Balanço parlamentar: vereador professor Toninho Morgado destaca contribuições para Suzano em 2023

21 de dezembro de 2023

Descrição da imagem #PraCegoVer: vereador professor Toninho Morgado sorri enquanto fala ao microfone na Tribuna da Câmara. Ele usa uma camisa jeans.

Ao longo de 2023, o vereador Antonio Rafael Morgado (PDT), o professor Toninho Morgado, apresentou 5 indicações, 12 moções, 9 projetos de decretos legislativos, 3 projetos de lei e 143 requerimentos.

Desde o início do ano, o parlamentar também encaminhou 213 ofícios a órgãos oficiais, incluindo o Departamento de Estradas de Rodagem (DER), a Prefeitura de Suzano, o Departamento de Águas e Energia Elétrica (DAEE), a MRS Logística, a Renovar (coleta e destinação de resíduos sólidos) e a Câmara dos Deputados.

Professor Toninho Morgado ainda destaca a destinação de verba para a aquisição de abrigos em ponto de ônibus no Jardim Planalto, Vila Fatima, Chácara São Judas Tadeu, e o centro de Palmeiras; para playgrounds e academias ao ar livre na Vila Fátima, Parque Heroísmo, Caulim e Jardim Planalto; reforma do Pronto-Atendimento de Palmeiras, da Unidade Básica de Saúde Gregório Bonifácio, na Vila Fátima; da Santa Casa de Suzano; e para compra de medicamentos. Ainda conquistou a construção de lombadas e a instalação de braços com luminárias nos bairros São Luís, Santa Rita, Jardim Planalto e Parque Buenos Aires.

O vereador ressalta as principais conquistas frutos de parcerias firmadas em seu mandato. Com o Executivo e o deputado estadual André do Prado (PL), o vereador conseguiu a pavimentação de diversos bairros, incluindo, Recanto São José, Jardim São Luiz, Estância Americana, Santa Rita de Cássia, Parque Palmeiras, Samambaia, Jardim Silvestre, e Parque Buenos Aires (rua José de Araújo Júnior). Também tiveram início as obras de construção do Terminal Rodoviário de Palmeiras.

Já em parceria com o Executivo e a Companhia de Saneamento Básico do Estado de São Paulo (Sabesp), professor Toninho Morgado salienta a água encanada para os bairros do Caulim, Cerejeiras, Recanto Maria de Jesus, Jardim Dora, Recreio Rio Bonito, Rincão das Lendas e Jardim do Lago. Com a EDP, concessionária do serviço de energia elétrica, ele conquistou, para vários bairros de Palmeiras, a substituição de postes antigos por novos e a manutenção das redes de fiação elétrica.

Em parceria com o Executivo e o Departamento de Águas e Energia Elétrica (Daee), professor Toninho Morgado alcançou o desassoreamento do rio Taiaçupeba Mirim, córregos como o das Lavras e iniciou o processo de regularização de uma área no Parque Buenos Aires.

O vereador destaca que também promoveu o debate e apreciação de vários projetos importantes junto as comissões que ele faz parte. Na Comissão de Educação, Cultura, Esporte e Turismo, participou ativamente na aprovação do Programa Dinheiro Direto na Escola (PDDE) municipal, na definição de gratificações para o Atendimento Educacional Especializado (AEE) e para diretores de escola. Além disso, acompanhou de perto os concursos públicos e seus respectivos editais, direcionando emendas para a reforma de escolas municipais, com destaque para as unidades nos bairros Jardim Planalto e Jardim do Lago.

Na Comissão de Política Urbana e Meio Ambiente, participou da aprovação de leis importantes, com destaque para a Lei de Regularização Fundiária Urbana (Reurb). Ainda participou da realização da audiência pública contra a privatização da Sabesp.

Leis

Em 2023, entraram em vigor as seguintes leis de autoria do vereador professor Toninho Morgado: lei 5.440/2023, que confere autorização ao Executivo para conceder auxílio financeiro às mulheres vítimas de violência doméstica; lei 5.437/2023, que incluiu a Festa Pet Bênção de São Francisco no calendário de eventos da cidade; e a lei 5.510/2023, que adicionou no calendário de eventos da cidade a Caminhada da Patrulha Maria da Penha.

O vereador também destacou suas contribuições e realizações em prol do Distrito de Palmeiras. Ele explicou que enfrenta desafios persistentes, como a construção de uma Unidade de Pronto-Atendimento (UPA) para Palmeiras, a conclusão do Terminal Rodoviário de Palmeiras, a pavimentação definitiva da estrada do Caulim (rua Avelino Mariano Pena), o recapeamento asfáltico da Vila Fátima e a complementação da rua Crispim Adelino Cardoso, a via férrea até o Jardim Planalto, para desafogar o tráfego na rodovia Índio Tibiriçá.