09ª Audiência Pública – Prestação de Contas da Secretaria Municipal de Saúde Referente ao 1º Quadrimestre de 2025


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Ata da Nona Audiência Pública de dois mil e vinte e cinco, realizada na Câmara de Vereadores “Palácio Deputado José de Souza Cândido”, nas dependências do Plenário “Francisco Marques Figueira”, cujo prédio fica situado na rua dos Três Poderes, nº 65, Jardim Paulista, em Suzano-SP. Ao vigésimo nono dia do mês de maio de dois mil e vinte e cinco, às dezessete horas, deu-se início à Nona Audiência Pública do Primeiro Exercício da Décima Nona Legislatura, sob a presidência do Ver. Artur Yukio Takayama – Artur Takayama – Presidente da Câmara de Suzano – que cumprimentou a todos os presentes, declarou aberta a sessão e anunciou que essa audiência tem a finalidade de analisar a prestação de contas do primeiro quadrimestre de 2024 da Secretaria Municipal de Planejamento e Finanças, conforme determina o artigo 36 no parágrafo 5º da Lei Complementar nº 141 de 13 de janeiro de 2012. O Presidente solicitou aos Vereadores, Marcos Antonio dos Santos e André Dias Dourado que recepcionassem no Plenário O Secretário Municipal de Saúde Municipal de Saúde Diego Alves Ferreira, convidou também para formar a Mesa de Trabalhos, Tânia Mara Porfírio, Diretora de Saúde; e Cintia Steffens Watanabe, Diretora da Rede de Urgência e Emergência. A seguir, convidou a adentrar ao Plenário Priscila Jane Arap, Coordenadora deda Zoonoses; Maria Cristina Perim, Diretora de Vigilância e Saúde; Mizael Rotta de Almeida, Diretor Administrativo; Paula Fróes Oliveira, Coordenadora de Regulação; André Moraes, Diretor de Laboratório; Matheus Pompeo, Coordenador de Urgência e Emergência; Mauro dos Santos Ferreira, Coordenador de Assistência Farmacêutica; Margarida Mendes, Diretora Administrativa e Obras; e agradeceu a presença de Diomar Novaes, Assistente de Direção.

Agradeceu a presença dos Vereadores e passou então a palavra ao Secretario para suas considerações iniciais e sua apresentação. O Secretário Municipal de Saúde Municipal de Saúde iniciou realizando seus cumprimentos e seguiu apresentando os dados se revezando com os demais membros da Mesa que compõem sua equipe. (Nota do Setor de Taquigrafia: o material apresentado no suporte de mídia em slides foi transcrito com seu conteúdo original para melhor legibilidade e constam a seguir).

A cidade conta com 52 (cinquenta e dois) Equipamentos de Saúde. 24 (vinte e quatro) deles de atenção básica, distribuídos da seguinte forma.

12 (doze) Unidades Modalidade Tradicional (UBS’s): Adelzuita Ferreira Dos Santos – (Jardim Monte Cristo); Alzira Pereira Mayer – (Alterópolis); Antonio Augusto Nunes – (Jardim Natal); Octacilio De Carvalho Schiavi – (Dona Benta); Doutor Isaac Oguime – (Parque Maria Helena); Jose Mariano De Souza Coutinho Junior – (Colorado); Maria De Lourdes Cardozo Mathias – (Jardim Vitória); Palmeiras Prefeito Alberto Nunes Martins – Cs II; Professor Joao Olimpio Neto – (Casa Branca); Tabamarajoara.

12 (doze) Unidades Modalidade Saúde da Família (USF’s): Antonio Marques de Carvalho – (Jardim Maite); Doutor Eduardo Nakamura – (Badra Baixo); Jardim Europa Manuel Evangelista Oliveira – (Jardim São José); Marcelino Maria Rodrigues – (Jardim Brasil); Maria Ines Pinto Dos Santos – (Jardim Revista); Maria Jose Lima Souza – (Jardim Ikeda); Onésia Benedita Miguel – (Jardim Suzanópolis); Recanto São Jose; Vereador Gregorio Bonifacio Da Silva – (Vila Fatima); Vereador Marsal Lopes Rosa – (Vila Amorim).

19 (dezenove) Equipamentos Especialidades: Ambulatório de Especialidades Dr. Joracy Cruz; Ambulatório Municipal de Tuberculose Suzano; APAE SU AS de Pais e Amigos dos Excepcionais de Suzano; Centro de Atenção Psicossocial Álcool e Drogas – CAPS-AD; Centro de Atenção Psicossocial I Suzano – CAPS-I; Centro de Atenção Psicossocial II Suzano – CAPS-II; Centro de Atenção Psicossocial Infantojuvenil – CAPS-i; Centro de Especialidades Odontológicas I – Rafaella Marques Da Silva; Centro De Especialidades Odontológicas II Suzano; Clínica da Família – Dr. André Cano Garcia; Clínica da Mulher – Claudete Oliveira dos Santos; Consultório na Rua; EMAD – Equipe Multidisciplinar De Atenção Domiciliar; Laboratório Municipal Maria Yolanda Miguel Cano Garcia – Suzano; SAE CTA Suzano; Unidade de Vigilância de Zoonoses Suzano; Unidade Municipal de Fisioterapia Suzano; Vigilância Epidemiológica Suzano; Vigilância Sanitária Suzano

