos individualizados | 265.788 |
Visita domiciliar e territorial | 183.148 |
Cadastro individual | 149.889 |
Atendimento individual | 148.391 |
Vacinação (nº de pessoas) | 26.771 |
Atendimento odontológico individual | 20.112 |
Cadastro domiciliar e territorial | 8.256 |
Atividade coletiva | 5.512 |
Procedimentos (MAC) – faturado no SAI | 3.440 |
Atendimento domiciliar | 1.754 |
Total Produção em Atenção Básica | 861.061 |
Especialidades 1º Quadrimestre 2025 | |
Grupo de Procedimentos – (SIGTAP) | Produção (28,1%) |
Procedimentos com finalidade diagnóstica | 685.969 |
Procedimentos clínicos | 79.352 |
Ações de promoção e prevenção em saúde | 10.327 |
Ações complementares da atenção à saúde | 1.765 |
Procedimentos cirúrgicos | 381 |
Órteses, próteses e materiais especiais | 74 |
Total Produção em Atenção Especializada | 777.868 |
Urgência e Emergência 1º Quadrimestre 2025 | |
Grupo de Procedimentos – (SIGTAP) | Produção (21,1%) |
Procedimentos clínicos | 474.198 |
Procedimentos com finalidade diagnóstica | 95.744 |
Ações de promoção e prevenção em saúde | 13.869 |
Procedimentos cirúrgicos | 537 |
Total Produção em Urgência e Emergência | 584.348 |
Hospitalar 1º Quadrimestre 2025 | |
Grupo de Procedimentos – (SIGTAP) | Produção (21,5%) |
Procedimentos clínicos | 397.953 |
Procedimentos com finalidade diagnóstica | 188.231 |
Procedimentos cirúrgicos | 4.832 |
Ações complementares da atenção à saúde | 4.729 |
Ações de promoção e prevenção em saúde | 340 |
Medicamentos | 307 |
Órteses, próteses e materiais especiais | 293 |
Total Produção Hospitalar | 596.685 |
Regulação 1º Quadrimestre 2025 | |
Produção Total | 60.332 |
Consultas | 23.005 |
Exames | 37.327 |
Ao falar de Regulação, no sistema SIRESP, o Senhor Secretário Municipal de Saúde Municipal de Saúde destacou as atividades realizadas nas Unidades AE – SUZANO; Parque Max Feffer; Clinica da Família; Voucher da Saúde; Hospital e Maternidade Suzano; Clinica da Mulher de Suzano, que somam uma produção de 47.018 (quarenta e sete mil e dezoito), um número que representa cerca de 78% da demanda recebida e que foi possível ser atendida dentro do Município. (Nota do Setor de Taquigrafia: as unidades destacadas constam nas primeiras linhas da tabela a seguir).
Equipamento de Saúde | Consulta | Exames | Total |
AE –SUZANO | 9.899 | 9.174 | 19.073 |
PARQUE MAX FEFFER | 0 | 14.945 | 14.945 |
CLINICA DA FAMILIA | 4.223 | 975 | 5.198 |
VOUCHER DA SAÚDE | 2.702 | 423 | 3.125 |
HOSP E MAT SUZANO | 156 | 2.549 | 2.705 |
CLINICA DA MULHER DE SUZANO | 327 | 1.645 | 1.972 |
AME MOGI DAS CRUZES | 1.124 | 836 | 1.960 |
AMB. SEPACO MOGI DAS CRUZES | 0 | 1.568 | 1.568 |
HOSP REG DO ALTO TIETE | 338 | 945 | 1.283 |
HOSP SM DE ITAQUAQUECETUBA | 313 | 754 | 1.067 |
HOSP LUZIA DE PINHO MELO | 701 | 356 | 1.057 |
HOSP INF CANDIDO FONTOURA | 2 | 16 | 18 |
