Vereador André Dourado faz balanço das ações do 1º semestre de 2025
Descrição da imagem #PraCegoVer: sentado em sua mesa no Plenário da Câmara, vereador André Dourado sorri para a foto. Ele usa camisa social rosa e blazer azul.
Foto: Wanderley Costa
O vereador André Dourado (PT) fez o balanço de suas ações de janeiro a junho de 2025. Em seu primeiro mandato, o parlamentar apresentou na Câmara de Suzano 174 requerimentos, 56 indicações, seis moções de aplausos, dois projetos de lei e uma emenda substitutiva, além de ter encaminhado 65 ofícios para órgãos públicos.
Um dos requerimentos destacados por Dourado, e já atendido, foi o enviado em fevereiro, em que ele solicitou ao prefeito Pedro Ishi (PL) a realização de estudos para a construção de uma entrada adequada para o Parque Max Feffer na avenida Paulista, no Jardim Monte Cristo. Segundo o vereador, o local é um dos pontos turísticos mais frequentados do município e o sentimento da população do bairro era de “exclusão” em relação ao acesso.
R$ 1 milhão para a saúde
André Dourado também lembra que conquistou R$ 1 milhão para a saúde de Suzano por meio de emenda parlamentar do deputado estadual Mário Maurici (PT). “Agradeço ao deputado Maurici pelo envio da verba. Buscar recursos para o município também é parte do compromisso que estabeleci com meus eleitores”, afirmou ele.
Enchentes
O vereador ainda ressalta o trabalho que vem fazendo, nos primeiros seis meses de mandato, para por um fim às enchentes do Jardim Monte Cristo. Ainda em fevereiro, ele protocolou um requerimento para solicitar à Prefeitura de Suzano estudos para implementação de um programa temporário de ajuda financeira que alcance os atingidos por enchentes relacionados no mapeamento e cadastro efetuados pelas secretarias de Segurança Cidadã e de Assistência e Desenvolvimento Social.
“Esse auxílio financeiro temporário para épocas de enchentes e alagamentos com certeza ajudará a resolver parte do problema que os moradores atingidos enfrentam ano a ano”, explicou o parlamentar. “Além disso, estamos trabalhando diuturnamente para resolver os problemas físicos estruturais que causam esses desastres”, afirmou.
Já em março, André Dourado esteve no Palácio dos Bandeirantes, sede do governo do Estado de São Paulo, para protocolar ofícios ao governador Tarcísio de Freitas (Republicanos), solicitando a limpeza e desassoreamento de rios e córregos do município.
No primeiro ofício, Dourado pediu para que seja viabilizada a re-escavação de parte do leito do rio Guaió, no trecho que se transformou em valeta após as obras do trecho leste do Rodoanel, no Jardim Monte Cristo. “As chuvas intensas causam alagamentos constantes, trazendo grandes prejuízos à população local, atingindo residências, comércios e comprometendo a mobilidade urbana, situação que exige ação imediata, pois o bairro enfrenta riscos recorrentes e precisa de uma solução definitiva”, escreveu o parlamentar no documento.
Outra ação solicitada pelo vereador foi a limpeza e desassoreamento com escavadeira embarcada no mesmo rio, que deságua no Tietê e abrange bairros como Jardim Quaresmeira, Jardim Suzanópolis, Jardim Monte Cristo, e Vila Maria de Maggi. Dourado também pediu ao governador a construção de um piscinão para minimizar as enchentes e alagamentos no leito do Guaió.
O parlamentar pediu ainda que seja viabilizada a limpeza e desassoreamento com escavadeira embarcada no leito do rio Taiaçupeba-Mirim, que deságua no rio Tietê, no Jardim Maitê e bairros próximos, para minimizar os impactos das enchentes e garantir mais segurança e qualidade de vida para os moradores.
Túnel do Jardim Maitê
André Dourado solicitou à Prefeitura, no início do ano, a manutenção do túnel que liga o Jardim Maitê ao Jardim Colorado. “Diversas pessoas transitam a pé e com veículos pelo túnel, por isso queremos solucionar a questão, que já dura um bom tempo, de forma permanente”, disse o parlamentar. Entre os problemas relacionados, estão infiltração, buracos, tampas de bueiro quebradas e ausência de drenagem.
Dourado também ressalta que trabalhou e cobrou por mais segurança pública no município e atuou na defesa de direitos das pessoas com transtornos do espectro autista (TEA).