Alagamentos e enchentes: audiência na Câmara debate soluções

5 de março de 2024

Descrição da imagem #PraCegoVer: sentados na Mesa Diretiva da Câmara estão, da esquerda para a direita, o secretário de Segurança Cidadã, Afrânio Evaristo da Silva; o vereador Márcio Malt, ao microfone; o secretário de Manutenção e Serviços Urbanos, Samuel Oliveira, e a diretora da Secretaria de Planejamento Urbano e Habitação, Eliene Corrêa Rodrigues Coelho.

Em uma audiência pública que durou quase três horas, a Câmara de Suzano debateu ontem (4) os alagamentos e enchentes que estão castigando a cidade nos últimos meses. A reunião foi comandada pelo presidente da Comissão de Política Urbana e Meio Ambiente do Legislativo, Márcio Alexandre dos Santos (PL), o Márcio Malt, e contou com participação dos secretários de Segurança Cidadã, Afrânio Evaristo da Silva, de Manutenção e Serviços Urbanos, Samuel Oliveira, e da diretora da Secretaria de Planejamento Urbano e Habitação, Eliene Corrêa Rodrigues Coelho.

Os vereadores Artur Takayma (PL); Gerice Lione (PL); Jaime Siunte (PSDB); e Max Eleno Benedito (Podemos), o Max do Futebol, também participaram da reunião.

Malt autorizou a participação do público presente nos questionamentos. Moradores dos bairros Jardim Quaresmeira 2, Jardim Carmem, Jardim Miriam e Jardim Fernandes relataram os problemas registrados pelas fortes chuvas que causaram estragos na cidade recentemente. Inclusive, um dos moradores relatou que perdeu um veiculo em uma enchente no bairro.

Foi a mesma linha de questionamentos feitos pelos parlamentares presentes. Os representantes do Executivo explicaram as ações que a administração municipal está realizando para amenizar estas situações. Entre as iniciativas da Prefeitura, foi divulgado para o público presente o Plano Municipal de Drenagem e Manejo de Águas Pluviais de Suzano. O documento reúne de forma sistemática a coleta de dados, análises espaciais, modelagens hidrológicas, perspectivas de intervenção, estratégias e ferramentas de gestão para melhor administrar a presença e efeitos das águas pluviais na cidade. De acordo com a Prefeitura, o principal objetivo do Plano Municipal é encontrar melhores formas de gerenciar os eventos decorrentes das chuvas na cidade. O documento está disponível no endereço: https://pmdmap.suzano.sp.gov.br/.

Malt ressaltou a importância da realização desta audiência e garantiu que todas as perguntas que foram enviadas pelos internautas serão respondidas por sua equipe. O vídeo da atividade parlamentar está disponível no canal TV Câmara Suzano no YouTube (www.youtube.com/TVCâmaraDeSuzano) e na página da Casa de Leis no Facebook (www.facebook.com/camarasuzano).