USF ONÉSIA BENEDITA MIGUEL (SUZANOPÓLIS) | 241 | 495 | 736 |
AME INTERLAGOS | 17 | 0 | 17 |
UBS JOSÉ MARIANO DE SOUZA COUTINHO JR. (COLORADO) | 0 | 691 | 691 |
INCOR | 17 | 0 | 17 |
UPA JARDIM REVISTA | 589 | 0 | 589 |
AME VILA MARIA –PSIQUIATRIA | 10 | 0 | 10 |
HOSP GERAL DE GUARULHOS | 409 | 134 | 543 |
ICESP | 9 | 0 | 9 |
UBS PALMEIRAS | 0 | 480 | 480 |
HOSP VILA ALPINA | 8 | 0 | 8 |
PRONTO ATENDIMENTO DE PALMEIRAS | 419 | 0 | 419 |
HOSP DARCY VARGAS | 7 | 0 | 7 |
HOSP ITAIM PAULISTA | 68 | 262 | 330 |
HOSP MARIO COVAS | 2 | 5 | 7 |
HOSP FERRAZ DE VASCONCELOS | 140 | 145 | 285 |
AE – PINHEIROS | 6 | 0 | 6 |
HOSP SANTA MARCELINA | 99 | 145 | 244 |
AME IDOSO OESTE | 6 | 0 | 6 |
SANTA CASA SAO PAULO | 19 | 169 | 188 |
HOSP UNIV DA USP | 0 | 6 | 6 |
AME MARIA ZELIA | 122 | 36 | 158 |
HOSP CACHOEIRINHA | 5 | 0 | 5 |
UNIDADE MUNICIPAL DE FISIOTERAPIA | 135 | 0 | 135 |
HOSP COTIA | 0 | 5 | 5 |
HOSP ARNALDO PEZZUTI CAVALCANTI | 76 | 39 | 115 |
HOSP IPIRANGA | 4 | 0 | 4 |
HOSP DA MULHER –CRSM | 67 | 47 | 114 |
INST ORTOPEDIA E TRAUMAT – IOT | 4 | 0 | 4 |
HOSP VILA PENTEADO | 111 | 2 | 113 |
HOSP MANDAQUI | 0 | 2 | 2 |
AME BARRADAS | 56 | 47 | 103 |
HOSP PIRAJUSSARA | 2 | 0 | 2 |
SANTA CASA MOGI DAS CRUZES | 100 | 0 | 100 |
AACD – MOGI DAS CRUZES | 1 | 0 | 1 |
HOSP SAO PAULO – UNIFESP | 86 | 6 | 92 |
AACD – OSASCO | 1 | 0 | 1 |
AME MAUA | 19 | 57 | 76 |
AH – MANDAQUI | 1 | 0 | 1 |
AE – VARZEA DO CARMO –CARDIOLOGIA | 5 | 70 | 75 |
AME TABOÃO DA SERRA | 1 | 0 | 1 |
HOSP DAS CLINICAS -ICHC | 73 | 0 | 73 |
HC DE SAO BERNARDO DO CAMPO | 1 | 0 | 1 |
HOSP DE TRANSPLANTES EURYCLIDES DE JESUS ZERBINI | 54 | 16 | 70 |
HOSP EMILIO RIBAS | 0 | 1 | 1 |
AE – VARZEA DO CARMO | 60 | 5 | 65 |
HOSP HELIOPOLIS | 1 | 0 | 1 |
AME SANTO ANDRÉ | 11 | 52 | 63 |
INST DO CANCER ARNALDO VIEIRA DE CARVALHO – IAVC | 21 | 30 | 51 |
AME MULHER | 47 | 0 | 47 |
HOSP SAPOPEMBA | 11 | 36 | 47 |
AE – VARZEA DO CARMO – IMAGEM | 0 | 45 | 45 |
AME BOURROUL | 22 | 20 | 42 |
HOSP PADRE BENTO | 5 | 35 | 40 |
HOSP DANTE PAZZANEZE | 22 | 11 | 33 |
AE – VARZEA DO CARMO – GASTRO HEPATO | 4 | 28 | 32 |
HOSP MAT LEONOR MENDES BARROS | 21 | 6 | 27 |
HOSP GERAL DE GUAIANASES | 5 | 13 | 18 |
PRODUÇÃO – Laboratório Municipal – Maria Yolanda Miguel Cano Garcia | |||
1º Quadrimestre 2025 | Quantitativos | Média de Exames por Paciente | |
Pacientes | Exames | ||
Janeiro | 11.368 | 171.266 | 15,1 |
Fevereiro | 11.502 | 177.693 | 15,4 |
Março | 10.610 | 153.413 | 14,5 |
Abril | 10.375 | 155.282 | 15,0 |
Totais | 43.855 | 657.654 | 15,0 |
Então apresentou os dados referentes à Saúde Mental. Com os Equipamentos e ações. 1) CAPS I – Alumiar; 2) CAPS II – Devir; 3) CAPS-i – Entrelaços; 4) CAPS – AD III VITA (24 horas); 5) Núcleo de Apoio Neurodesenvolvimento Infantil – Ciranda Clínica Da Família – Dr. André Cano Garcia ; 6) Consultório na Rua e; 7) Saúde Mental na Atenção Básica.
