Alunos do Curso Básico de Libras da Câmara de Suzano recebem certificado; intérprete será homenageada pelo Legislativo
Descrição da imagem #PraCegoVer: de pé, no palco do Cineteatro Wilma Bentivegna, alunos da Câmara de Suzano do curso de Libras posam para foto.
Foto: Divulgação/Prefeitura de Suzano
Os alunos do Curso Básico da Língua Brasileira de Sinais (Libras) para funcionários da Câmara de Suzano receberam na manhã de hoje (30) certificados no Cineteatro Wilma Bentivegna, junto com os demais servidores da Prefeitura. A capacitação foi uma parceria da Escola do Legislativo Olavo Leonel Ferreira, da Casa de Leis, com o Executivo, ministrada pela intérprete Claudia Oliveira.
Durante o evento, o presidente do Legislativo, Artur Takayama (PL), anunciou que Oliveira receberá a Medalha Antônio Marques Figueira, uma das maiores honrarias da Câmara. Ele também agradeceu a oportunidade dada pela Prefeitura, já que a parceria permitiu que, pela primeira vez, os funcionários da Casa de Leis participassem da formação.
Também estavam presentes no evento os vereadores Benedito dos Santos Moraes (MDB), o Inhame, e Josias Ferreira Silva (PCdoB), o Josias Mineiro.
O prefeito Pedro Ishi (PL) parabenizou cada um dos 64 formandos e destacou que projetos de inclusão estão entre as prioridades do governo. O secretário de Comunicação Púbica, Paulo Pavione, revelou que a formação terá continuidade. Ainda participaram da atividade o vice-prefeito Said Raful; a primeira-dama e presidente do Serviço de Ação Social e Projeto Especiais (Saspe), Déborah Raffoul Ishi; o chefe de gabinete Afrânio Evaristo da Silva; o controlador geral César Braga e o secretário de Assuntos Jurídicos, Renato Ferraris.
A intérprete Claudia Oliveira disse aos formandos que eles “se abriram para uma nova forma de se comunicar” e que espera que continuem estudando Libras, pois a inclusão é responsabilidade de todos.
O curso
O Curso Básico de Libras foi realizado na Câmara de Suzano entre os meses de maio e junho, de forma presencial, totalizando 30 horas.