21ª Audiência Pública – Prestação de Contas da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Econômico e Geração de Emprego
Ata da Vigésima Primeira Audiência Pública, realizada na Câmara de Vereadores “Palácio Deputado José de Souza Cândido”, nas dependências do Plenário “Francisco Marques Figueira”, cujo prédio fica situado na rua dos Três Poderes, nº 65, Jardim Paulista, em Suzano-SP. Ao vigésimo terceiro dia do mês de outubro de 2025 às dezessete horas e dois minutos deu-se início à Vigésima Primeira Audiência Pública do Primeiro Exercício da Décima Nona Legislatura, sob a presidência do Ver. Dirceu Carlos da Silva – Presidente da Comissão Permanente de Economia – que cumprimentou a todos os presentes, declarou aberta a sessão e anunciou: Esta Audiência Pública, presidida pela Comissão Permanente de Economia, tem por finalidade a prestação de contas da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Econômico e Geração de Emprego, nos termos da Lei Orgânica Municipal, Regimento Interno desta Casa de Leis e em especial da Resolução nº 005/2021.
O Presidente constituiu uma comissão formada pelos vereadores Jaime Siunte e Artur Yukio Takayama, para recepcionar o Secretário de Desenvolvimento Econômico e Geração de Emprego Mauro Rodrigues Vaz, o diretor de divisão Arrones Junior, o diretor de Industria e Comércio Fernando Fernandes e o diretor de Agricultura Minoru Harada, para adentrar ao plenário e compor a Mesa.
Presentes os vereadores Artur Takayama e Jaime Siunte. A seguir, o presidente passou a palavra ao secretário Mauro Vaz, para fazer suas considerações iniciais.
O secretário Mauro Vaz cumprimentou o Presidente Dirceu, agradeceu o convite, bem como a oportunidade de apresentar aos nobres vereadores, a prestação de contas da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Econômico e Geração de Emprego, relativamente ao segundo quadrimestre de 2025. Agradeceu também os vereadores pela parceira e contribuição para cada vez mais ajudar na administração da cidade, quer com relação ao desenvolvimento, quer quanto à geração de emprego.
Iniciou, comentando sobre a composição da secretaria e seus departamentos a saber:
• Agricultura e Incra;
• Atendimento aos Munícipes (Centrus/Centrus Norte);
• Relações Institucionais;
• Empreendedorismo – Sebrae / Banco do Povo;
• Artesanato;
• Turismo;
• Geração de Emprego e Renda, e;
• PAT/PEI/PAV. Sendo:
PAT – Posto de Atendimento ao Trabalhador;
PEI – Posto de Empregabilidade Inclusiva, e;
PAV – Posto de Atendimento Virtual, esses dois últimos criados recentemente.
Em seguida detalhou cada um dos departamentos e suas respectivas atividades.
Sobre o atendimento ao público, esclareceu que é feito em dois locais distintos:
O Centrus Paulo Portela e o Centrus Norte, localizado na zona norte, no bairro Dona Benta, junto ao Mercado Nagumo.
No Centrus Norte foram 9.186 atendimentos, sobre:
Protocolo = 21; Suzano Mais Emprego = 293; Banco do Povo = 206; Sebrae = 1.616; Cartão SUS = 2.954; JARI = 60; IPTU = 3.858; PAT = 05; Outros = 173. Destacou que os atendimentos no Banco do Povo Paulista geraram 05 contratos cujo montante foi de R$ 68.837,81.
No Centrus localizado na rua Paulo Portela, ao lado da Prefeitura, houve no período 50.688 atendimentos assim distribuídos:
• IPTU/Isenção/Dívida Ativa = 30.560;
• Cartão SUS = 3.761;
• Jari = 10.306;
• Protocolo foram 2.397;
• Vigilância = 82
• Obras = 509;
• PAV – atendimento virtual = 175
• Outros = 61
No Banco do Povo houve 238 atendimentos que resultaram na formalização de 20 contratos envolvendo o montante de R$ 312.430,29, que representou um crescimento de 214% sobre o período anterior.
