Câmara de Suzano homenageia pai e filho com medalhas Suzano Brandão e Antônio Marques Figueira

14 de novembro de 2025


Descrição da imagem #PraCegoVer: de pé, no Plenário da Câmara, Reinaldo Katsumata segura a medalha recebida, enquanto seu pai, Roberto, segura a placa em sua homenagem. Ambos estão ladeados pelo vereador João Sabugo (ao centro), parentes e amigos. Acima deles, na Mesa Diretiva, estão vereadores, prefeito e demais autoridades presentes ao evento.

Foto: Wanderley Costa

A Câmara de Suzano realizou na noite de ontem (13) uma sessão solene para homenagear pai e filho que fazem parte da história da cidade e da colônia japonesa: Roberto Katsumata, que recebeu a Medalha Suzano Brandão, e Reinaldo Takashi Katsumata, agraciado com a Medalha Antônio Marques Figueira. As honrarias são de autoria do vereador João Batista Nogueira de Azevedo (PRD), o João Sabugo.

A cerimônia foi conduzida pelo presidente da Câmara, vereador Artur Takayama (PL), e contou com as presenças do vereador Josias Ferreira Silva (PCdoB), o Josias Ferreira; do prefeito de Suzano, Pedro Ishi (PL); do ex-prefeito e atual secretário do Verde e Meio Ambiente da cidade de São Paulo, Rodrigo Ashiuchi (PL); do vice-prefeito de Suzano, Said Raful (PSD); do secretário de Meio Ambiente, André Chiang (PL); do secretário de Comunicação Pública, Paulo Pavione; do secretário de Desenvolvimento Econômico de Mogi das Cruzes, Sadao Sakai; do secretário de Governo de Suzano, Alex Santos; além do ex-vice-prefeito e ex-presidente da Câmara Walter Roberto Bio e outras autoridades, familiares e amigos dos homenageados.

Autor das proposituras, João Sabugo falou em nome da Câmara e fez um discurso lembrando que iniciou sua vida profissional ainda jovem, trabalhando com o avô da família, o imigrante japonês que chegou a Suzano na década de 1920. O vereador resgatou a trajetória de mais de um século da família Katsumata no município, citando o papel dos antepassados na agricultura, na organização comunitária e no desenvolvimento econômico local.

Nos discursos, o secretário André Chiang e o ex-prefeito Rodrigo Ashiuchi destacaram os oito anos de atuação de Reinaldo na presidência do Bunkyo de Suzano, sua presença constante nos eventos culturais, sociais e esportivos e o papel que exerce como referência regional da comunidade nipo-brasileira.

Gratidão

Reinaldo fez o discurso de agradecimento e relembrou a chegada do avô ao Brasil, em 1925, a bordo do navio que o trouxe do Japão até o Porto de Santos, e a escolha de Suzano como lugar para construir a vida da família. Ele citou a participação do avô nas primeiras plantações de chá, caqui e morango da região, bem como a fundação de associações que ajudaram a organizar os agricultores locais.

O prefeito Pedro Ishi utilizou a palavra para parabenizar os homenageados e reforçar o vínculo da família com a história da cidade.

O chefe do Executivo afirmou que as honrarias aprovadas pela Câmara representam o reconhecimento de Suzano a “duas histórias profundamente ligadas à identidade da cidade” e agradeceu à família Katsumata pelo legado construído ao longo de quatro gerações. “E é por isso que ambos integram um grupo seleto de cidadãos cuja vida inspira e honra Suzano”, declarou Takayama no encerramento da solenidade.