9 (nove) equipamentos Urgência Emergência e Hospitalar: Pronto Atendimento – Antonio Tanoeiro “PA de Palmeiras”; Unidade de Pronto Atendimento – André de Abreu “UPA – Jardim Revista”; Hospital e Maternidade de Suzano; SAMU Regional Suzano; SAMU Básico EOD 3066 Suzano Poá; SAMU Básico EOD 2857 Suzano; SAMU Básico EOD 2849 Suzano; SAMU Avançado EOD 3065 Suzano; SAMU Básico EGI 1352 Suzano;

 

Controle Social Conselho Municipal de Saúde
Ações 1º Quadrimestre 2025
Reuniões Ordinárias 3
Reuniões Extraordinárias 0
Resoluções Emitidas 8
Capacitações aos Conselheiros 0

 

Oferta E Produção Serviços Públicos Na Rede Assistencial 1º Quadrimestre 2025 Própria Contratada Conveniada
Produção Total 1º Quadrimestre – 2025 2.771.962 100 %

 

Ações Totais (29,3% da produção total)
Procedimentos individualizados 265.788
Visita domiciliar e territorial 183.148
Cadastro individual 149.889
Atendimento individual 148.391
Vacinação (nº de pessoas) 26.771
Atendimento odontológico individual 20.112
Cadastro domiciliar e territorial 8.256
Atividade coletiva 5.512
Procedimentos (MAC) – faturado no SAI 3.440
Atendimento domiciliar 1.754
Total Produção em Atenção Básica 861.061

 

Especialidades 1º Quadrimestre 2025
Grupo de Procedimentos – (SIGTAP) Produção (28,1%)
Procedimentos com finalidade diagnóstica 685.969
Procedimentos clínicos 79.352
Ações de promoção e prevenção em saúde 10.327
Ações complementares da atenção à saúde 1.765
Procedimentos cirúrgicos 381
Órteses, próteses e materiais especiais 74
Total Produção em Atenção Especializada 777.868

 

Urgência e Emergência 1º Quadrimestre 2025
Grupo de Procedimentos – (SIGTAP) Produção (21,1%)
Procedimentos clínicos 474.198
Procedimentos com finalidade diagnóstica 95.744
Ações de promoção e prevenção em saúde 13.869
Procedimentos cirúrgicos 537
Total Produção em Urgência e Emergência 584.348

 

Hospitalar 1º Quadrimestre 2025
Grupo de Procedimentos – (SIGTAP) Produção (21,5%)
Procedimentos clínicos 397.953
Procedimentos com finalidade diagnóstica  188.231
Procedimentos cirúrgicos 4.832
Ações complementares da atenção à saúde 4.729
Ações de promoção e prevenção em saúde 340
Medicamentos  307
Órteses, próteses e materiais especiais 293
Total Produção Hospitalar 596.685

 

Regulação 1º Quadrimestre 2025
Produção Total 60.332
Consultas 23.005
Exames 37.327

Ao falar de Regulação, no sistema SIRESP, o Senhor Secretário Municipal de Saúde Municipal de Saúde destacou as atividades realizadas nas Unidades AE – SUZANO; Parque Max Feffer; Clinica da Família; Voucher da Saúde; Hospital e Maternidade Suzano; Clinica da Mulher de Suzano, que somam uma produção de 47.018 (quarenta e sete mil e dezoito), um número que representa cerca de 78% da demanda recebida e que foi possível ser atendida dentro do Município. (Nota do Setor de Taquigrafia: as unidades destacadas constam nas primeiras linhas da tabela a seguir).