Ações 1º Quadrimestre 2025 | CAPS – I ALUMIAR | CAPS –II DEVIR | CAPS –i ENTRELAÇOS | CAPS –AD III VITA 24 horas | Totais |
Atendimento em Enfermagem | 1.038 | 1.213 | 6 | 1.659 | 3.916 |
Atendimento Familiar | 341 | 140 | 531 | 21 | 1.033 |
Atendimento Individual Multiprofissional | 554 | 1.317 | 855 | 692 | 3.418 |
Número de Grupos | 20 | 69 | 161 | 219 | 469 |
Número de Oficinas Terapêuticas | 93 | 390 | 39 | 58 | 580 |
Outras práticas de reabilitação | —- | 20 | —- | 130 | 150 |
Triagem de Casos Novos | 15 | 114 | 86 | 227 | 442 |
Visita / Atendimento Domiciliar | 84 | 48 | 26 | 37 | 195 |
Totais por Equipamento | 2.145 | 3.311 | 1.704 | 3.043 | 10.203 |
Diárias em Hospitalidade | 310 |
Núcleo de Apoio Neurodesenvolvimento Infantil
CIRANDA CLÍNICA DA FAMÍLIA – Dr. André Cano Garcia
1º Quadrimestre 2025 | JAN | FEV | MAR | ABR | Total |
Atendimentos Individuais | |||||
Acolhimento de casos novos | 27 | 19 | 25 | 27 | 98 |
Atendimento individual | 139 | 364 | 293 | 247 | 1.043 |
Totais Individuais | 166 | 383 | 318 | 274 | 1.141 |
ATENDIMENTOS COLETIVOS | |||||
Apoio Matricial | 43 | 43 | 34 | 28 | 148 |
Reunião Intersetorial | 3 | 0 | 4 | 0 | 7 |
Ações em Grupo | 1 | 3 | 2 | 4 | 10 |
Totais Coletivos | 47 | 46 | 40 | 32 | 165 |
Consultório na Rua
1º Quadrimestre 2025 | JAN | FEV | MAR | ABR | Total |
Pacientes em Tratamento | 51 | ||||
Atendimentos Individuais | 157 | 131 | 135 | 176 | 599 |
Doenças Crônicas | 3 | 6 | 3 | 4 | 16 |
IST | 3 | 5 | 3 | 3 | 14 |
Saúde Reprodutiva | 0 | 0 | 0 | 1 | 1 |
Transtorno Mental | 5 | 12 | 6 | 6 | 29 |
Tuberculose | 2 | 2 | 0 | 0 | 4 |
Uso Prejudicial de Álcool e Outras Drogas | 76 | 72 | 72 | 49 | 269 |
Totais | 246 | 228 | 219 | 239 | 932 |
Atendimentos Compartilhados | |||||
Ambulatório de Especialidades | 2 | 5 | 2 | 3 | 12 |
Ambulatório de Tuberculose | 0 | 0 | 0 | 0 | 0 |
CAPS – Adulto | 4 | 9 | 4 | 2 | 19 |
CAPS AD | 6 | 7 | 6 | 3 | 22 |
CREAS | 23 | 25 | 18 | 23 | 89 |
CRAS | 3 | 1 | 1 | 0 | 5 |
Serviços de Urgência e Emergência | 2 | 2 | 1 | 1 | 6 |
Unidade Básica de Saúde | 3 | 7 | 1 | 1 | 12 |
Totais | 43 | 56 | 33 | 33 | 165 |
Saúde Mental na Atenção Básica (UBS’s e USF’s)
1º Quadrimestre – 2025 | JAN | FEV | MAR | ABR | Total |
Atendimento – Psiquiatria | 1.275 | 1.697 | 1.390 | 1.575 | 5.937 |
Pacientes em Tratamento | |||||
Atendimento Individual | 1.594 | 1.691 | 1.471 | 1.528 | 6.284 |
Atividade Coletiva c/ mínimo de 5 participantes | 542 | 565 | 590 | 557 | 2.254 |
PICS – Auriculoterapia | 658 | 640 | 862 | 997 | 3.157 |
Outras Práticas Integrativas | 115 | 22 | 100 | 72 | 309 |
Visita domiciliar | 17 | 60 | 36 | 38 | 151 |
e-Multi (atendimento de saúde mental) | |||||
Atendimento Individual | 184 | 392 | 355 | 319 | 1.250 |
Atividade Coletiva c/ mínimo de 5 participantes | 62 | 129 | 125 | 106 | 422 |
A seguir apresentou os números relacionados ao SAMU.
