Câmara de Suzano aprova 22 itens em sessão

30 de março de 2023

Descrição da imagem #PraCegoVer: vereadores sentados atrás de suas mesas no Plenário da Câmara.

A Câmara de Suzano aprovou na sessão ordinária da noite de hoje (29) 22 itens. Foram dois projetos de lei, dois projetos de decreto legislativo e 18 moções.

Os projetos de lei aprovados foram: o que autoriza o Executivo a promover o pagamento de auxílio aluguel às mulheres vítimas de violência doméstica no município, de autoria do vereador Antonio Rafael Morgado (PDT), o professor Toninho Morgado, e o que denomina como Renato Rocha Ferreira parte da atual rua Domingos Rocha Ferreira, no bairro Meu Cantinho, de autoria do Executivo.

Os projetos de decreto legislativo aprovados foram: o que concede o Diploma da Medalha Suzano Brandão ao padre Jonas Cunha da Silva, de autoria do vereador Joaquim Rosa (PL), e o que entrega o Título de Empresa Cidadã a Bet Mar Industrial e Comercial Ltda., de autoria do parlamentar Denis Claudio da Silva (União Brasil), o filho do Pedrinho do Mercado.

Das 18 moções aprovadas, 13 são de autoria do vereador Marcos Antonio dos Santos (PTB), o Maizena, a funcionários e secretários da administração municipal, pela atuação durante a enchente ocorrida no município no dia 10 de março. Outras três são de autoria do vereador Denis filho do Pedrinho do Mercado, voltadas a funcionários da Unidade de Pronto-Atendimento André de Abreu, a UPA do Jardim Revista, inaugurada há cerca de dez dias.

O vereador professor Toninho Morgado também teve aprovada uma moção à Patrulha Maria da Penha, pelo excelente trabalho prestado ao município, com ações voltadas para o tema “violência contra as mulheres”. E a vereadora Gerice Lione (PL), a esposa do Prefeito da Academia, apresentou uma moção de apelo ao governador do Estado de São Paulo, Tarcísio de Freitas (Republicanos), para que seja realizada com urgência manutenção corretiva e também preventiva no quilômetro 66 da rodovia Índio Tibiriçá (SP-31).

Tribuna Livre

Durante a Tribuna Livre, o vereador Rogerio Castilho (PSB) pediu maior atenção da Secretaria de Manutenção e Serviços Urbanos ao Distrito de Palmeiras. Já o Professor Toninho Morgado falou da conquista da pavimentação no Distrito de Palmeiras, mas pediu manutenção no bairro Ana Rosa.

O parlamentar Edirlei Junio Reis (PSDB), o professor Edirlei, relembrou a tragédia ocorrida no município em 2018 e o recente ataque de um aluno numa escola estadual de São Paulo, que resultou na morte de uma professora. “Precisamos avançar na construção de um ambiente escolar com maior segurança”, disse.

Denis filho do Pedrinho do Mercado informou que fez um ofício ao Executivo solicitando um estudo para que seja oferecido transporte gratuito dos bairros mais afastados até o Parque Municipal Max Feffer, durante as atividades em comemoração ao aniversário da cidade. “O Max Feffer não possui linhas de ônibus que passam lá. E precisamos pensar na população mais carente.”

O vereador André Marcos de Abreu (PSC), o Pacola, destacou a inauguração da UPA do Jardim Revista e sugeriu a realização de uma reunião com o secretário de Educação para que sejam tratadas ações de segurança nas escolas. “Os professores estão indo para as escolas e não sabem se voltam pra casa”, disse.

O parlamentar Jaime Siunte (PSDB) reivindicou uma audiência pública para discutir a presença de usuários de drogas na Vila Amorim. “Está aumentando a Cracolândia em Suzano, hoje são centenas de pessoas e a população fica a mercê deles.”