Equipamento de Saúde Consulta Exames Total
AE –SUZANO 9.899 9.174 19.073
PARQUE MAX FEFFER 0 14.945 14.945
CLINICA DA FAMILIA  4.223 975 5.198
VOUCHER DA SAÚDE  2.702 423 3.125
HOSP E MAT SUZANO  156 2.549 2.705
CLINICA DA MULHER DE SUZANO  327 1.645 1.972
AME MOGI DAS CRUZES 1.124 836 1.960
AMB. SEPACO MOGI DAS CRUZES 0 1.568 1.568
HOSP REG DO ALTO TIETE 338  945 1.283
HOSP SM DE ITAQUAQUECETUBA 313 754 1.067
HOSP LUZIA DE PINHO MELO 701 356 1.057
HOSP INF CANDIDO FONTOURA 2 16 18
USF ONÉSIA BENEDITA MIGUEL (SUZANOPÓLIS) 241 495 736
AME INTERLAGOS 17 0 17
UBS JOSÉ MARIANO DE SOUZA COUTINHO JR. (COLORADO) 0 691 691
INCOR 17 0 17
UPA JARDIM REVISTA 589 0 589
AME VILA MARIA –PSIQUIATRIA 10 0 10
HOSP GERAL DE GUARULHOS 409 134 543
ICESP 9 0 9
UBS PALMEIRAS 0 480 480
HOSP VILA ALPINA 8 0 8
PRONTO ATENDIMENTO DE PALMEIRAS 419 0 419
HOSP DARCY VARGAS 7 0 7
HOSP ITAIM PAULISTA 68 262 330
HOSP MARIO COVAS 2 5 7
HOSP FERRAZ DE VASCONCELOS 140 145 285
AE – PINHEIROS 6 0 6
HOSP SANTA MARCELINA 99 145 244
AME IDOSO OESTE 6 0 6
SANTA CASA SAO PAULO 19 169 188
HOSP UNIV DA USP 0 6 6
AME MARIA ZELIA 122 36 158
HOSP CACHOEIRINHA 5 0 5
UNIDADE MUNICIPAL DE FISIOTERAPIA 135 0 135
HOSP COTIA 0 5 5
HOSP ARNALDO PEZZUTI CAVALCANTI 76 39 115
HOSP IPIRANGA 4 0 4
HOSP DA MULHER –CRSM 67 47 114
INST ORTOPEDIA E TRAUMAT – IOT 4 0 4
HOSP VILA PENTEADO 111 2 113
HOSP MANDAQUI 0 2 2
AME BARRADAS 56 47 103
HOSP PIRAJUSSARA 2 0 2
SANTA CASA MOGI DAS CRUZES 100 0 100
AACD – MOGI DAS CRUZES 1 0 1
HOSP SAO PAULO – UNIFESP 86 6 92
AACD – OSASCO 1 0 1
AME MAUA 19 57 76
AH – MANDAQUI 1 0 1
AE – VARZEA DO CARMO –CARDIOLOGIA 5 70 75
AME TABOÃO DA SERRA 1 0 1
HOSP DAS CLINICAS -ICHC 73 0 73
HC DE SAO BERNARDO DO CAMPO 1 0 1
HOSP DE TRANSPLANTES EURYCLIDES DE JESUS ZERBINI 54 16 70
HOSP EMILIO RIBAS 0 1 1
AE – VARZEA DO CARMO 60 5 65
HOSP HELIOPOLIS 1 0 1
AME SANTO ANDRÉ 11 52 63
INST DO CANCER ARNALDO VIEIRA DE CARVALHO – IAVC 21 30 51
AME MULHER 47 0 47
HOSP SAPOPEMBA 11 36 47
AE – VARZEA DO CARMO – IMAGEM 0 45 45
AME BOURROUL 22 20 42
HOSP PADRE BENTO 5 35 40
HOSP DANTE PAZZANEZE 22 11 33
AE – VARZEA DO CARMO – GASTRO HEPATO 4 28 32
HOSP MAT LEONOR MENDES BARROS 21 6 27
HOSP GERAL DE GUAIANASES 5 13 18

 

PRODUÇÃO – Laboratório Municipal – Maria Yolanda Miguel Cano Garcia
1º Quadrimestre 2025 Quantitativos Média de Exames por Paciente
Pacientes Exames
Janeiro 11.368 171.266 15,1
Fevereiro 11.502 177.693 15,4
Março 10.610 153.413 14,5
Abril 10.375 155.282 15,0
Totais 43.855 657.654 15,0

Então apresentou os dados referentes à Saúde Mental. Com os Equipamentos e ações. 1) CAPS I – Alumiar; 2) CAPS II – Devir; 3) CAPS-i – Entrelaços; 4) CAPS – AD III VITA (24 horas); 5) Núcleo de Apoio Neurodesenvolvimento Infantil – Ciranda Clínica Da Família – Dr. André Cano Garcia ; 6) Consultório na Rua e; 7) Saúde Mental na Atenção Básica.

Ações 1º Quadrimestre 2025 CAPS – I ALUMIAR CAPS –II DEVIR CAPS –i ENTRELAÇOS CAPS –AD III VITA 24 horas Totais
Atendimento em Enfermagem 1.038 1.213 6 1.659 3.916
Atendimento Familiar 341 140 531 21 1.033
Atendimento Individual Multiprofissional 554 1.317 855 692 3.418
Número de Grupos 20 69 161 219 469
Número de Oficinas Terapêuticas 93 390 39 58 580
Outras práticas de reabilitação —- 20 —- 130 150
Triagem de Casos Novos 15 114 86 227 442
Visita / Atendimento Domiciliar 84 48 26 37 195
Totais por Equipamento 2.145 3.311 1.704 3.043 10.203
Diárias em Hospitalidade 310

Núcleo de Apoio Neurodesenvolvimento Infantil
CIRANDA CLÍNICA DA FAMÍLIA – Dr. André Cano Garcia

1º Quadrimestre 2025 JAN FEV MAR ABR Total
Atendimentos Individuais
Acolhimento de casos novos 27 19 25 27 98
Atendimento individual 139 364 293 247 1.043
Totais Individuais 166 383 318 274 1.141
ATENDIMENTOS COLETIVOS
Apoio Matricial 43 43 34 28 148
Reunião Intersetorial 3 0 4 0 7
Ações em Grupo 1 3 2 4 10
Totais Coletivos 47 46 40 32 165