Ações | JAN | FEV | MAR | ABR | Total |
Envio de Unidade de Suporte BÁSICO | 832 | 863 | 776 | 850 | 3.321 |
Orientação Médica “SEM” envio de Recursos | 148 | 146 | 122 | 155 | 571 |
Envio de Unidade de Suporte AVANÇADO | 92 | 100 | 123 | 110 | 425 |
TROTE | 31 | 25 | 50 | 35 | 141 |
3% | 2% | 5% | 3% | 3% |
Dados de Vigilância em Saúde
Vigilância Ambiental – Ações | |
Visitas Realizadas – Avalização Densidade Larvaria | 1.822 |
Visitas Realizadas à Imóveis | 350 |
Bloqueio Vetorial em Áreas com Casos Suspeitos | 306 |
Denúncia (Ambiental) | 248 |
Visitas a pontos Estratégicos | 203 |
Investigação de Denúncias – Cuidados contra a dengue | 95 |
Animais Sinantrópicos | |
Visitas e Orientações | 149 |
Desratização em Prédios Públicos | 1 |
Desinsetização em Prédios Públicos | 1 |
Animais Peçonhentos | |
Visitas e Orientações | 88 |
Captura | 17 |
Animais Silvestres | |
Visitas e Orientações | 5 |
Captura | 3 |
Cães, Gatos e Cavalos | |
Cães Capturados | 24 |
Gatos Capturados | 15 |
Eutanásias realizadas em Cães | 0 |
Eutanásias realizadas em Gatos | 0 |
Investigação | |
Denúncias sobre Cães | 24 |
Denúncias sobre Gatos | 15 |
Denúncias sobre Cavalos | 0 |
Denúncias Criação de Animais | 0 |
Campanhas e Feiras “ROTINA” | |
Vacinação | 99 |
Castração | 0 |
Adoção | 0 |
VIGILÂNCIA SANITÁRIA – 1º Quadrimestre 2025 | |
Programada (Inicial + Rotina) | 351 |
Denúncia (Sanitária) | 46 |
Solicitação de Outros Órgãos | 46 |
Licença Deferida | 123 |
Auto de Infração | 70 |
Produtos Inutilizados | 40 |
Interdições | 12 |
Coleta de Amostra de Produtos de interesse – VISA | 8 |
Cancelamento Deferido | 2 |
Qualidade da Água | |
Amostras Colhidas | 93 |
Análise de Laudos (100%) | 93 |
O Senhor Secretário Municipal de Saúde, enquanto realizava a leitura dos dados de Vigilância Epidemiológica, pontuou que está em vias de realizar a inclusão dos dados de “positivos”, afim de elucidar melhor a situação perante as testagens e suspeitas.
VIGILÂNCIA EPIDEMIOLÓGICA – 1º Quadrimestre –2025 | |
Doenças Transmissíveis Notificadas | |
COVID-19 | 145 |
Meningite | 6 |
Influenza | 5 |
Coqueluche | 3 |
Sarampo | 3 |
Doenças Não Transmissíveis Notificadas | |
Dengue | 1.076 |
Leptospirose | 15 |
Febre Amarela | 0 |
Outras Notificações Compulsórias | |
Atendimento Antirrábico | 384 |
Violência Doméstica – Mulher | 239 |
Violência Doméstica – Criança e Adolescente | 119 |
Violência do Sexo Masculino | 110 |
Intoxicações Exógenas | 76 |
Acidente de Trabalho Grave | 51 |
Violência Sexual | 46 |
Acidentes com Material Biológico | 26 |
Violência Doméstica – Idoso | 16 |
Tuberculose | |
Exames para Diagnóstico | 1.361 |
Casos Novos | 39 |
Alta (CURA) | 25 |
Óbitos em decorrência da Tuberculose | 1 |
Abandono de Tratamento | 0 |
Hanseníase | |
Casos Novos | 2 |
Abandono de Tratamento | 0 |
Alta (CURA) | 0 |
Vacinação – “ROTINA” (54.208) | |
0 a 12 meses | 15.679 |
1 a 4 anos | 15.031 |
5 a 19 anos | 8.962 |
20 a 59 anos | 11.274 |
60 anos ou mais | 1.857 |
Gestante | 1.405 |
Campanha Influenza (21.304) | |
IDOSOS | 13.354 |
GRUPOS ESPECAIS | 3.886 |
Crianças (6 meses a 5 anos) | 3.122 |
Gestante | 775 |
Professores – Escolas Públicas e Privadas | 149 |
Puérperas | 18 |
SAE – CTA Suzano | |
Inspeções | 1º Quadrimestre 2025 |
Teste rápido | 1.420 |
Coleta de Material para Exame Laboratorial | 1.145 |
Aconselhamento Pós – Teste (Acolhimento Demanda Espontânea) | 927 |
Casos em Seguimento HIV | 767 |
Consulta Médica na Atenção Especializada (Médico INFECTOLOGISTA) | 519 |
Atendimento – PROFILAXIA PRÉ EXPOSIÇÃO HIV (PrEP) | 153 |
Atendimento – PROFILAXIA PÓS EXPOSIÇÃO HIV (PEP) | 113 |
Casos em Tratamento – Sifílis (Homens) | 28 |
Casos TRANSFERIDOS para o SAE SUZANO de outros municípios | 16 |
Casos Novos de HIV | 14 |
Casos em Tratamento – Sifílis (Mulheres) | 9 |
Abandono de Tratamento – HIV | 5 |
Óbitos em decorrência de HIV | 4 |
Casos TRANSFERIDOS para outro Município | 3 |
Casos em Tratamento – Sifílis (Mulheres trans) | 3 |
CTA – Itinerante | ||
Ação de “Mês da Mulher” / DIA “D” 08/03/2025 Local: Clínica Da Mulher Atendimento p/ 42 pacientes |
Teste rápido | 152 |
Pessoas Atendidas | 77 | |
Testagem – Laboratório | 5 |
Deu prosseguimento então com os números do SINASC – Sistema de Informações Sobre Nascidos Vivos; óbitos e; SIM (Sistema de Informação sobre Mortalidade).