No segmento SEBRAE AQUI/MEI foram 2.500 atendimentos.
Continuando destacou o trabalho realizado na parte de Relações Institucionais com o terceiro setor, principalmente no tocante às parcerias. Nestas parcerias com empresas locais, foram realizadas 12 visitas, que resultaram 5 atendimentos a diversas demandas. Nas parcerias que envolveram empresas e o Fundo Social de Solidariedade, resultaram em cestas básicas, empréstimos de Empilhadeiras, Paleteiras e Guinchos, e principalmente um excelente relacionamento entre o Poder Público, o Terceiro Setor e Instituições.
Na sequência falou sobre Eventos, destacando a Feira do Empreendedor 2025 realizada com o SEBRAE, que teve um público estimado em 1.500 pessoas que visitaram o Stand, no período de 15 a 18 de outubro.
Com relação à Agricultura falou que atualmente são 110 agricultores parceiros, com 65 produtores atendidos. Agradeceu aos vereadores o apoio financeiro com as emendas impositivas que muito contribuíram para a aquisição dos produtos dos agricultores. Além disso foram efetuados 350 atendimentos técnicos aos agricultores.
Sobre o INCRA – Instituto Nacional de Colonização e reforma Agrária foram realizados 390 atendimentos aos produtores rurais.
Quanto às Ações foram atendidas 27 entidades pelo Banco de Alimentos.
Também foram doadas as entidades, 82,38 toneladas de alimentos, abrangendo 2.502 famílias e 1.423 refeições.
Agradeceu aos vereadores pela destinação de emendas impositivas que proporcionam aumento nos recursos do PMAA. (Plano Municipal de Alimentação). Detalhou que o PAA é um Programa do Governo Federal destinado à aquisição de alimentos. Anualmente enviam R$ 500.000,00 e o Governo Estadual R$ 200.000,00 e Governo Municipal, coloca mais R$ 400.000,00. Essa verba é destinada à aquisição de produtos dos agricultores locais.
Na sequência passou a palavra para a Vanessa responsável para área do Artesanato e da Feira Permanente Max Feffer, para seus esclarecimentos: Iniciou dizendo que estão organizando o calendário anual para atender os artesãos, ou seja, colocação de pontos de venda onde há muito trânsito de pessoas, por exemplo: Praças, Boulervard, Festa do Baruel, Parques, etc. Disse que pela primeira vez foi colocado dentro do shopping de Suzano e foi um sucesso.
Neste último período a atividade consistiu em:
• 80 feiras realizadas sempre aos Sábados e Domingos de janeiro a outubro.
• Chamamento Público para cadastro de novos artesãos, com mais 75 novos artesãos este ano.
• Hoje temos 380 artesãos ativos com Carteira Municipal.
Ações realizadas:
• Curso com Parceria com o Senar: Bordado com a participação de 20 artesãs, com duração de 4 meses de curso de setembro a dezembro.
• Dia do Artesão 19 de março, foi comemorado no Suzano Shopping com a participação de 80 artesãos. A data foi escolhida em homenagem a São José, o padroeiro dos artesãos.
• Mega Dia das Mães no Suzano Shopping com 30 artesãos e no Glicério Boulevard com 40 artesãos;
Falou sobre Turismo, abordando as atividades. Mencionou que finalmente houve a aprovação da inclusão do município no MIT (Município de Interesse Turistico) o que resulta numa subvenção ao município de R$ 800.000,00/ano. Detalhou os trabalhos realizados:
• Curso no Senac para duas funcionárias – Curso de Guia Turístico;
• Reunião com o Presidente do Conselho Municipal de Turismo, Paulo Kenzo Uemura;
• Criação da Rota da Fé – Caminho das Intercessoras; Paróquia Santa Rita de Cássia;
• Visita ao Deputado Estadual, Marcos Damásio: Projeto de Lei para o Reconhecimento do Estado à Rota da Fé – Caminho das Intercessoras;
• Atualização do Plano Diretor de Turismo – USP -Universidade de São Paulo;
• Rota do Yakisoba, e;
• Parceria com o Sebrae – Curso: Mediação de Visitas – Turismo Cultural.
