Secretário de Transportes responde a perguntas de vereadores e internautas em audiência no Legislativo de Suzano
Descrição da imagem #PraCegoVer: de costas, em primeiro plano vereadores sentados em suas mesas no Plenário da Câmara. À frente deles, na Mesa Diretiva, estão, da esquerda para a direita, o assessor da Secretaria de Transporte e Mobilidade Urbana, Thiago Pricevicius; o vereador Denis; o secretário Claudinei Galo; e o coordenador da secretaria, Rafael Pacheco.
Foto: Wanderley Costa
Em audiência pública realizada ontem (2) na Câmara de Suzano, o secretário de Transporte e Mobilidade Urbana, Claudinei Galo, respondeu a perguntas dos vereadores e de internautas. A reunião foi comandada pelo presidente da Comissão Permanente de Trânsito, Transporte e Mobilidade Urbana da Casa de Leis, Denis Claudio da Silva (PSD), o filho do Pedrinho do Mercado. Também estavam presentes o relator da comissão, Jaime Siunte (Avante); e o membro, Marcos Antonio do Santos (PRD), o Maizena, além dos vereadores Artur Takayama (PL); Givaldo Freitas dos Santos (PL), o Baiano da Saúde; Josias Ferreira Silva (PCdoB), o Josias Mineiro; e Marcel Pereira da Silva (PRD), o Marcel da ONG.
Baiano da Saúde questionou se o Jardim Caxangá, o Jardim Nova América e a estrada dos Barbosa terão linhas de ônibus. Galo respondeu que, no Caxangá, estão sendo feitos novos estudos, pois o bairro apresenta ruas estreitas, o que dificulta a passagem dos ônibus. Em relação ao Nova América, ele disse que os ônibus também têm dificuldade de circular pelas ruas e que o bairro é atendido pelas vans do transporte complementar.
Já sobre a estrada dos Barbosa, o secretário informou que está sendo feita uma avaliação no município com passageiros do transporte público municipal de ônibus e vans para obter informações sobre o perfil dos usuários e a experiência durante as viagens. Iniciada em maio, a pesquisa compreende escutas em pontos de parada e abordagens nos coletivos, em diferentes linhas e localidades da cidade, para que o Executivo possa traçar um diagnóstico do sistema de transporte e embasar estudos para propor melhorias. “Com certeza serão apontadas as necessidades desta localidade”, afirmou Galo.
O vereador Denis questionou se, com o novo estudo, será possível que a Vila Maria de Maggi seja contemplada com uma linha de ônibus. O secretário disse que os novos estudos vão demonstrar se é possível prolongar uma linha até o bairro.
O parlamentar também revelou que tem recebido muitas reclamações, principalmente do Distrito de Palmeiras, de que a Radial, empresa concessionária do transporte coletivo no município, tem deixado de cumprir o itinerário nos finais de semana e no primeiro ou no último horário de segunda a sexta. Galo afirmou que ainda hoje (3) enviaria a fiscalização de Transporte para verificar. “O itinerário e o número de viagens têm que ser cumpridos.”
O parlamentar Maizena questionou se existe um prazo para que a Radial entregue novos ônibus no município. Galo respondeu que os veículos já deveriam ter sido entregues e a empresa apresentou os documentos de compra, mas que o processo leva de 8 a 10 meses. “Alguns já foram trocados, e acredito que até o ano que vem toda a frota nova estará nas ruas”, disse.
Diante da informação, o presidente da Comissão de Trânsito, Transporte e Mobilidade Urbana da Câmara disse irá encaminhar um ofício à secretaria solicitando a listagem dos veículos que estão circulando nas ruas, com a cópia dos documentos.
Semáforo
O vereador Jaime Siunte pediu para que o semáforo da rua Romeu Graziano, em frente à Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais (Apae), tenha o tempo diminuído para evitar assaltos. O secretário disse que se trata de um farol de cinco tempos, por isso fica fechado por 90 segundos, mas que existe uma alternativa de mudança fora dos horários de pico.
Lombada
O vereador Josias Mineiro questionou sobre a instalação de uma lombada na rua Maria José de Campos, onde fica a Escola Municipal Abrão Salomão Domingues, no Tabamarajoara. Galo informou que o projeto já foi entregue à Secretaria de Manutenção e Serviços Urbanos para execução.
Sinalização
O parlamentar Artur Takayama perguntou da possibilidade de reforçar a sinalização de trânsito no cruzamento da rua Dibe Tannus com a estrada Fazenda Viaduto, nas Chácaras Reunidas Guaió. Galo disse que irá verificar o que é possível fazer, por haver uma escola no local, o Centro Educacional Nipo-Brasileiro (Cenibras), e algumas indústrias próximas. Já o vereador Marcel da ONG deu os parabéns ao secretário. “Sempre atuante e disposto a ajudar”, afirmou.
Internautas
Uma internauta perguntou se há estudos para solucionar o trânsito nos horários de pico no município. Galo disse que a inauguração dos trechos das avenidas Roberto Simonsen e da Jorge Bey Maluf irão desafogar alguns pontos, além de outros projetos de curto e médio prazos. A longo prazo, ele citou o projeto de construção das alças do Rodoanel, chamado de Complexo Viário do Alto Tietê.
Outra internauta questionou qual o canal para envio de pedido de rampa de acessibilidade e Galo informou o e-mail smtu@suzano.sp.gov.br e o telefone 4746-1166.
Por fim, outro internauta questionou sobre instalação de abrigo para o ponto de ônibus no Jardim Ana Rosa. Galo disse que a secretaria dispõe de um pequeno valor que está sendo licitado para abrigos em pontos de ônibus solicitados nos anos de 2022, 2023 e 2024.