Nascimentos | 1º Quadrimestre 2025 | % |
Nascidos Vivos | 1.277 | 100,% |
Parto Natural | 556 | 43,5% |
Parto Cesário | 721 | 56,5% |
ÓBITOS
Grupos de Causa | 1º Quadrimestre 2025 |
Doenças do Aparelho Circulatório | 133 |
Sint sinais e achad anorm ex. cli e laborat. | 120 |
Neoplasias (tumores) | 88 |
Doenças do Aparelho Respiratório | 69 |
Causas externas de morbidade e mortalidade | 50 |
Doenças do Aparelho Digestivo | 31 |
Doenças endócrinas nutricionais e metabólicas | 29 |
Algumas doenças infecciosas e parasitárias | 28 |
Doenças do aparelho geniturinário | 26 |
Algumas afecçãoes originadas no periodo perinatal | 18 |
Doenças do sistema nervoso | 17 |
Transtornos mentais e comportamentais | 7 |
Malf cong deformid e anomalias cromossômicas | 5 |
COVID-19 | 4 |
Doenças da pele e do tecido subcutâneo | 4 |
Doenças sangue orgãos hemat. E transt. imunitár. | 4 |
Doenças sistema osteomuscular e tec. Conjuntivo | 3 |
Total de Óbitos no 1º quadrimestre | 636 |
Sistema de Informação sobre Mortalidade (SIM) | |
1º Quadrimestre 2025 | |
A Investigar | |
INFANTIL (MENORES DE 1 ANO) | 11 |
Taxa Óbito INFANTIL p/1000 nascidos | 8,6 |
NATIMORTO – Óbito Fetal | 12 |
Taxa Óbito FETAL p/1000 nascidos | 9,3 |
MULHERES em IDADE FÉRTIL | 40 |
MATERNO | 0 |
Investigação – SIM Federal | |
INFANTIL (MENORES DE 1 ANO) | 4 (36,4%) |
NATIMORTO – Óbito Fetal | 5 (42,0%) |
MULHERES em IDADE FÉRTIL | 17 (42,5%) |
MATERNO | 0 (0,0%) |
Continuou com Transporte Sanitário e Assistência Farmacêutica.
Transporte Sanitário | |
1º Quadrimestre 2025 | |
Disponibilização da Frota | Atendimentos |
Hospitais e/ou Clínicas na Região Metropolitana | 60 |
Hemodiálise | 25.992 |
Radioterapia e Quimioterapia | 5.142 |
Fisioterapia | 3.476 |
APAE | 3.256 |
Acamados | 1.374 |
Ortopedia – Retorno Pós Cirúrgico | 84 |
39.324 |
Tratamento fora do Domicílio – TFD | |
FÍSICO | 150 |
FINANCEIRO – DESPESAS | 56.718,91 |
Assistência Farmacêutica | |
SUPRIMENTOS | 1º Quadrimestre 2025 |
Pessoas Atendidas | 212.700 |
Provenientes das Unidades de Saúde – SUZANO | 182.575 |
Provenientes de Outros Serviços Públicos de Saúde – outros MUNICÍPIOS | 13.134 |
Provenientes de Serviços Privados de Saúde | 16.991 |
Mandados Judiciais | |
Físico | 125 |
Financeiro | 636.794,25 |
Insumos para Glicemia | |
Tiras Reagentes Disponibilizadas | 1.250.850 |
Lancetas Disponibilizadas | 1.244.664 |
Apresentou então os números referente a recursos humanos, receita, despesas e aplicação de recursos financeiros. E por fim apresentou os números da produção anual.