Dando continuidade pediu ao diretor Arrones Junior que falasse um pouco sobre o Mercado Municipal Gastronômico inaugurado em Suzano, ao lado do largo da feira.
O diretor Arronez detalhou que são 19 Box (unidades), sendo que 16 estão em funcionamento, duas prontas para inauguração e 01 disponível. Citou o movimento de circulação média de 6.000 pessoas/mês, e um faturamento estimado de R$ 205.000,00/mês. Esclareceu que ainda estão em fase de chamamento para ocupação do box existente, e as condições são que não podem ser repetidos os produtos comercializados, há um aluguel e taxa de condomínio cujos dados podem ser obtidos na secretaria.
Sem seguida o diretor Arronez falou sobre o Programa Suzano Mais Emprego, detalhando que há 3.198 vagas em aberto. No período foram recebidos 10.576 currículos e foram encaminhados 24.707. Explicou que o fluxo de admitidos e demitidos, detalhado no CAGED (cadastro geral de empregados demitidos/admitidos) há um saldo positivo de 651.
Quanto ao PAT – Posto de Atendimento ao Trabalhador foram 2.630 atendimentos, inscritos 420, vagas ofertadas 60, Encaminhamentos 221 e Seguro Desemprego 1.794.
No tocante ao PEI – (Polo de Empregabilidade Inclusiva) os números são:
Atendimentos 18; Indicações para as Empresas 12; Novos Atendimentos durante o mês 09; Empresas do Município que aderiram ao Programa 01 e Empresas que divulgaram vagas no Município 03; Total de Inserções em empresas do Município 02.
Quanto ao Programa Suzano Mais Emprego para facilitar o atendimento agora, para você consultar e se candidatar às vagas do Suzano Mais Emprego basta clicar no link https://suzano.sp.gov.br/web/desenvolvimento-economico-egeracao-de-emprego/suzano-mais-emprego/ Depois em “Clique aqui e conheça o APP do Suzano Mais Emprego”, clicar em “Cadastre o seu curriculum” e preencher seus dados em cada etapa.
Finalizando retornou a palavra ao Secretário Mauro Vaz, que agradeceu ao presidente pela oportunidade de vir a esta Casa de Leis apresentar o resultado do trabalho de sua equipe relativo ao segundo quadrimestre de 2025. A seguir colocou-se à disposição, para responder as perguntas dos vereadores e prestar os esclarecimentos necessários.
O presidente agradeceu a presença do secretário, e a seguir franqueou a palavra aos vereadores e para perguntas do público e internautas.
O primeiro vereador a perguntar foi o vereador Jaime Siunte. Cumprimentou os ocupantes da mesa diretora e parabenizou o secretário e sua equipe pelo trabalho desenvolvido.
Pergunta: Qual a possibilidade de se resgatar o Parque Miraporanga.
Resposta: O secretário respondeu que houve tentativas de aquisição, mas não havia os documentos necessários. Com a morte do proprietário, Sr. Samuel, ficou mais difícil.
Pergunta: Como se adquire uma vaga no Mercado Municipal?
Resposta: Hoje temos a Associação que administra o Mercado. A forma de aquisição é por “chamamento público”. Atualmente temos 3 boxes vazios, mas dois já estão em tratativas. Resta apenas um. Importante, não pode haver mais de um box comercializando o mesmo produto.
O segundo vereador a se manifestar foi o vereador Artur Yukio Takayama. Cumprimentou a todos e parabenizou o Secretário pelo excelente serviço que vem realizando na cidade.
