Câmara de Suzano homenageia Roberto e Reinaldo Katsumata em sessão solene nesta quinta (13)
Descrição da imagem #PraCegoVer: vereador João Sabugo, sentado na Mesa Diretiva da Câmara, sorri para a foto. Ele usa blazer preto e camisa social rosa.
Foto: Wanderley Costa
A Câmara de Suzano realizará amanhã (13), às 18h30, uma sessão solene para entrega da Medalha Suzano Brandão a Roberto Katsumata e da Medalha Antônio Marques Figueira a Reinaldo Takashi Katsumata. As homenagens são de autoria do vereador João Batista Nogueira de Azevedo (PRD), o João Sabugo, e foram aprovadas pelos demais parlamentares.
Roberto Katsumata nasceu em São Paulo em 1938 e é o filho mais velho de Heijiro Katsumata, um dos primeiros imigrantes japoneses a se estabelecer em Suzano, em 1925. Ele ajudava seus pais desde a infância nas atividades agrícolas.
Na década de 1950, Roberto passou a trabalhar na feira, auxiliando seus pais na venda dos produtos do sítio. Já na década de 1960, adquiriu um caminhão e passou a transportar frutas e verduras de diversos agricultores de Suzano para serem comercializadas em São Paulo e no Rio de Janeiro. Casou-se em 1970 com Yoko Tuji, com quem teve três filhos.
Em 1973, tornou-se associado da Associação Cultural Suzanense – Bunkyo Suzano, onde atuava como voluntário. Exerceu o cargo de kuchô (responsável por setor) e, atualmente, integra o Conselho Deliberativo da entidade.
Também em 1973, assumiu o transporte da Cooperativa Agrícola Sul Brasil de Suzano, levando frutas e verduras produzidas por centenas de agricultores cooperados da cidade até a Companhia de Entrepostos e Armazéns de São Paulo (Ceagesp). Permaneceu na função até setembro de 1992, quando a cooperativa encerrou suas atividades.
Entre 1992 e 2006, trabalhou no Japão como dekassegui. Ao retornar ao Brasil, aposentou-se e passou a se dedicar ao cuidado dos netos. Em 2023, foi homenageado com o Diploma de Honra ao Mérito concedido pelo governo do Japão, por meio do cônsul-geral do Japão em São Paulo, Ryosuke Kuwana, em reconhecimento à sua contribuição para o desenvolvimento agrícola da região. Hoje, aos 86 anos de idade, Roberto mantém uma vida ativa: é praticante de corrida de rua e treina diariamente no Parque Max Feffer. Corre 5 quilômetros por dia e já conquistou diversos troféus e medalhas nas provas das quais participa, sempre representando a cidade de Suzano, que há 100 anos acolheu sua família.
Reinaldo Takashi Katsumata é o filho mais velho de Yoko Tuji e Roberto Katsumata. Passou a infância no bairro Parque Maria Helena e, aos 12 anos, começou sua jornada profissional como balconista no mercado da Cooperativa Agrícola Sul Brasil de Suzano. Em 1987, ingressou na Escola Técnica Estadual Presidente Vargas, em Mogi das Cruzes, para cursar Eletrotécnica. No mesmo ano, passou a integrar o departamento de jovens Seinenkai da Associação Cultural Suzanense – Bunkyo Suzano.
Aos 18 anos, iniciou sua carreira como escriturário no Banco América do Sul de Suzano. Porém, em 1991, pediu demissão e decidiu ir para o Japão como dekassegui, onde permaneceu até 1996. Nesse período, conheceu Fumiko Fukushima Katsumata, com quem se casou e teve três filhos. Sua esposa faleceu em 2017, vítima de leucemia.
De volta ao Brasil, Reinaldo iniciou, em 1998, sua trajetória no Hospital e Maternidade Campos Salles como escriturário. Ao longo do tempo, ascendeu aos cargos de chefe de Faturamento e gerente administrativo. Com o apoio da instituição, obteve uma bolsa de estudos e se formou em Administração de Empresas e Administração de Serviços Hospitalares.
Em 2002, a convite de Kazuyti Iuahara, Reinaldo voltou a fazer parte da diretoria do Bunkyo Suzano, contribuindo com os projetos sociais da associação. Em 2008, foi eleito vice-presidente do Bunkyo e, em 2018, assumiu a Presidência, sendo reeleito por mais três mandatos consecutivos (2019-2020, 2021-2022, 2023-2024 e 2025-2026). Sob sua liderança, o Bunkyo tem promovido ações de voluntariado e participado de várias iniciativas sociais, como a Campanha do Agasalho e a Gincana da Melhor Idade, em parceria com o Fundo Social de Solidariedade de Suzano.
Em 2006, Reinaldo ingressou na Prefeitura de Suzano e, desde 2013, atua como analista do Instituto Nacional e Colonização e Reforma Agrária (Incra). Com pós-graduação em Gestão Pública, ocupa atualmente o cargo de chefe da unidade de Suzano.
Em 2018, teve a oportunidade de estudar as atividades culturais no Japão, por meio da Agência de Cooperação Internacional (Jica), com o objetivo de aplicar esse conhecimento nas festividades locais, como a Festa da Cerejeira e o Undokai (gincana poliesportiva).
Participe
A sessão solene é aberta ao público e pode ser acompanhada na sede do Legislativo suzanense (rua dos Três Poderes, 65, Jardim Paulista) ou de forma online, pelo canal TV Câmara Suzano no YouTube (www.youtube.com/TVCamaraDeSuzano) e pela página da Casa de Leis no Facebook (www.facebook.com/camarasuzano).