Total de Profissionais | 2.852 |
Profissionais de atividade “FIM” | 1.949 = 68% |
PROFISSIONAIS de atividade “MEIO” | 903 = 32% |
Por fim, o Senhor Secretário Municipal de Saúde, prestou contas dos valores referentes à aplicação de recursos e suas fontes de origem. E deu também os detalhes referente aos valores aplicados na Saúde perante a Leid e Responsabildiade Fiscal
RECEITAS 1º Quadrimestre 2025 | JAN | FEV | MAR | ABR | Total |
Municipal -TESOURO | 40.664.089,84 | 19.344.873,05 | 28.896.306,85 | 27.123.679,36 | 116.028.949,10 |
Federal – Média e Alta Complexidade Ambulatorial e Hospitalar | 2.684.243,59 | 2.526.193,03 | 2.564.923,13 | 2.530.138,89 | 10.305.498,64 |
Federal – Atenção Primária – Custeio | 1.846.454,36 | 1.551.619,23 | 1.496.905,74 | 1.813.014,36 | 6.707.993,69 |
Estadual – Incentivos a Programas de Saúde | 1.516.985,00 | 0,00 | 0,00 | 175.605,84 | 1.692.590,84 |
Federal – Vigilância em Saúde – Custeio | 139.149,21 | 168.168,61 | 168.168,61 | 285.236,76 | 760.723,19 |
Federal – Assistência Farmacêutica – Custeio | 187.019,31 | 187.019,31 | 187.019,31 | 187.019,31 | 748.077,24 |
Federal – Gestão do SUS | 14.189,01 | 0,00 | 0,00 | 0,00 | 14.189,01 |
Totais | 47.052.130,32 | 23.777.873,23 | 33.313.323,64 | 32.114.694,52 | 136.258.021,71 |
DESPESAS 1º Quadrimestre 2025 | JAN | FEV | MAR | ABR | Total |
302 – Assistência Hospitalar e Ambulatorial | 30.716.738,33 | 16.136.540,82 | 20.359.808,32 | 17.208.258,71 | 84.421.346,18 |
301 – Atenção Básica | 13.542.746,94 | 7.410.407,47 | 11.108.524,63 | 11.233.862,21 | 43.295.541,25 |
122 – Administração Geral em Saúde | 1.987.299,54 | 622.907,08 | 1.192.479,27 | 1.488.986,71 | 5.291.672,60 |
304 – Vigilância Sanitária | 1.087.348,25 | -11.867,41 | 600.155,65 | 632.428,82 | 2.308.065,31 |
305 – Vigilância Epidemiológica | 205.023,12 | 35.445,46 | 237.844,98 | 202.233,02 | 680.546,58 |
303 – Suporte Profilático e Terapêutico | 0,00 | 18.635,00 | 220.541,54 | 371.092,36 | 610.268,90 |
Totais | 47.539.156,18 | 24.212.068,42 | 33.719.354,39 | 31.136.861,83 | 136.607.440,82 |
Às dezessete horas e quarenta e seis minutos finalizou então a apresentação e se colocou à disposição dos nobres edis, para responder suas perguntas e prestar os esclarecimentos necessários. O Senhor Presidente franqueou a palavra para perguntas dos senhores vereadores.
Primeiro se manifestou o Vereador Givaldo Freitas dos Santos (Baiano da Saúde) que, após seus cumprimentos, pediu detalhes da campanha de vacinação. Perguntou número de doses, quando deve acontecer a próxima edição e como está sendo atendida a população rural.
O Secretário Municipal de Saúde respondeu que foram aplicadas quarenta e seis mil doses. Que o calendário é atualizado toda semana conforme o GVE acompanha o Calendário do Ministério da Saúde. A próxima campanha deve se dar nas próximas semanas no espaço em que acontece as feiras de quarta e de sábado, próximo ao Mercadão Municipal, SABESP e à delegacia da Policia Civil. Destacou que para ser atendido basta comparecer ao local de atendimento com RG e cartão de vacinação, na ausência do segundo, novo cartão será emitido. Comentou também de campanha realizada em escola do bairro Fazenda Viaduto que deve ter continuidade.
O Vereador Givaldo Freitas dos Santos, pontuou que as ações estão ainda muito voltadas para a região central, inclusive brincou que aproxima campanha fica próxima à casa do Senhor Presidente, sugerindo realizar campanhas em outras feiras do Município e perguntou então quais medidas podem ser tomadas em específico para a população de outros bairros mais isolados como o bairro Sete Cruzes.
O Secretário Municipal de Saúde Municipal de Saúde se dispôs a se reunir com os Vereadores que tiverem apontamentos e demandas para os bairros afastados para poder fazer melhor planejamento do atendimento, demonstrando boa disposição com a ideia de incluir outras feiras no cronograma.
Então se manifestou o Vereador Marcos Antonio dos Santos (Maizena) que, após seus cumprimentos, indagou O Secretário Municipal de Saúde Municipal de Saúde quanto à falta de medicamentos. Também comentou quanto à proporção de médicos por habitante em cada região da cidade, sugerindo contratações para melhorar esta métrica. Sugeriu também medidas de ampliação no atendimento, em especial no Posto Nakamura, até às 19 horas, para melhor atender a população em atividade laboral. Apontou também a alta demanda de hemodiálise, de tratamento odontológico e também reclamações dos munícipes quanto à filas de espera para o atendimento, como também o tratamento no atendimento. E contou relatos quanto ao atendimento, manifestando seu descontentamento com a postura de alguns funcionários, em especial terceirizados e pediu providências por parte da Secretaria Municipal de Saúde.
