Agora é lei: restaurantes e praças de alimentação de Suzano devem ter cartazes demonstrando a manobra de Heimlich

13 de abril de 2023

Descrição da imagem #PraCegoVer: vereador Maizena fala ao microfone na Tribuna da Câmara. Ele usa camisa social branca.

Acaba de ser publicada em edição extra do Diário Oficial Eletrônico do Legislativo (Doel) a lei municipal 5.434/2023, que torna obrigatória a fixação de cartazes explicativos que demonstrem a aplicação da manobra de Heimlich em restaurantes, bares, lanchonetes, praças de alimentação de shopping centers e estabelecimentos similares. A legislação, que deverá ser regulamentada pelo Executivo, é de autoria do vereador Marcos Antonio dos Santos (PTB), o Maizena.

A manobra de Heimlich é uma técnica utilizada em casos de emergência por asfixia provocada por um pedaço de comida ou qualquer outro tipo de corpo estranho que fique preso nas vias respiratórias, impedindo a pessoa de respirar. De acordo com a lei, os cartazes deverão ser afixados em locais visíveis, explicando o passo a passo da aplicação.

Na justificativa do projeto de lei, o vereador explica que a manobra de Heimlich é considerada como “o melhor método de desobstrução de vias aéreas em ambiente pré-hospitalar, e é facilmente aplicável, prevenindo a piora da situação até a chegada do socorro especializado”. Segundo Maizena, “é de suma importância que os estabelecimentos dos segmentos alimentícios tenham afixadas as orientações da manobra de Heimlich e saibam como agir diante de uma situação de emergência”.