10ª Audiência Pública – Prestação de Contas da Secretaria Municipal de Trânsito, Transportes e Mobilidade Urbana
Ata da décima audiência Pública, realizada na Câmara de Vereadores “Palácio Deputado José de Souza Cândido”, nas dependências do Plenário “Francisco Marques Figueira”, cujo prédio fica situado na rua dos Três Poderes, nº 65, Jardim Paulista, em Suzano-SP. Ao segundo dia do mês de junho de 2025 às dezessete horas e dez minutos deu-se início à Décima Audiência Pública do Primeiro Exercício da Décima Nona Legislatura, sob a presidência do Ver. Dênis Cláudio da Silva – Presidente da Comissão Permanente de Trânsito, Transportes e Mobilidade Urbana – que cumprimentou a todos os presentes, declarou aberta a sessão e anunciou: Esta Audiência Pública, presidida pela Comissão Permanente de Trânsito, Transportes e Mobilidade Urbana, tem por finalidade a prestação de contas da Secretaria Municipal de Trânsito, Transportes e Mobilidade Urbana, nos termos da Lei Orgânica Municipal, Regimento Interno desta Casa de Leis e em especial da Resolução nº 005/2021.
O Presidente nomeou uma comissão formada pelos vereadores Artur Takayama, Josias Mineiro e Jaime Siunte para recepcionar no Plenário os representantes da Secretária Municipal de Trânsito, Transportes e Mobilidade Urbana, Claudinei Valdemar Galo, Rafael Pacheco e Tiago Pricevicius para compor a Mesa. A seguir, o presidente passou a palavra ao secretário Claudinei Galo, para fazer suas considerações iniciais.
O secretário Claudinei Galo cumprimentou o Presidente Denis Cláudio da Silva, agradeceu o convite, bem como a oportunidade de apresentar aos nobres vereadores, a prestação de contas da Secretaria Municipal de Trânsito, Transportes e Mobilidade Urbana relativamente ao primeiro quadrimestre de 2025.
Iniciou, informando que a secretaria é composta por 136 servidores, assim distribuídos: 37 agentes fiscais de trânsito; 15 agentes fiscais de transporte; 31 funcionários concursados; 06 estagiários; 11 comissionados; 21 bolsistas e 15 terceirizados. Destacou que os bolsistas são operacionais (antiga Frente de Trabalho), atuando nos serviços de pintura, sinalização etc.
Sobre a frota de veículos oficiais, dispõe de 19 automóveis, 06 motos, 01 caminhão e 02 guinchos.
Em seguida falou sobre a concessão de credenciais para uso de vagas especiais, que hoje são entregues nas residências dos munícipes, desde que, solicitadas.
No primeiro quadrimestre deste ano, foram entregues 2.099 cartões para vagas de idosos, sendo 427 novos e 1.672 renovações. Para vagas de deficientes, foram 625, sendo 167 novos e 458 renovações. Destacou que desde 2019 foram emitidas 2.742 novas credenciais de pessoas com deficiência e 11.041 credenciais foram renovadas.
Quanto à Sinalização Vertical informou que foram colocadas 690 placas em 208 ruas.
Já as placas toponímicas, em 100 dias foram instaladas 216 placas, sendo 3 no centro, 6 no bairro Cidade Cruzeiro do Sul, 1 na Cidade Edson, 10 no bairro Miguel Badra, 1 no Jardim Bela Vista, 3 no Jardim do Lago, 8 no Jardim Elisa, 4 no Jardim Graziela, 2 no Jardim Nanina, 5 no Jardim Nova América, 2 no Jardim Santa Helena, 2 no Jardim Santo Antonio, 5 no Jardim São João, 3 no Jardim São Jorge, 1 no Lavras Mirim, 92 no Maria de Maggi, 4 no Recreio das Palmas, 2 no Rio Abaixo, 5 no Sítio Manhumbara e 4 na Vila Amorim. Esclareceu que desde 2019 foram implantadas 3.735 novas placas toponímicas em 115 bairros.
Quanto à Sinalização Horizontal foram construídas 168 lombadas, pintadas 344 faixas de pedestres, demarcadas 75 vagas para deficientes, 10 vagas para idosos, abrangendo 318 ruas.
Informou também sobre a revitalização da sinalização no entorno de escolas, nesse período de 100 dias em 75 escolas municipais, 38 escolas conveniadas, 45 escolas estaduais e 26 escolas particulares. Foram construídas também 34 novas rampas de acessibilidade e 1.6 km de ciclovias e ciclofaixas.
Quanto aos abrigos de pontos de ônibus foi ampliado o abrigo existente na Parada Tiradentes
Operação Tapa Buraco, foi realizada em 141 bairros, contemplando 238 ruas, consumindo um volume de 727,25 toneladas de material.
Quanto à Sinalização, informou que temos na cidade 74 semáforos em funcionamento, sendo 28 cruzamentos monitorados pelo Centro de Controle Operacional Semafórico, e 49 equipamentos semafóricos monitorados. Falou também que nesse quadrimestre foi instalada uma botoeira sonora para deficiente visual, na rua Dr. Prudente de Moraes cruzamento com a rua General Francisco Glicério.
