12ª Audiência Pública – Prestação de Contas da Secretaria Municipal de Administração
Ata da décima segunda audiência Pública, realizada na Câmara de Vereadores “Palácio Deputado José de Souza Cândido”, nas dependências do Plenário “Francisco Marques Figueira”, cujo prédio fica situado na rua dos Três Poderes, nº 65, Jardim Paulista, em Suzano-SP. Aos 10 dias do mês de junho de 2.025 às 17h00 deu-se início à décima segunda audiência pública do Primeiro Exercício da Décima Nona Legislatura, sob a presidência do Ver. Márcio Alexandre de Souza – Márcio Malt – Presidente da Comissão Permanente de Administração Pública – que cumprimentou a todos os presentes, declarou aberta a sessão e anunciou: Esta Audiência Pública, presidida pela Comissão Permanente de Administração Pública, tem por finalidade a prestação de contas da Secretaria Municipal de Administração, nos termos da Lei Orgânica Municipal, Regimento Interno desta Casa de Leis e em especial da Resolução nº 005/2021.
O Presidente convidou para entrar no Plenário a Secretária Municipal de Administração Cintia Renata Lira da Silva, para compor a mesa.
Convidou também para adentrar ao plenário, as servidoras Tamires da Silva Pacheco – Diretora, Caroline Paola Nascimento – Assistente de Direção e Ana Tavares – Assessora.
A seguir, o presidente passou a palavra à Secretária Municipal de Administração Cíntia Renata Lira da Silva, para fazer suas considerações iniciais.
A Secretária Cíntia cumprimentou o Presidente Márcio Malt, agradeceu o convite, bem como a oportunidade de apresentar aos nobres vereadores, a prestação de contas da Secretaria Municipal de Administração.
Iniciou, falando sobre Concursos Públicos 2025. Detalhou os concursos vigentes: Edital 02/2022 concursos para o cargo de Guarda Civil Municipal, válido até 26.07.2025.
Edital 01/2023 válido até 10.01.2026 para os seguintes cargos:
– Auxiliar de Enfermagem;
– Auxiliar de Enfermagem Plantonista;
– Auxiliar de Topografo;
– Borracheiro;
– Contator;
– Desenhista Projetista;
– Educador Social;
– Eletricista de Veículos;
– Encanador;
– Engenheiro de Tráfego;
– Entrevistador Social;
– Fisioterapeuta;
– Monitor de Atividades Esportivas Lazer e Recreação;
– Operador de Asfalto;
– Pedreiro;
– Procurador Jurídico;
– Soldador;
– Topógrafo;
Edital 2024 Nº 01 Válido até 05/07/2025 (sujeito a prorrogação de 1 ano) Concurso para cargos diversos, a saber:
– Auxiliar de Desenvolvimento Educacional;
– Agente Fiscal Ambiental;
– Agente Fiscal Patrimonial;
– Cozinheiro Escolar;
– Farmacêutico;
– Mecânico de Manutenção;
– Médico Clínico Geral 20H;
A seguir falou sobre os concursos em trâmite:
Edital 2025 nº 2- Concurso para Secretaria Municipal de Saúde
Homologação prevista para 18/07/2025
Vagas disponibilizadas em Edital: 030
EDITAL 2025 N.03
Concurso para o cargo de Médico do Trabalho
Homologação prevista para 18/07/2025
Vagas disponibilizadas em Edital: 01
EDITAL 2025 N.01
Vagas disponibilizadas em Edital: 038
Homologação prevista para 18/07/2025
Concurso para cargos diversos:
– Agente Cultural;
– Agente Fiscal de Trânsito;
– Agente Fiscal de Transporte;
– Agente Fiscal Tributário;
– Ajudante Geral;
– Arquiteto;
– Assistente Social;
– Auxiliar Administrativo;
– Carpinteiro;
– Eletricista;
– Engenheiro Agrônomo;
– Engenheiro Ambiental;
– Engenheiro Civil;
– Engenheiro Eletricista;
– Engenheiro Florestal;
– Frentista;
– Mecânico;
– Motorista;
– Operador de Maquinas Leves;
– Operador de Maquinas Pesadas;
– Pintor;
– Psicólogo Social;
– Sepultador;
– Técnico Agrícola;
– Técnico em Eletrônica e Informática;
– Técnico em Segurança do Trabalho.
Dando continuidade, abordou o, Programa Municipal de Qualificação Profissional e Alfabetização.
Está no 2º processo seletivo
Total de classificados 2.237
Geral: 1.085
Mulheres vítimas de violência doméstica: 61
PCD: 33
Classificação atual
Atualmente temos 360 bolsistas em diversas secretarias
A seguir falou sobre o Núcleo de Acompanhamento aos Servidores – NAS
1º Quadrimestre 2025
Foram realizados 1861 atendimentos em ações de prevenção e cuidado em saúde mental e riscos psicossociais, através de atividades desenvolvidas diariamente, dentre elas:
Roda de Afeto – Mês da Mulher
A-manhã-ser – Liang Kung e Auriculoterapia
Trocando Ideias – Falando sobre saúde mental com os trabalhadores nos espaços de trabalho.
Integração dos novos servidores – Todas as quintas-feiras
Amigo estou aqui – Preparação para aposentadoria
Aconchego – Apoio e orientação às gestantes, adotantes e servidoras em licença maternidade.
Dando sequência, falou sobre o programa de Estagiários:
Atualmente temos 130 estagiários em diversas secretarias
Novo processo seletivo – junho/2025 e agosto/2025.