Consultório na Rua

1º Quadrimestre 2025 JAN FEV MAR ABR Total
Pacientes em Tratamento 51
Atendimentos Individuais 157 131 135 176 599
Doenças Crônicas 3 6 3 4 16
IST 3 5 3 3 14
Saúde Reprodutiva 0 0 0 1 1
Transtorno Mental 5 12 6 6 29
Tuberculose 2 2 0 0 4
Uso Prejudicial de Álcool e Outras Drogas 76 72 72 49 269
Totais 246 228 219 239 932
Atendimentos Compartilhados
Ambulatório de Especialidades 2 5 2 3 12
Ambulatório de Tuberculose 0 0 0 0 0
CAPS – Adulto 4 9 4 2 19
CAPS AD 6 7 6 3 22
CREAS 23 25 18 23 89
CRAS 3 1 1 0 5
Serviços de Urgência e Emergência 2 2 1 1 6
Unidade Básica de Saúde 3 7 1 1 12
Totais 43 56 33 33 165

Saúde Mental na Atenção Básica (UBS’s e USF’s)

1º Quadrimestre – 2025 JAN FEV MAR ABR Total
Atendimento – Psiquiatria 1.275 1.697 1.390 1.575 5.937
Pacientes em Tratamento
Atendimento Individual 1.594 1.691 1.471 1.528 6.284
Atividade Coletiva c/ mínimo de 5 participantes 542 565 590 557 2.254
PICS – Auriculoterapia 658 640 862 997 3.157
Outras Práticas Integrativas 115 22 100 72 309
Visita domiciliar 17 60 36 38 151
e-Multi (atendimento de saúde mental)
Atendimento Individual 184 392 355 319 1.250
Atividade Coletiva c/ mínimo de 5 participantes 62 129 125 106 422

A seguir apresentou os números relacionados ao SAMU.

Ações JAN  FEV MAR ABR Total
Envio de Unidade de Suporte BÁSICO 832 863 776 850 3.321
Orientação Médica “SEM” envio de Recursos 148 146 122 155 571
Envio de Unidade de Suporte AVANÇADO 92 100 123 110 425
TROTE 31 25 50 35 141
3% 2% 5% 3% 3%

Dados de Vigilância em Saúde

Vigilância Ambiental – Ações
 Visitas Realizadas – Avalização Densidade Larvaria 1.822
 Visitas Realizadas à Imóveis 350
 Bloqueio Vetorial em Áreas com Casos Suspeitos 306
Denúncia (Ambiental) 248
Visitas a pontos Estratégicos 203
Investigação de Denúncias – Cuidados contra a dengue 95
Animais Sinantrópicos
Visitas e Orientações 149
Desratização em Prédios Públicos 1
Desinsetização em Prédios Públicos 1
Animais Peçonhentos
Visitas e Orientações 88
Captura 17
Animais Silvestres
Visitas e Orientações 5
Captura 3
Cães, Gatos e Cavalos
Cães Capturados 24
Gatos Capturados 15
Eutanásias realizadas em Cães 0
Eutanásias realizadas em Gatos 0
Investigação
Denúncias sobre Cães 24
 Denúncias sobre Gatos 15
 Denúncias sobre Cavalos 0
 Denúncias Criação de Animais 0
Campanhas e Feiras “ROTINA”
 Vacinação 99
 Castração 0
 Adoção 0

 

VIGILÂNCIA SANITÁRIA – 1º Quadrimestre 2025
 Programada (Inicial + Rotina) 351
 Denúncia (Sanitária) 46
 Solicitação de Outros Órgãos 46
 Licença Deferida 123
 Auto de Infração 70
 Produtos Inutilizados 40
 Interdições 12
 Coleta de Amostra de Produtos de interesse – VISA 8
 Cancelamento Deferido 2
Qualidade da Água
Amostras Colhidas 93
 Análise de Laudos (100%) 93

O Senhor Secretário Municipal de Saúde, enquanto realizava a leitura dos dados de Vigilância Epidemiológica, pontuou que está em vias de realizar a inclusão dos dados de “positivos”, afim de elucidar melhor a situação perante as testagens e suspeitas.

VIGILÂNCIA EPIDEMIOLÓGICA – 1º Quadrimestre –2025
Doenças Transmissíveis Notificadas
COVID-19 145
Meningite 6
Influenza 5
Coqueluche 3
Sarampo 3
Doenças Não Transmissíveis Notificadas
Dengue 1.076
Leptospirose 15
Febre Amarela 0
Outras Notificações Compulsórias
Atendimento Antirrábico 384
Violência Doméstica – Mulher 239
Violência Doméstica – Criança e Adolescente 119
Violência do Sexo Masculino 110
Intoxicações Exógenas 76
Acidente de Trabalho Grave 51
Violência Sexual 46
Acidentes com Material Biológico 26
Violência Doméstica – Idoso 16
Tuberculose
Exames para Diagnóstico 1.361
Casos Novos 39
Alta (CURA) 25
Óbitos em decorrência da Tuberculose 1
Abandono de Tratamento 0
Hanseníase
Casos Novos 2
Abandono de Tratamento 0
Alta (CURA) 0
Vacinação – “ROTINA” (54.208)
0 a 12 meses 15.679
1 a 4 anos 15.031
5 a 19 anos 8.962
20 a 59 anos 11.274
60 anos ou mais 1.857
Gestante 1.405
Campanha Influenza (21.304)
IDOSOS 13.354
GRUPOS ESPECAIS 3.886
Crianças (6 meses a 5 anos) 3.122
Gestante 775
 Professores – Escolas Públicas e Privadas 149
 Puérperas 18