Na área de engenharia de projeto, apresentou um quadro de atividades na área de engenharia de trânsito, com os seguintes números:
Construção de redutores de velocidade (lombadas) = 144; Interdição de vias públicas = 84; Sinalização de trânsito = 19; Acompanhamento de Agentes = 35; Sinalização Vertical = 31; Faixa de Pedestres = 19; Implantação de Rampas de Acessibilidade = 01; Rebaixamento de guias = 15, Toponímica = 08, Vagas PCD = 04, vaga rápida = 04, Implantação de Abrigo de Ponto de Ônibus = 03, Implantação de vaga de idoso = 01, Implantação de vaga de carga e descarga = 01.
Abordou em seguida a situação do pátio municipal. Neste primeiro quadrimestre foram aprendidos 32 veículos e liberados 11. Com relação às motos, foram aprendidas 55 e liberadas 37.
Na área de Transporte Público, quanto à fiscalização, este primeiro quadrimestre contemplou 13 táxis, 22 Vans Escolares, 22 Transporte Regular, 53 Transporte Complementar e 06 outros, totalizando 116 veículos fiscalizados.
Fez um demonstrativo dos processos tramitados na JARI – Junta Administrativa de Recursos de Infrações de Trânsito, a saber:
Defesas protocoladas:
Defesas de Autuação: 2.874
Primeira Instância: 457
Segunda Instância: 34, totalizando 3.365 processos.
A seguir falou sobre Educação de Trânsito, cujo objetivo é diminuir o número de mortes no trânsito.
Mencionou as ações realizadas neste primeiro quadrimestre que consistiram em palestras ministradas para colaboradores de empresas, a saber:
Orientação para motoristas em saída para férias.
Distribuição de Cartilhas Educativas sobre Volta às Aulas.
Ação com o Detran para reforçar a segurança de motociclistas.
Ação voltada à saúde mental de motoristas mulheres, palestras realizadas no Saspe, envolvendo Polícia Militar e Corpo de Bombeiros.
Planejamento do Maio Amarelo no período de 12 a 16 de maio – lema “Na pista certa”, envolvendo cerca de 2.000 crianças, no Parque Max Feffer.
Finalizando agradeceu ao presidente pela oportunidade de vir a esta Casa de Leis apresentar o resultado do trabalho de sua equipe relativo ao primeiro quadrimestre de 2025.
A seguir colocou-se à disposição, para responder as perguntas dos vereadores e prestar os esclarecimentos necessários.
O presidente agradeceu a presença da equipe da Secretaria de Trânsito, e a seguir franqueou a palavra aos vereadores e para perguntas do público e internautas.
O primeiro vereador a falar foi o vereador Baiano da Saúde. Cumprimentou os integrantes da mesa, os vereadores, parabenizou o secretário pelo trabalho desenvolvido.
Pergunta: Referente à Linha do Caxangá que ainda não chegou e sobre a Linha do Nova América e do Colibri.
Resposta: O secretário esclareceu que o problema no Caxangá é que as ruas são muito estreitas. Diz que estão fazendo estudos para ter um diagnóstico da cidade para melhorar o transporte público. Quanto ao Nova América já está sendo atendido pelas Vans do Transporte Complementar. A linha de ônibus passa próximo ao bairro. Esclarece que as ruas do bairro são muito estreitas, por isso que o serviço é feito pelas vans.
Pergunta: Sobre a estrada do Samuel a princípio o povo não gostou do projeto, mas agora se acostumou e pediu pra agradecer ao senhor pela atenção. O secretário agradeceu.
Pergunta: O senhor esqueceu de responder sobre o Colibri. Tem um vilarejo lá com mais de 100 pessoas. Entra ônibus escolar em vários lugares. Mas no Colibri, na estrada dos Barbosas passam até duas carretas juntas.
Resposta: O secretário disse que estudos estão sendo feitos para o devido atendimento aos moradores do Colibri.
O segundo vereador a perguntar foi o vereador Jaime Siunte. Cumprimentou o secretário e demais membros da equipe e parabenizou pelo trabalho realizado.
Pergunta: Perguntou se nesse estudo que está sendo feito, há possibilidade de incluir os semáforos, especialmente quanto à aferição do tempo de mudanças. Há alguns que ficam 90 segundos para um lado e 10 segundos para o outro.
Resposta: O secretário respondeu que provavelmente o vereador esteja se referindo ao semáforo instalado na proximidade da Apae. Ali há a marginal do Una e a rua Romeu Graciano, além da faixa de pedestre. É uma regulação com 5 tempos. Disse que vai reavaliar e fazer um estudo para ver a possibilidade de redução pelo menos nos momentos de menor fluxo.
O terceiro foi o vereador Maisena. Cumprimentou o secretário, sua equipe e disse que, na verdade, só tinha a agradecer ao secretário por tudo que ele e sua equipe vem fazendo o longo dos anos.
O quarto foi o vereador Josias. Cumprimentou o secretário e parabenizou a toda a equipe pelo trabalho realizado.