A seguir falou sobre a Posse da Cipa, ocorrida em 12.05.205
Foram eleitos para compor a Comissão Interna de Prevenção de Acidentes e de Assédio – CIPA biênio 2025/2027 8 membros efetivos e 1 membro suplente.
As eleições ocorreram entre os dias 04 e 11 de abril, com um total de 2136 votos.
Além dos eleitos, compõem a CIPA 7 membros indicados.
A servidora Viviane Raquel Rodrigues F. Matos é a atual presidente da comissão.
Dando sequência falou sobre o Programa JUNTAS PELO CUIDADO, composto de palestras e exames preventivos de saúde ocorridos nas seguintes datas:
24/01 – Palestra com a Terapeuta Manuela Camargo – Fortalecendo o Cuidado com as Mulheres Servidoras;
24/03 – Projeto ELAS – Empoderamento, Liderança Autoconfiança, Segurança;
22/04 – 727 servidoras inscritas para realizar exames preventivos:
Papa/US TV/Mamografia
146 servidoras já foram atendidas
Finalizando agradeceu ao presidente pela oportunidade de vir a esta Casa de Leis apresentar o resultado do trabalho de sua equipe relativos ao primeiro quadrimestre de 2025.
A seguir colocou-se à disposição, para responder suas perguntas e prestar os esclarecimentos necessários.
O presidente agradeceu a presença da secretária, bem como dos demais componentes de sua equipe.
Não havendo vereadores presentes, o presidente Márcio Malt, perguntou como está o concurso público para contratação de professores. A secretária respondeu que o concurso está em andamento. O problema é que tem muitos casos de afastamento. Outro problema, quando chama um concursado, ele tem o prazo de 15 dias para se apresentar. Passado o tempo e não se apresentando, tem que chamar o próximo da classificação. Isso dificulta a reposição do servidor afastado. Outra pergunta: Sobre os substitutos eventuais. Tem alguma forma de substituir rápido o professor ausente? Resposta: Sim há um processo de reposição.
Pergunta: Programa Municipal de Qualificação Profissional. Existe previsão para chamar mais bolsistas?
Reposta: Sim, conforme vão vencendo os contratos são feitas as reposições, ou quando algum sai por ter encontrado outro emprego, também é feita a reposição.
Pergunta: Sobre o NAS há um atendimento muito expressivo. Quantos servidores a Prefeitura tem hoje?
Resposta: Hoje a Prefeitura tem em torno de 5.600 servidores.
Pergunta: Quantos servidores estão aguardando a aposentadoria?
Resposta: Esse número varia bastante. Na média em torno de 50 servidores.
Não havendo mais perguntas, o presidente da sessão vereador Márcio Malt, indagou se havia perguntas do público ou de internautas. Constatando que havia pergunta de internautas passou a enumerá-las:
Silvia (silvanashituri34@gmail.com) pergunta: Quando será feito o muro do cemitério São João Batista?
Resposta: A secretária informou que ainda não tem previsão.
Pergunta: Por qual motivo não tem funcionários no Velório Municipal?
Resposta: A secretária respondeu que no Velório Municipal tem funcionário, e colocou-se a disposição da internauta para esclarecer possível desencontro ocorrido, quando da verificação da internauta.
Não havendo mais perguntas, o presidente passou a palavra para a senhora Secretária, para suas considerações finais.
A Secretária agradeceu o convite da Comissão Permanente de Administração Pública através de seu presidente Márcio Alexandre de Souza, bem como agradeceu pela oportunidade de estar na Casa de Leis, e principalmente pelas cobranças, mesmo porque os vereadores são a voz da população, reiterou a importância do trabalho da Secretaria de Administração, e a parceria com o Legislativo, que tem a responsabilidade de elaborar as leis e cobrar do Executivo a sua aplicabilidade, além de debater questões ligadas ao interesse de todos os munícipes. Reiterou que estará à disposição dos nobres edis para todo e quaisquer esclarecimentos.
O senhor Presidente finalizou agradecendo a presença da Secretária, Cíntia, e dos membros da sua equipe. Enalteceu também a parceria entre Executivo e Legislativo. Agradeceu a participação dos servidores desta casa, e nada mais havendo a ser tratado, às dezessete horas e trinta e quatro minutos deu por encerrada a Audiência Pública da Secretaria Municipal de Administração.
Acompanharam a Audiência Pública, os seguintes servidores, Agente Administrativo Raziel Shinosuke Ueda, Diretora de Comunicação Vivian Turcato, Secretário Especial Parlamentar Juvenal Antonio da Silva, Auxiliar Administrativo Sidnei Roberto da Silva, Auxiliar Administrativa Maria Carolina, Secretário Especial Parlamentar Douglas Francisco Martins da Silva, Auxiliar Administrativo Arthur H. Condello, Analista de T.I. Lucas, Secretário Especial Parlamentar Douglas Martins, Encarregada de Cerimonial Danielle Itimura, Webdesigner Taiane, dos agentes de segurança Marcos e Sérgio, das responsáveis pela Copa Francisca e Márcio.
Plenário Francisco Marques Figueira, 10 de junho de 2025.
Vereador Márcio Alexandre de Souza
Presidente Comissão Permanente de Administração Pública
Vereador André Marcos de Abreu
Relator
Vereador João Batista Nogueira de Azevedo
Membro
Ciente: Mesa Diretora
Presidente: Artur Yukio Takayama
1º Secretário: André Marcos de Abreu
2º Secretário: Rogério Castilho