Pergunta: A princípio disse ter uma dúvida. Acessou o aplicativo e verificou que hoje temos 1.187 vagas abertas e indagou: Qual a dificuldade do cidadão se inserir no mercado de trabalho?
Resposta: O secretário respondeu que o maior problema é a qualificação. A empregabilidade atual é de 2.000 a 3.000 pessoas por mês, mas o número de demitidos no período são bem próximos ao número de vagas. O diretor Arronez acrescentou que hoje tem o “Programa Qualifica SP”, que prepara a pessoa para o mercado de trabalho. Tem também o “PEM” Programa primeiro emprego.
Pergunta: Sobre o PEI parabenizou pela implantação e indagou se tem algum projeto para implantação de acessibilidade digital, especialmente para deficiente visual?
Resposta: O programa para deficiente visual ainda não está implantado, mas deve ser a partir de janeiro vindouro.
Pergunta: No mês passado foi implantado o PAV – Programa de Atendimento Virtual?
Resposta o diretor Arronez disse que o PAV já foi implantado e está sendo muito utilizado. Já foram atendidas 175 pessoas, não só de Suzano, mas também de outras cidades como Itaquaquecetuba, Mogi das Cruzes, etc. Acrescentou que estão recebendo novos equipamentos para melhorar e aumentar o volume de atendimentos.
Complementando, o Secretário agradeceu ao vereador porque esse programa surgiu de uma iniciativa deste vereador.
Não havendo mais perguntas dos vereadores, o presidente da sessão vereador Dirceu, indagou se havia pergunta de internautas.
Não havendo mais perguntas, o presidente passou a palavra para o secretário Mauro Vaz, para suas considerações finais.
O Secretário agradeceu o convite da Comissão Permanente de Economia, através de seu presidente Dirceu, bem como agradeceu pela oportunidade de estar na Casa de Leis, e principalmente pelas cobranças, mesmo porque os vereadores são a voz da população, reiterou a importância do trabalho da Secretaria de Desenvolvimento Econômico e Geração de Emprego, e a parceria com o Legislativo, que tem a responsabilidade de elaborar as leis e cobrar do Executivo a sua aplicabilidade, além de debater questões ligadas ao interesse de todos os munícipes e também agradeceu o direcionamento de emendas impositivas. Agradeceu também a presença dos colaboradores integrantes da sua equipe. Reiterou que estará à disposição dos nobres edis para todo e quaisquer esclarecimentos.
O Senhor Presidente finalizou agradecendo a presença do Secretário de Desenvolvimento Econômico e Geração de Emprego. Enalteceu, também a parceria entre Executivo e Legislativo. Agradeceu a presença dos vereadores Artur Takayama e Jaime Siunte, a participação dos servidores desta casa, e nada mais havendo a ser tratado, às dezoito horas e dois minutos deu por encerrada a Audiência Pública. Acompanharam a Audiência Pública, os seguintes servidores, Agente Administrativo Raziel Shinosuke Ueda, Assessora de Gestão Legislativa Carol, Diretoria de Comunicação Taís, Secretário Especial Parlamentar Douglas Francisco Martins da Silva, Auxiliar Administrativo Arthur H. Condello, Analista de T.I. Lucas, Secretário Especial Parlamentar Juvenal Antonio da Silva, Encarregada de Cerimonial Danielle Itimura, Auxiliar Webdesigner Bismark, Agente Administrativo Sidnei das responsáveis pela Copa Francisca e Renato, Agente de Segurança Benedito.
Plenário Francisco Marques Figueira, 23 de outubro de 2025
Vereador Dirceu Carlos da Silva
Presidente Comissão Permanente de Economia
Vereador Jaime Siunte
Relator
Vereador Max Eleno Benedito
Membro
Ciente: Mesa Diretora
Presidente: Artur Yukio Takayama
1º Secretário: André Marcos de Abreu
2º Secretário: Rogério Aparecido Castilho




