Agora é lei: Caminhada Patrulha Maria da Penha é instituída no calendário de eventos em Suzano

17 de novembro de 2023

Descrição da imagem #PraCegoVer: de pé, vereador professor Toninho Morgado fala ao microfone na Tribuna da Câmara.

Acaba de ser publicada hoje (17), em edição extra do Diário Oficial Eletrônico do Legislativo de Suzano (Doel), a lei 5.510/2023, que institui no calendário de eventos da cidade a Caminhada Patrulha Maria da Penha pelo Fim da Violência contra a Mulher, de autoria do vereador Antonio Rafael Morgado (PDT), o professor Toninho Morgado. A legislação foi aprovada pela Câmara no mês passado.

“Ao reunir a comunidade em um evento marcante, objetiva-se não apenas disseminar informações sobre os mecanismos de proteção disponíveis, mas também criar um espaço de acolhimento e apoio para as vítimas e suas famílias”, detalhou professor Toninho Morgado na justificativa do projeto.

A nova lei define o terceiro sábado de agosto como data anual para realização da caminhada, já que é neste mês que se celebra o Agosto Lilás, dedicado à conscientização e combate à violência de gênero.

Está estabelecido na lei que cabe ao Executivo, durante a realização da Caminhada Patrulha Maria da Penha pelo Fim da Violência contra a Mulher, promover ações como o desenvolvimento de campanhas educacionais e preventivas sobre a violência contra a mulher; disponibilização de informações sobre os serviços e mecanismos de proteção às vítimas; orientação sobre os direitos das mulheres e as formas de denúncia; e outras atividades relacionadas à promoção da igualdade de gênero e ao fim da violência contra a mulher.