O Secretário Municipal de Saúde respondeu explicando como funciona a aquisição de remédios para o Setor Público, em que antes de se completarem quarenta e seis dias de atraso da entrega por parte da empresa vencedora do processo licitatório, não há respaldo legal para quebra e rescisão do contrato e realizar a aquisição por outra via. No caso de chegar a este ponto, então se torna possível realizar a aquisição através de uma dispensa de licitação, ou de abertura de um novo processo licitatório. No método de dispensa de licitação, considerado mais rápido, em até sessenta dias a medicação é entregue, sem esquecer dos quarenta e seis que já se passaram para que seja possível seguir por esta via, somando, somando um total de cento e seis dias. Enquanto que um processo licitatório regular se conclui em cento e vinte dias ao todo. Pontuou que a atual Lei de Licitações oferece melhor proteção aos serviços públicos, mas que se dá através de um processo demasiado lento. Explicou que processo de aquisição foram concluídos na última semana e que as entregas já estão sendo realizadas, e o que há em estoque está previsto para durar uma quinzena que deve ser mantido conforme ocorre o abastecimento e entregas. O Secretário Municipal de Saúde informou que uma outra medida que pôde ser tomada para acelerar o processo de aquisição de medicamento é a adesão a atas de preço realizadas por outros munícipios. O Secretário Municipal de Saúde apresentou também materiais de multa, com as devidas ocultações, para esclarecer melhor o impasse que alguns contratos enfrentam. (Nota do Setor de Taquigrafia: o material segue reproduzido, conforme fora apresentado e fornecido pela equipe de apoio da Secretaria Municipal de Saúde.)
Quanto à fila de espera e a demanda por especialidades, O Secretário Municipal de Saúde afirmou estar buscando atender melhor as demandas, em especial para hemodiálise que não possui atendimento especializado no Município. E para a ampliação do atendimento, afirmou que está no plano e governo, com documentos registrados, que há intenção e está se dando o devido encaminhamento para a eventual abertura de unidades na Região Norte e Região Sul que realizem atendimento de segunda à sábado das oito horas às dezenove horas.
Então se manifestou o Vereador Jaime Siunte (Jaime Siunte) que, após seus cumprimentos, abordou a questão das vagas de hemodiálise, apontando que no evento da inauguração do Hospital Regional em que o Governador de São Paulo, Tarcísio de Freitas, declarou que seriam abertas duzentas vagas para o tratamento de hemodiálise, no entanto, essas vagas ainda não foram abertas. E pediu aos demais Vereadores que se manifestem pressionando o Governador pela abertura destas vagas. Perguntou então quais os projetos futuros da pasta da Saúde para o Município.
O Secretário Municipal de Saúde respondeu que foi confirmada nova UBS para o Jardim Natal, comentou que há novos setores e demais procedimentos necessários para a continuidade e eventual conclusão do Hospital Federal de Suzano. Foi aprovada a construção de novo CAPS 24 horas, CAPS do Parque Maria Helena. Conclusão da obra da UPA Palmeiras.
Então se manifestou o Vereador Josias Ferreira da Silva (Josias Mineiro) que, após seus cumprimentos, foi apresentado relatos do atendimento no Sistema Único de Saúde e então continuou relatando sua experencia de relação com a Secretaria Municipal de Saúde.
O Senhor Presidente interrompeu a fala do Vereador por volta do décimo quinto minuto sugerindo que mantivesse o foco no assunto da Audiência Pública e que para outros assuntos poderia marcar reunião com O Secretário Municipal de Saúde Municipal de Saúde.
Então se manifestou o Vereador André Dias Dourado (André Dourado) que, após seus cumprimentos, sugeriu ao Secretário que fosse tomada uma postura mais participativa, para que se pudesse dar melhor atendimento em especial para buscar diagnóstico para casos de transtornos de desenvolvimento neurológico, em especial o autismo.
O Secretário Municipal de Saúde respondeu que as especialistas partilham da opinião, com a qual ele corrobora, de que o foco exacerbado no diagnóstico de autismo acaba buscando enquadrar a criança no transtorno em vez de buscar investigar se a criança possui o transtorno, de modo que o diagnóstico pode ser dado de maneira equivocada, o que leva a um tratamento inadequado, podendo em certas ocasiões se tratar de outros transtornos. O Secretário apontou então que as ações da pasta de Saúde voltadas para tais atendimentos devem continuar, com foco em buscar não oferecer atendimento apenas de diagnóstico, mas também de suporte, com alternativas como canabidiol e neuropsiquiatria pediátrica afim de proporcionar maior qualidade de vida para quem sofre com este ou outros transtornos.
Então se manifestou o Vereador Givaldo Freitas dos Santos (Baiano da Saúde) que, perguntou quanto à possibilidade do aumento da oferta de atendimento para o bairro Casa Branca, através de ampliação de horário. E quais os planos para o Parque do Colégio
O Secretário Municipal de Saúde respondeu que para o bairro Casa Branca o foco no momento é preencher o quadro de funcionários no horário regular, que se encontra deficitário, mas que assim que este passo for concluído será avaliado com maior atenção a possibilidade de ampliação de horário de atendimento. Para o Parque do Colégio, já está estudando junto aos outros setores da Secretaria a possibilidade da ampliação do horário de atendimento.
