Vereador Maizena tem lei publicada e conquistas para destacar no 1º semestre de 2025
Descrição da imagem #PraCegoVer: vereador Maizena sentado atrás de sua mesa no Plenário da Câmara de Suzano. Ele usa óculos e uma jaqueta preta.
Foto: Wanderley Costa
O vereador Marcos Antonio dos Santos (PRD), o Maizena, teve uma lei publicada e diversas conquistas para destacar no primeiro semestre de 2025.
A legislação é a 5.632/2025, que instituiu no município o sistema de proteção, respeito e cuidado às mães de natimorto e com óbito fetal nas unidades de saúde credenciadas no Sistema Único de Saúde (SUS) e da rede privada, disponibilizando às parturientes de natimortos áreas específicas de internação separadas das demais. “É uma questão de dignidade e respeito a estas mulheres que estão sofrendo o luto por seus filhos”, explicou o vereador na justificativa do projeto.
O parlamentar também apresentou neste semestre uma propositura que institui no calendário oficial de eventos de Suzano o Dia Municipal de Conscientização e Orientação sobre o Lúpus, a ser comemorado anualmente no dia 10 de maio, com o objetivo de incentivar ações de orientação, prevenção, diagnóstico precoce e tratamento adequado da doença.
Indicações
O vereador fez três indicações no período. Uma, solicitando que o prefeito Pedro Ishi (PL) implante o Programa “Domingo na Rua – Um Dia de Lazer” no município, como forma de garantir espaços públicos destinados à convivência social e à prática de atividades físicas, especialmente em áreas urbanas, como instrumento essencial para a promoção da saúde física e mental da população.
Na segunda indicação, Maizena pede a “obrigatoriedade de instalação de banheiros químicos removíveis com lavatórios e disponibilização de álcool em gel nos locais onde funcionarão as feiras livres” em Suzano, para assegurar condições adequadas de higiene e saúde tanto para os feirantes quanto para os consumidores, prevenindo riscos sanitários e promovendo um ambiente seguro.
E a terceira indicação recomenda a denominação da rua Um, no Jardim São João, como Edison Luís Aroni, em homenagem póstuma.
Requerimentos
Maizena apresentou 32 requerimentos no primeiro semestre de 2025. Entre eles, ressalta o que solicita o levantamento do memorial descritivo da rua Um, no Miguel Badra, cujo CEP é 08692-060, já que há duas ruas com o mesmo nome no bairro, a segunda com o 08690-890, e nenhuma delas possui denominação oficial registrada nos cadastros do município, o que gera constantes dificuldades de entregas aos munícipes.
O parlamentar também fez um requerimento ao prefeito pedindo para que acione os Correios para que seja atribuído CEP à rua Terezinha Pereira de Noronha, no Jardim São João, para garantir que as correspondências, serviços de delivery e encomendas cheguem aos moradores e comerciantes locais.
Outro requerimento salientado por Maizena no semestre é o que solicita que o Executivo substitua o poste de madeira por um de concreto ou metal na rua Ari Eduardo da Silveira, 160, no Jardim São Bernardino, já que o atual está em condições precárias e trazendo riscos à população.
Conquistas
Por fim, Maizena ressalta duas conquistas importantes do primeiro semestre: o Ecoponto para o Miguel Badra, que é um pedido do vereador de anos, cuja assinatura para a construção foi feita pelo prefeito em 10 de abril, e a área de lazer ao lado da Unidade de Saúde da Família Dr. Eduardo Nakamura, também no Miguel Badra, resultado de uma emenda parlamentar solicitada ao deputado estadual André do Prado (PL), cujas obras estão em andamento.
Homenagens
Neste semestre, Maizena entregou a Medalha Antônio Marques Figueira ao médico Carlos Fernando Foganholi e à advogada e coordenadora do Procon de Suzano Daniela Itice Ferreira, “pelos relevantes serviços prestados ao município de Suzano”.
O vereador também entregou duas moções de aplauso neste período: uma, parabenizando o jornalista e especialista em cobertura política Gabriel Souza, “pelo seu desempenho como comunicador”, e outra ao diretor da Escola Estadual Comandante Jacques Yves Cousteau, Valdir Leiva Ribeiro, “por exercer suas atribuições com competência, dedicação e firme compromisso com a excelência do ensino e da gestão educacional”.