 

SAE – CTA Suzano
Inspeções 1º Quadrimestre 2025
Teste rápido  1.420
Coleta de Material para Exame Laboratorial  1.145
Aconselhamento Pós – Teste (Acolhimento Demanda Espontânea)  927
Casos em Seguimento HIV  767
Consulta Médica na Atenção Especializada (Médico INFECTOLOGISTA)  519
Atendimento – PROFILAXIA PRÉ EXPOSIÇÃO HIV (PrEP)  153
Atendimento – PROFILAXIA PÓS EXPOSIÇÃO HIV (PEP)  113
Casos em Tratamento – Sifílis (Homens)  28
Casos TRANSFERIDOS para o SAE SUZANO de outros municípios  16
Casos Novos de HIV  14
Casos em Tratamento – Sifílis (Mulheres)  9
Abandono de Tratamento – HIV  5
Óbitos em decorrência de HIV  4
Casos TRANSFERIDOS para outro Município  3
Casos em Tratamento – Sifílis (Mulheres trans)  3

 

CTA – Itinerante
Ação de “Mês da Mulher” / DIA “D” 08/03/2025
Local: Clínica Da Mulher
Atendimento p/ 42 pacientes
Teste rápido  152
Pessoas Atendidas 77
Testagem – Laboratório  5

Deu prosseguimento então com os números do SINASC – Sistema de Informações Sobre Nascidos Vivos; óbitos e; SIM (Sistema de Informação sobre Mortalidade).

Nascimentos 1º Quadrimestre 2025 %
Nascidos Vivos 1.277  100,%
Parto Natural  556 43,5%
Parto Cesário   721  56,5%

ÓBITOS

Grupos de Causa 1º Quadrimestre 2025
Doenças do Aparelho Circulatório 133
Sint sinais e achad anorm ex. cli e laborat.  120
Neoplasias (tumores)  88
Doenças do Aparelho Respiratório  69
Causas externas de morbidade e mortalidade  50
Doenças do Aparelho Digestivo  31
Doenças endócrinas nutricionais e metabólicas  29
Algumas doenças infecciosas e parasitárias  28
Doenças do aparelho geniturinário  26
Algumas afecçãoes originadas no periodo perinatal  18
Doenças do sistema nervoso  17
Transtornos mentais e comportamentais  7
Malf cong deformid e anomalias cromossômicas  5
COVID-19  4
Doenças da pele e do tecido subcutâneo  4
Doenças sangue orgãos hemat. E transt. imunitár.  4
Doenças sistema osteomuscular e tec. Conjuntivo 3
Total de Óbitos no 1º quadrimestre 636

 

Sistema de Informação sobre Mortalidade (SIM)
1º Quadrimestre 2025
A Investigar
INFANTIL (MENORES DE 1 ANO) 11
Taxa Óbito INFANTIL p/1000 nascidos 8,6
NATIMORTO – Óbito Fetal 12
Taxa Óbito FETAL p/1000 nascidos 9,3
MULHERES em IDADE FÉRTIL 40
MATERNO 0
 
Investigação – SIM Federal
INFANTIL (MENORES DE 1 ANO)  4 (36,4%)
NATIMORTO – Óbito Fetal  5 (42,0%)
MULHERES em IDADE FÉRTIL  17 (42,5%)
MATERNO  0 (0,0%)

Continuou com Transporte Sanitário e Assistência Farmacêutica.

Transporte Sanitário
1º Quadrimestre 2025
 Disponibilização da Frota  Atendimentos
 Hospitais e/ou Clínicas na Região Metropolitana 60
Hemodiálise 25.992
Radioterapia e Quimioterapia 5.142
Fisioterapia 3.476
APAE 3.256
Acamados 1.374
Ortopedia – Retorno Pós Cirúrgico 84
  39.324

 

Tratamento fora do Domicílio – TFD
 FÍSICO  150
 FINANCEIRO – DESPESAS 56.718,91

 

Assistência Farmacêutica
SUPRIMENTOS 1º Quadrimestre 2025
 Pessoas Atendidas 212.700
 Provenientes das Unidades de Saúde – SUZANO  182.575
 Provenientes de Outros Serviços Públicos de Saúde – outros MUNICÍPIOS  13.134
 Provenientes de Serviços Privados de Saúde  16.991
 Mandados Judiciais
 Físico  125
 Financeiro  636.794,25
 Insumos para Glicemia
 Tiras Reagentes Disponibilizadas  1.250.850
 Lancetas Disponibilizadas  1.244.664

Apresentou então os números referente a recursos humanos, receita, despesas e aplicação de recursos financeiros. E por fim apresentou os números da produção anual.