Pergunta: O pessoal do bairro do Rafo pediu para agradecer ao secretário pela atenção dada ao bairro. Iniciou colocando placas de rua, com serviço de tapa-buraco. Ali na rua Maria José de Campos no Taba marajoara, tem a escolinha Abraão e a população pediu a construção de uma lombada perto da escola. Tem algum estudo para esse pedido?
Resposta: O secretário respondeu que o projeto para lombada já foi feito pelo trânsito e enviado para o setor de manutenção que é a secretaria que faz a instalação.
O quinto a perguntar foi o vereador Artur. Cumprimentou o secretário e em nome do Tiago parabenizou a todos pelo trabalho que vem sendo realizado.
Pergunta: Sobre a realização de sinalização no entorno da Cenibras, na estrada da Fazenda Viaduto com a Dibe Tanus tem como promover um reforço na sinalização?
Resposta: Com relação ao fluxo de carros, logo a senador Roberto Simonsen, bem com a Jorge Bei Maluf serão revitalizadas e a médio prazo vão melhor a fluidez do trânsito. Também a alça do rodoanel e abertura de novas vias vai melhorar o trânsito daqui a três ou quatro anos. Destacou que em 2010 a cidade tinha 83.000 veículos e em 2025 passou a 172.000 veículos e poucas vias foram construídas, tais como a avenida Shibata, a revitalização da Marginal do Uma e Avenida Brasil. Enfatizou que mandará fazer um estudo para avaliar possibilidade de melhor a sinalização no local indicado pelo vereador.
A seguir o presidente indagou se havia perguntas de internautas e do público.
Constatada a existência de perguntas, passou a enumerá-las:
Internautas:
Kaori Anraku (kaorianraku@gmail.com):
Pergunta: Por qual canal de comunicação envio registros de necessidades de instalação de rampa de acessibilidade?
Resposta: Os canais são: smtu@suzano.sp.gov.br e telefones 4746-1166 e ouvidoria 08007742007
Pergunta: Há projetos de mapeamento sobre mobilidade ativa no município? Se sim, como faço para acessar, participar do censo ou mesmo propor um estudo?
Resposta: No site da prefeitura há um plano de mobilidade de Suzano. Sobre mobilidade ativa, foram construídas ciclovias e ciclofaixas, nas ruas João Batista Fittipaldi, Avenida Brasil, Senador Roberto Simonsen e outras.
Rodrigo Anderson Camilo, Jardim Ana Rosa.
Pergunta: Em 01.02.2023 foi solicitado um abrigo de ônibus e a secretaria sempre fala que não tem verbas ou equipamentos e que será feito no cronograma. Como funciona esse cronograma que desde 2023 a secretaria não deu uma resposta a respeito.
Resposta: O secretario respondeu que tem uma colocação na LOA de 2024 com orçamento para atender essa demanda.
Não havendo perguntas, o presidente passou a palavra para o secretário Galo, para suas considerações finais.
O secretário Claudinei Galo agradeceu o convite da Comissão Permanente de Trânsito, Transportes e Mobilidade Urbana, através de seu presidente Denis Cláudio da Silva, bem como agradeceu pela oportunidade de estar na Casa de Leis, e principalmente pelas cobranças, mesmo porque os vereadores são a voz da população, reiterou a importância do trabalho da Secretaria de Trânsito, Transportes e Mobilidade Urbana, e a parceria com o Legislativo, que tem a responsabilidade de elaborar as leis e cobrar do Executivo a sua aplicabilidade, além de debater questões ligadas ao interesse de todos os munícipes. Reiterou que estará à disposição dos nobres edis para todo e quaisquer esclarecimentos.
O senhor Presidente finalizou agradecendo a presença da equipe da Secretaria de Trânsito. Enalteceu também a parceria entre Executivo e Legislativo. Agradeceu aos vereadores presentes e a participação dos servidores desta casa, e nada mais havendo a ser tratado, às 18:10 hs deu por encerrada a Audiência Pública da Secretaria Municipal de Trânsito, Transportes e Mobilidade Urbana.
Acompanharam a Audiência Pública, os seguintes servidores, Agente Administrativo Raziel Shinosuke Ueda, Diretoria de Comunicação Thais, Secretário Especial Parlamentar Juvenal Antonio da Silva, Webdesigner Taiane, Auxiliar Administrativa Maria Carolina, Secretário Especial Parlamentar Douglas Francisco Martins da Silva, Auxiliar Administrativo Arthur H. Condello, Secretário Especial Parlamentar Eric Trimboli, Analista de T.I. Lucas, Agente Administrativo Sidnei, Encarregada de Cerimonial Danielle Itimura, dos responsáveis pela Copa Renato e Francisca e aos agentes de segurança Sérgio e Nelson.
Plenário Francisco Marques Figueira, 02 de junho de 2025
Vereador Denis Cláudio da Silva
Presidente Comissão Permanente De Trânsito, Transportes E Mobilidade Urbana
Vereador Jaime Siunte
Relator
Vereador Marcos Antonio dos Santos
Membro
Ciente: Mesa Diretora
Presidente: Artur Yukio Takayama
1º Secretário: André Marcos de Abreu
2º Secretário: Rogério Aparecido Castilho