2º quadrimestre: Saúde de Suzano investe mais do que o dobro previsto em lei

26 de setembro de 2023

Descrição da imagem #PraCegoVer: sentados na Mesa Diretiva da Câmara estão, da esquerda para a direita, o secretário Itamar Viana (ao microfone) o presidente da Câmara, Joaquim Rosa e o diretor de Receita, Ademilson Freire.

Segundo informações divulgadas em audiência pública da Secretaria de Planejamento e Finanças, realizada ontem (25), na Câmara, a Prefeitura de Suzano investiu 15,02% acima do que determina a Lei de Responsabilidade Fiscal (LRF) na Saúde. No segundo quadrimestre deste ano, a pasta totalizou R$ 169,40 milhões, representando 30,02% do total das receitas de impostos e transferências constitucionais, sendo 15,02% acima do que determina a legislação.

Já na Educação, o Executivo esclareceu que houve o pagamento de R$ 142,22 milhões, atingindo 24,98% das receitas de impostos e transferências constitucionais.

O secretário de Planejamento e Finanças, Itamar Corrêa Viana, fez a apresentação ao lado do diretor de Receita, Ademilson Freire; da diretora de Contabilidade da Prefeitura, Adriana Melo; e do contador Marcelo Rodrigues.

A reunião foi conduzida pelo presidente da Câmara, Joaquim Rosa (PL); e contou com a presença dos vereadores Edirlei Junio Reis (PSDB), o professor Edirlei; Artur Takayama (PL); Gerice Lione (PL), a esposa do Prefeito da Academia; Marcel Pereira da Silva (PTB), o Marcel da ONG; Lazario Nazaré Pedro (Republicanos), o Lázaro de Jesus; e Jaime Siunte (PSDB).

Segundo Viana, a arrecadação com o Imposto Predial e Territorial Urbano (IPTU) atingiu o total de R$ 112,2 milhões, sendo 69,31% da previsão orçamentária e o Imposto Sobre Serviços (ISS) arrecadou R$ 72,1 milhões, representando 71,34% do previsto.

A Prefeitura de Suzano registrou o total de R$ 9,44 milhões do Imposto sobre Transmissão de Bens Imóveis (ITBI), o equivalente a 57,20% da previsão. Viana terminou a apresentação afirmando que “verifica-se o total controle das contas públicas e o cumprimento integral do que determina a Lei de Responsabilidade Fiscal”.

Perguntas
Os vereadores perguntaram para Itamar sobre emendas impositivas, taxas municipais e outros assuntos.

O vídeo da atividade está disponível no canal TV Câmara Suzano no YouTube (www.youtube.com/TVCâmaraDeSuzano) e na página da Casa de Leis no Facebook (www.facebook.com/camarasuzano).