Total de Profissionais 2.852
Profissionais de atividade “FIM” 1.949 = 68%
PROFISSIONAIS de atividade “MEIO” 903 = 32%

Por fim, o Senhor Secretário Municipal de Saúde, prestou contas dos valores referentes à aplicação de recursos e suas fontes de origem. E deu também os detalhes referente aos valores aplicados na Saúde perante a Leid e Responsabildiade Fiscal

RECEITAS 1º Quadrimestre 2025 JAN FEV MAR ABR Total
Municipal -TESOURO 40.664.089,84 19.344.873,05 28.896.306,85 27.123.679,36 116.028.949,10
Federal – Média e Alta Complexidade Ambulatorial e Hospitalar 2.684.243,59 2.526.193,03 2.564.923,13 2.530.138,89 10.305.498,64
Federal – Atenção Primária – Custeio 1.846.454,36 1.551.619,23 1.496.905,74 1.813.014,36 6.707.993,69
Estadual – Incentivos a Programas de Saúde 1.516.985,00 0,00 0,00 175.605,84 1.692.590,84
Federal – Vigilância em Saúde – Custeio 139.149,21 168.168,61 168.168,61 285.236,76 760.723,19
Federal – Assistência Farmacêutica – Custeio 187.019,31 187.019,31 187.019,31 187.019,31 748.077,24
Federal – Gestão do SUS 14.189,01 0,00 0,00 0,00 14.189,01
Totais 47.052.130,32 23.777.873,23 33.313.323,64 32.114.694,52 136.258.021,71
 
DESPESAS 1º Quadrimestre 2025 JAN FEV MAR ABR Total
302 – Assistência Hospitalar e Ambulatorial 30.716.738,33 16.136.540,82 20.359.808,32 17.208.258,71 84.421.346,18
 301 – Atenção Básica 13.542.746,94 7.410.407,47 11.108.524,63 11.233.862,21 43.295.541,25
 122 – Administração Geral em Saúde 1.987.299,54 622.907,08 1.192.479,27 1.488.986,71 5.291.672,60
 304 – Vigilância Sanitária 1.087.348,25 -11.867,41 600.155,65 632.428,82 2.308.065,31
 305 – Vigilância Epidemiológica 205.023,12 35.445,46 237.844,98 202.233,02 680.546,58
 303 – Suporte Profilático e Terapêutico 0,00 18.635,00 220.541,54 371.092,36 610.268,90
Totais 47.539.156,18 24.212.068,42 33.719.354,39 31.136.861,83 136.607.440,82

 

Às dezessete horas e quarenta e seis minutos finalizou então a apresentação e se colocou à disposição dos nobres edis, para responder suas perguntas e prestar os esclarecimentos necessários. O Senhor Presidente franqueou a palavra para perguntas dos senhores vereadores.

Primeiro se manifestou o Vereador Givaldo Freitas dos Santos (Baiano da Saúde) que, após seus cumprimentos, pediu detalhes da campanha de vacinação. Perguntou número de doses, quando deve acontecer a próxima edição e como está sendo atendida a população rural.

O Secretário Municipal de Saúde respondeu que foram aplicadas quarenta e seis mil doses. Que o calendário é atualizado toda semana conforme o GVE acompanha o Calendário do Ministério da Saúde. A próxima campanha deve se dar nas próximas semanas no espaço em que acontece as feiras de quarta e de sábado, próximo ao Mercadão Municipal, SABESP e à delegacia da Policia Civil. Destacou que para ser atendido basta comparecer ao local de atendimento com RG e cartão de vacinação, na ausência do segundo, novo cartão será emitido. Comentou também de campanha realizada em escola do bairro Fazenda Viaduto que deve ter continuidade.

O Vereador Givaldo Freitas dos Santos, pontuou que as ações estão ainda muito voltadas para a região central, inclusive brincou que aproxima campanha fica próxima à casa do Senhor Presidente, sugerindo realizar campanhas em outras feiras do Município e perguntou então quais medidas podem ser tomadas em específico para a população de outros bairros mais isolados como o bairro Sete Cruzes.

O Secretário Municipal de Saúde Municipal de Saúde se dispôs a se reunir com os Vereadores que tiverem apontamentos e demandas para os bairros afastados para poder fazer melhor planejamento do atendimento, demonstrando boa disposição com a ideia de incluir outras feiras no cronograma.

Então se manifestou o Vereador Marcos Antonio dos Santos (Maizena) que, após seus cumprimentos, indagou O Secretário Municipal de Saúde Municipal de Saúde quanto à falta de medicamentos. Também comentou quanto à proporção de médicos por habitante em cada região da cidade, sugerindo contratações para melhorar esta métrica. Sugeriu também medidas de ampliação no atendimento, em especial no Posto Nakamura, até às 19 horas, para melhor atender a população em atividade laboral. Apontou também a alta demanda de hemodiálise, de tratamento odontológico e também reclamações dos munícipes quanto à filas de espera para o atendimento, como também o tratamento no atendimento. E contou relatos quanto ao atendimento, manifestando seu descontentamento com a postura de alguns funcionários, em especial terceirizados e pediu providências por parte da Secretaria Municipal de Saúde.