Então se manifestou o Vereador Artur Yukio Takayama (Artur Takayama) que, pontuou o alto número de trotes manifestando seu repúdio e afirmando que irá estudar medidas a tomar para reduzir sua incidência.
Não havendo mais perguntas dos vereadores, o Senhor Presidente verificou se houve recebimento de perguntas dos internautas ou do público presente. Constatando seu recebimento, realizou sua leitura.
(Nota do setor de Taquigrafia: as perguntas são recebidas em formulário online e são transcritas respeitando a norma culta padrão da Língua Portuguesa, ocultando eventuais expressões de baixo calão, alterando abreviações e outros termos do dito ‘internetês’ e eventuais erros de digitação, mantendo o teor o mais próximo possível do texto original. Na ocasião desta Audiência Pública o Senhor Presidente as resumiu para ocultar dados de identificação sensíveis conforme orienta a LGPD. Portanto a transcrição seguirá o resumo como apresentado pelo Senhor Presidente).
1. Adriano Carvalho Macedo: Vejo todos falando sempre a mesma coisa. Que tem hospital, que tem uma estrutura ‘top’. Mas e o principal que é o médico cadê? Várias vezes chegamos no hospital aqui de Palmeiras e o pessoal da recepção fala que não tem médico. Cadê a fiscalização em cima disso?
O Secretário Municipal de Saúde respondeu que o Ministério da Saúde preconiza que é necessário haver um médico para cada mil habitantes, logo que a cidade de Suzano precisaria possuir trezentos e trinta médicos para atender a orientação do Ministério da Saúde. Porém a cidade conta com quinhentos e catorze. O Secretário continuou pontuando que a produção da UPA de Palmeiras aumentou de mil e duzentos para seis mil. E que concomitante ao aumento exponencial da produção, o quadro de médicos foi reduzido devido a óbitos e aposentadorias. Esses postos não puderam ser reocupados em tempo hábil devido ao esgotamento da lista de candidatos do último concurso público vigente no período. O Secretário inteirou então que já fora realizado novo concurso e que até agosto os postos já devem estar ocupados recompondo o quadro e a escala da UPA de Palmeiras.
2. Regiane Barboza dos Santos Martinez: Que relatou detalhadamente um caso de mal atendimento que recebeu na UPA Jardim Revista.
O Secretário Municipal de Saúde respondeu que o atendimento oferecido nesta ocasião se deu de forma inadmissível e já foram acionados os devidos procedimentos. E se tratando de prestador de serviço terceirizado, é muito provável que resulte em seu desligamento. E pediu desculpas em nome da Secretaria Municipal de Saúde e da equipe da UPA.
Não havendo amis perguntas, o Senhor Presidente pediu ao Secretário Municipal de Saúde que oferecesse suas considerações finais.
O Secretário agradeceu à sua equipe de apoio que o acompanhou na Audiência Pública, aos servidores desta Casa de Leis, aos Vereadores presentes e ao Público eu acompanhou presencialmente ou pela internet.
E nada mais havendo a ser tratado, às dezenove horas e vinte e um minutos deu por encerrada a Audiência Pública. Compareceram os Vereadores: Artur Yukio Takayama – PL (Artur Takayama); Givaldo Freitas dos Santos – PL (Baiano da Saúde); André Dias Dourado – PT (André Dourado), Jaime Siunte – AVANTE. (Marcos Antonio dos Santos – PRD (Maizena) e; Josias Ferreira da Silva – PCdoB (Josias Mineiro). Acompanharam a Audiência Pública os seguintes servidores da Câmara de Suzano: Agente administrativo, Raziel Shinosuke Ueda; Analista de T.I. Lucas Ferraz Nicolau; Encarregado de Serviços Legislativos, Sidnei Roberto da Silva; Encarregado de Serviços Legislativos, Arthur Henrique Condello de Jesus; Encarregado de Serviços Legislativos, Sidnei Roberto da Silva; Copeira, Marcia Marie Uehara Hayashi; Copeira, Francisca Rodrigues do Santos; Analista Web e de Acessibilidade Digital, Taiane Kelly Fernandes Silva; Auxiliar Administrativo, Maria Carolina Barbosa dos Santos; Jornalista, Tais Aranha; Secretário Especial Legislativo, Douglas Francisco Martins da Silva; Encarregada de Equipe de Cerimonial, Danielle Itimura; Agente de Segurança Parlamentar, Marcos Ribeiro de Paula e; Agente de Segurança Parlamentar, Sergio de Mota Andrade.
Plenário Francisco Marques Figueira, 29 de maio de 2025
Vereador Artur Yukio Takayama
Presidente
Vereador André Marcos de Abreu
Primeiro Secretário
Vereador Rogério Aparecido Castilho
Segundo Secretário