Aplaudido de pé, Geraldo Garippo recebe Título de Cidadão Suzanense na Câmara

2 de outubro de 2023

Descrição da imagem #PraCegoVer: de pé, no Plenário da Câmara, Geraldo segura a placa em sua homenagem ao lado do vereador professor Toninho Morgado (à esquerda da foto) e de seus familiares (à direita da foto).

O secretário de Assistência e Desenvolvimento Social de Suzano, Geraldo Garippo, foi aplaudido de pé várias vezes durante a sessão solene de entrega do Título de Cidadão Suzanense que foi realizada na última sexta-feira (29), na Câmara. O público presente lotou o Plenário e a Galeria do Legislativo.

O presidente da Casa de Leis, Joaquim Rosa (PL), comandou a solenidade. Os vereadores José de Oliveira Lima (PDT), o Zé Oliveira; Artur Takayama (PL) e Lazario Nazaré Pedro (Republicanos), o Lázaro de Jesus, acompanharam a entrega da honraria que foi de autoria do parlamentar Antonio Rafael Morgado (PDT), o professor Toninho Morgado.

O prefeito de Suzano, Rodrigo Ashiuchi (PL), e a primeira-dama Larissa Ashiuchi também prestigiaram o evento, assim como secretários do Executivo e representantes de conselhos municipais.

Joaquim Rosa disse que Garippo é “suzanense há anos” e falou sobre sua carreira profissional, que registra passagens na Câmara e na Secretaria de Cultura.

Autor da honraria, professor Toninho Morgado não poupou elogios ao homenageado, principalmente pelo desempenho durante as fortes chuvas que castigaram Suzano em março. O vereador relatou que o secretário esteve presente na região de Palmeiras todos os dias, auxiliando as famílias que foram prejudicadas. “O Geraldo é um homem de propósito, um líder nato”, opinou Toninho. “Eu falo em nome dos mais de 300 mil habitantes que você é muito importante para a nossa cidade”, disse.

Ashiuchi falou que Garippo é “um dos maiores profissionais que já trabalhei”. Você faz diferença na vida das pessoas e na história de Suzano”, ressaltou.

O homenageado, que já tinha recebido aplausos de pé quando entrou no Plenário, no começo da sessão, e depois de receber o quadro com o Título de Cidadão Suzanense, foi novamente ovacionado após a fala do prefeito.

Garippo, em seu discurso, falou sobre as origens de sua família. “Minha mãe foi doméstica durante 40 anos e meu pai foi operário na Ibar, quando mal se tinha direitos trabalhistas e, portanto, eles fizeram um bom trabalho”, frisou. Após agradecer nominalmente os familiares presentes, o secretário agradeceu ao ex-prefeito de Suzano, Marcelo Candido, e ao seu pai, o ex-vereador e deputado estadual José de Souza Candido, pelos aprendizados. Ele também fez questão de elogiar a todos os servidores que integram a equipe da Assistência Social.  “Queria pedir uma salva de palmas para eles, porque a cidade não se faz sem os servidores. Muito obrigado os meus amigos de caminhada pela dedicação de vocês. Sempre que a gente tem um grande desafio a enfrentar, vocês estão lá presentes. Assim foi durante a pandemia, durante as enchentes, no combate à fome, na garantia dos direitos diários. Vocês estão suprindo aquilo que está previsto no SUAS (Sistema Único da Assistência Social), garantindo que o cidadão tenha seu direito, que uma cidade seja melhor, mais justa, mais digna. Então, não se faz serviço público sem servidores públicos. Muito obrigado por essa caminhada”, argumentou.

“Queria dizer que nasci em Poá, mas estou em Suzano há muitos anos. Nadei nas águas limpas do Rio Guaió, frequentei o Koxixo, comi no Saldanha, fui assistir ao ‘Super-Homem’ no Cine Saci e chorei a perda das nossas crianças no Raul Brasil. Aqui eu comi a melhor pipoca do mundo”, finalizou o discurso, falando sobre estabelecimentos comércios tradicionais da cidade. Depois do seu discurso, Garippo foi novamente ovacionado.

Vídeo
O vídeo da sessão solene está disponível no canal TV Câmara Suzano no YouTube (www.youtube.com/TVCâmaraDeSuzano) e na página da Casa de Leis no Facebook (www.facebook.com/camarasuzano).