Agora é lei: Tempo para atendimento da pessoa com Transtorno do Espectro Autista é estipulado em Suzano

30 de novembro de 2023

Descrição da imagem #PraCegoVer: de pé, vereador Rogerio Castilho fala ao microfone na Tribuna da Câmara. Ele usa uma camisa polo escura.

Foi publicada hoje (30), em edição extra do Diário Oficial Eletrônico do Legislativo de Suzano (Doel), a lei 5.513/2023, que dispõe sobre o tempo de atendimento no município de Suzano da pessoa do espectro autista em instituições públicas e privadas, de acordo com os níveis de gravidade. A legislação é de autoria do vereador Rogerio Castilho (PSB).

A lei determina que as instituições públicas e privadas devem fornecer atendimento prioritário, adequado e individualizado para cada autista, levando em consideração os níveis de gravidade do transtorno.

O tempo máximo de espera será definido de acordo com a gravidade do Transtorno do Espectro Autista (TEA). Para grau 1 (leve), o atendimento deverá ser em até uma hora. Para o grau 2 (moderado), em até 45 minutos. Já para o grau 3 (severo), o atendimento deverá ser feito em até 30 minutos.

No entanto, o tempo mínimo estabelecido poderá ser ampliado, a critério do profissional responsável pelo atendimento, desde que justificado e autorizado pelos responsáveis pela pessoa com TEA.

A legislação também determina que as instituições tenham em local visível o tempo máximo de espera para o atendimento do autista. Esse cartaz, segundo a lei, deverá ter a fita quebra-cabeça (símbolo mundial da conscientização do TEA) e as diretrizes e prioridades.

Penalidade

As instituições que não cumprirem o tempo máximo previsto na lei estarão sujeitas a advertência e multa no valor de R$ 2.179,30 (500 unidades fiscais municipais), que pode ser aplicada em dobro em caso de reincidência. O Poder Executivo regulamentará a legislação no prazo de 60 dias, contados a partir de hoje.