Atletas suzanenses serão homenageadas em sessão solene na segunda (30)

27 de outubro de 2023

Descrição da imagem #PraCegoVer: de pé, vereador Artur Takayama fala ao microfone na Tribuna da Câmara. Ele usa terno e gravata.

A Câmara de Suzano fará na segunda-feira (30), às 18h30, uma sessão solene para a entrega da Medalha Antônio Marques Figueira, a medalha oficial do Poder Legislativo, às atletas Luciana Watanabe e Mônica Fillipon Sato. As homenagens foram propostas pelo vereador Artur Takayama (PL) e aprovadas pelos demais parlamentares.

Nascida em Mogi das Cruzes, Luciana Montgomery Watanabe Higuchi mora e trabalha em Suzano. Praticante de sumô, é três vezes vice-campeã mundial da modalidade (2013, 2017 e 2023), cinco vezes terceira colocada em mundiais, oito vezes campeã sul-americana de sumô e 19 vezes campeã brasileira do esporte. Além disso, realiza o projeto Lutas como Forma de Educação em Suzano e Itaquá.

Já Mônica Fillipon Sato nasceu em Bento Gonçalves (RS) e mora em Suzano desde 2015. Pratica a modalidade strongman (levantamento máximo de peso e deslocamento de peso) há cinco anos. Entre seus títulos, está o de tricampeã mundial de strongman Static Monsters. Na última competição, realizada em julho deste ano em Londres, na Inglaterra, Mônica também levantou a maior carga do evento, de 390 quilos. É ainda recordista sul-americana de Apollon (250 quilos) e de deadlift (300 quilos).

“Atletas como Luciana e Mônica enaltecem o nome da cidade e do país mundo afora”, assinala Takayama.

A sessão solene é realizada no Plenário do Legislativo, que fica na rua dos Três Poderes, 65, Jardim Paulista. Também é possível acompanhar o evento de forma online, pelo canal TV Câmara Suzano no YouTube (www.youtube.com/TVCâmaraDeSuzano) ou pela página da Casa de Leis no Facebook (www.facebook.com/camarasuzano).