Aprovada resolução que institui exposição histórica sobre o Legislativo na Câmara de Suzano

19 de março de 2019

Descrição da imagem #PraCegoVer: Vereadores que compuseram a mesa diretiva da Câmara na sessão ordinária de ontem (18). Da esquerda para a direita: Edirlei Junio Reis (PSD), o professor Edirlei, Gerice Lione (PR), a presidente da Câmara e esposa do prefeito da academia, e José Silva de Oliveira (MDB), o Zé Lagoa.

Os vereadores de Suzano aprovaram na sessão de ontem (18) o projeto de resolução que institui a exposição histórica sobre o Legislativo. A mostra deve ser realizada todos os anos no mês de abril, como parte das comemorações do aniversário da emancipação político-administrativa do município, que é celebrado em 2 de abril.

A propositura, que tem o objetivo de tornar oficial uma exposição histórica sobre a Casa de Leis, é de autoria da Mesa Diretiva, composta pelos vereadores Gerice Lione (PR), a esposa do Prefeito da Academia (presidente); Edirlei Junio Reis (PSD), o professor Edirlei (1º secretário); e José Silva de Oliveira (MDB), o Zé Lagoa (2º secretário).

De acordo com o projeto, o público prioritário da exposição é de estudantes de escolas das redes pública e privada do município. “A ação busca preservar e manter viva a memória do nosso município, abrir as portas da Câmara de Suzano para a população e apresentar ao público a importância do Legislativo e dos vereadores, de forma institucional. A atividade possibilitará que a Casa de Leis contribua com a formação da cidadania dos munícipes e aumente a participação popular em seus trabalhos”, explicam os autores da propositura.

O projeto de resolução também determina que a abertura oficial da exposição seja realizada em sessão solene, no espaço destinado à mostra, localizado no 1º andar do prédio, para facilitar o acesso do público.

A exposição de 2019 terá como tema “Mulheres no Legislativo: a história da representação feminina na Câmara de Suzano”, e apresentará as vereadoras que assumiram seus mandatos desde a emancipação do município, há 70 anos. A mostra será aberta em 5 de abril, às 19 horas. Haverá visitação guiada de 8 de abril a 3 de maio. As escolas interessadas já podem agendar a visita pelo portal da Casa de Leis: www.camarasuzano.sp.gov.br.

Este é o segundo ano consecutivo que o Legislativo suzanense realiza uma exposição em abril, para celebrar o aniversário do município. No ano passado, o tema foi “Câmara de Suzano: de 1949 aos dias de hoje”. A mostra recebeu a visita de mais de 2 mil pessoas.

Pauta

Na sessão ordinária de amanhã (20), a partir das 18 horas, os vereadores da Câmara de Suzano votarão o projeto de lei de autoria do vereador Lisandro Frederico (PSD) que institui no município a Semana de Assistência Social. A propositura recebeu uma emenda substitutiva da Comissão de Política Social, que altera seu enunciado para “Semana das Políticas Públicas de Assistência Social”. A emenda, que também será votada amanhã, buscar “dar maior amplitude à comemoração”.

O projeto prevê que a semana integre o calendário oficial de eventos do município próximo ao dia 15 de maio, com palestras, campanhas e aulas, com o objetivo de gerar reflexão, agilização, comemoração e conscientização acerca do tema.

Segundo o vereador autor do projeto, é importante dar visibilidade à assistência social. “Sua função é manter uma política social destinada ao atendimento das necessidades básicas dos indivíduos, mais precisamente em prol da família, maternidade, infância, adolescência, velhice, o amparo às crianças e aos adolescentes carentes, promoção da integração ao mercado de trabalho, bem como a habilitação e reabilitação das pessoas portadoras de deficiência e a promoção de sua integração à vida comunitária.”