O Secretário Municipal de Saúde respondeu explicando como funciona a aquisição de remédios para o Setor Público, em que antes de se completarem quarenta e seis dias de atraso da entrega por parte da empresa vencedora do processo licitatório, não há respaldo legal para quebra e rescisão do contrato e realizar a aquisição por outra via. No caso de chegar a este ponto, então se torna possível realizar a aquisição através de uma dispensa de licitação, ou de abertura de um novo processo licitatório. No método de dispensa de licitação, considerado mais rápido, em até sessenta dias a medicação é entregue, sem esquecer dos quarenta e seis que já se passaram para que seja possível seguir por esta via, somando, somando um total de cento e seis dias. Enquanto que um processo licitatório regular se conclui em cento e vinte dias ao todo. Pontuou que a atual Lei de Licitações oferece melhor proteção aos serviços públicos, mas que se dá através de um processo demasiado lento. Explicou que processo de aquisição foram concluídos na última semana e que as entregas já estão sendo realizadas, e o que há em estoque está previsto para durar uma quinzena que deve ser mantido conforme ocorre o abastecimento e entregas. O Secretário Municipal de Saúde informou que uma outra medida que pôde ser tomada para acelerar o processo de aquisição de medicamento é a adesão a atas de preço realizadas por outros munícipios. O Secretário Municipal de Saúde apresentou também materiais de multa, com as devidas ocultações, para esclarecer melhor o impasse que alguns contratos enfrentam. (Nota do Setor de Taquigrafia: o material segue reproduzido, conforme fora apresentado e fornecido pela equipe de apoio da Secretaria Municipal de Saúde.)

Quanto à fila de espera e a demanda por especialidades, O Secretário Municipal de Saúde afirmou estar buscando atender melhor as demandas, em especial para hemodiálise que não possui atendimento especializado no Município. E para a ampliação do atendimento, afirmou que está no plano e governo, com documentos registrados, que há intenção e está se dando o devido encaminhamento para a eventual abertura de unidades na Região Norte e Região Sul que realizem atendimento de segunda à sábado das oito horas às dezenove horas.

Então se manifestou o Vereador Jaime Siunte (Jaime Siunte) que, após seus cumprimentos, abordou a questão das vagas de hemodiálise, apontando que no evento da inauguração do Hospital Regional em que o Governador de São Paulo, Tarcísio de Freitas, declarou que seriam abertas duzentas vagas para o tratamento de hemodiálise, no entanto, essas vagas ainda não foram abertas. E pediu aos demais Vereadores que se manifestem pressionando o Governador pela abertura destas vagas. Perguntou então quais os projetos futuros da pasta da Saúde para o Município.

O Secretário Municipal de Saúde respondeu que foi confirmada nova UBS para o Jardim Natal, comentou que há novos setores e demais procedimentos necessários para a continuidade e eventual conclusão do Hospital Federal de Suzano. Foi aprovada a construção de novo CAPS 24 horas, CAPS do Parque Maria Helena. Conclusão da obra da UPA Palmeiras.

Então se manifestou o Vereador Josias Ferreira da Silva (Josias Mineiro) que, após seus cumprimentos, foi apresentado relatos do atendimento no Sistema Único de Saúde e então continuou relatando sua experencia de relação com a Secretaria Municipal de Saúde.

O Senhor Presidente interrompeu a fala do Vereador por volta do décimo quinto minuto sugerindo que mantivesse o foco no assunto da Audiência Pública e que para outros assuntos poderia marcar reunião com O Secretário Municipal de Saúde Municipal de Saúde.

Então se manifestou o Vereador André Dias Dourado (André Dourado) que, após seus cumprimentos, sugeriu ao Secretário que fosse tomada uma postura mais participativa, para que se pudesse dar melhor atendimento em especial para buscar diagnóstico para casos de transtornos de desenvolvimento neurológico, em especial o autismo.

O Secretário Municipal de Saúde respondeu que as especialistas partilham da opinião, com a qual ele corrobora, de que o foco exacerbado no diagnóstico de autismo acaba buscando enquadrar a criança no transtorno em vez de buscar investigar se a criança possui o transtorno, de modo que o diagnóstico pode ser dado de maneira equivocada, o que leva a um tratamento inadequado, podendo em certas ocasiões se tratar de outros transtornos. O Secretário apontou então que as ações da pasta de Saúde voltadas para tais atendimentos devem continuar, com foco em buscar não oferecer atendimento apenas de diagnóstico, mas também de suporte, com alternativas como canabidiol e neuropsiquiatria pediátrica afim de proporcionar maior qualidade de vida para quem sofre com este ou outros transtornos.

Então se manifestou o Vereador Givaldo Freitas dos Santos (Baiano da Saúde) que, perguntou quanto à possibilidade do aumento da oferta de atendimento para o bairro Casa Branca, através de ampliação de horário. E quais os planos para o Parque do Colégio

O Secretário Municipal de Saúde respondeu que para o bairro Casa Branca o foco no momento é preencher o quadro de funcionários no horário regular, que se encontra deficitário, mas que assim que este passo for concluído será avaliado com maior atenção a possibilidade de ampliação de horário de atendimento. Para o Parque do Colégio, já está estudando junto aos outros setores da Secretaria a possibilidade da ampliação do horário de atendimento.

Então se manifestou o Vereador Artur Yukio Takayama (Artur Takayama) que, pontuou o alto número de trotes manifestando seu repúdio e afirmando que irá estudar medidas a tomar para reduzir sua incidência.

Não havendo mais perguntas dos vereadores, o Senhor Presidente verificou se houve recebimento de perguntas dos internautas ou do público presente. Constatando seu recebimento, realizou sua leitura.

(Nota do setor de Taquigrafia: as perguntas são recebidas em formulário online e são transcritas respeitando a norma culta padrão da Língua Portuguesa, ocultando eventuais expressões de baixo calão, alterando abreviações e outros termos do dito ‘internetês’ e eventuais erros de digitação, mantendo o teor o mais próximo possível do texto original. Na ocasião desta Audiência Pública o Senhor Presidente as resumiu para ocultar dados de identificação sensíveis conforme orienta a LGPD. Portanto a transcrição seguirá o resumo como apresentado pelo Senhor Presidente).

1. Adriano Carvalho Macedo: Vejo todos falando sempre a mesma coisa. Que tem hospital, que tem uma estrutura ‘top’. Mas e o principal que é o médico cadê? Várias vezes chegamos no hospital aqui de Palmeiras e o pessoal da recepção fala que não tem médico. Cadê a fiscalização em cima disso?

O Secretário Municipal de Saúde respondeu que o Ministério da Saúde preconiza que é necessário haver um médico para cada mil habitantes, logo que a cidade de Suzano precisaria possuir trezentos e trinta médicos para atender a orientação do Ministério da Saúde. Porém a cidade conta com quinhentos e catorze. O Secretário continuou pontuando que a produção da UPA de Palmeiras aumentou de mil e duzentos para seis mil. E que concomitante ao aumento exponencial da produção, o quadro de médicos foi reduzido devido a óbitos e aposentadorias. Esses postos não puderam ser reocupados em tempo hábil devido ao esgotamento da lista de candidatos do último concurso público vigente no período. O Secretário inteirou então que já fora realizado novo concurso e que até agosto os postos já devem estar ocupados recompondo o quadro e a escala da UPA de Palmeiras.

2. Regiane Barboza dos Santos Martinez: Que relatou detalhadamente um caso de mal atendimento que recebeu na UPA Jardim Revista.

O Secretário Municipal de Saúde respondeu que o atendimento oferecido nesta ocasião se deu de forma inadmissível e já foram acionados os devidos procedimentos. E se tratando de prestador de serviço terceirizado, é muito provável que resulte em seu desligamento. E pediu desculpas em nome da Secretaria Municipal de Saúde e da equipe da UPA.

Não havendo amis perguntas, o Senhor Presidente pediu ao Secretário Municipal de Saúde que oferecesse suas considerações finais.

O Secretário agradeceu à sua equipe de apoio que o acompanhou na Audiência Pública, aos servidores desta Casa de Leis, aos Vereadores presentes e ao Público eu acompanhou presencialmente ou pela internet.

E nada mais havendo a ser tratado, às dezenove horas e vinte e um minutos deu por encerrada a Audiência Pública. Compareceram os Vereadores: Artur Yukio Takayama – PL (Artur Takayama); Givaldo Freitas dos Santos – PL (Baiano da Saúde); André Dias Dourado – PT (André Dourado), Jaime Siunte – AVANTE. (Marcos Antonio dos Santos – PRD (Maizena) e; Josias Ferreira da Silva – PCdoB (Josias Mineiro). Acompanharam a Audiência Pública os seguintes servidores da Câmara de Suzano: Agente administrativo, Raziel Shinosuke Ueda; Analista de T.I. Lucas Ferraz Nicolau; Encarregado de Serviços Legislativos, Sidnei Roberto da Silva; Encarregado de Serviços Legislativos, Arthur Henrique Condello de Jesus; Encarregado de Serviços Legislativos, Sidnei Roberto da Silva; Copeira, Marcia Marie Uehara Hayashi; Copeira, Francisca Rodrigues do Santos; Analista Web e de Acessibilidade Digital, Taiane Kelly Fernandes Silva; Auxiliar Administrativo, Maria Carolina Barbosa dos Santos; Jornalista, Tais Aranha; Secretário Especial Legislativo, Douglas Francisco Martins da Silva; Encarregada de Equipe de Cerimonial, Danielle Itimura; Agente de Segurança Parlamentar, Marcos Ribeiro de Paula e; Agente de Segurança Parlamentar, Sergio de Mota Andrade.

 

Plenário Francisco Marques Figueira, 29 de maio de 2025

 

Vereador Artur Yukio Takayama

Presidente

Vereador André Marcos de Abreu

Primeiro Secretário

Vereador Rogério Aparecido Castilho

Segundo Secretário