Câmara de Suzano aprova reajuste de 9% ao funcionalismo público

23 de março de 2023

Descrição da imagem #PraCegoVer: vereadores sentados atrás de suas mesas no Plenário da Câmara.

A Câmara de Suzano aprovou por unanimidade, na sessão ordinária realizada na noite de hoje (22), o reajuste de 9% ao funcionalismo público.

Foram aprovados dois projetos sobre o tema: um de autoria da Mesa Diretiva da Casa de Leis, voltado aos servidores do Legislativo, e outro de autoria do Executivo, para os funcionários da administração municipal. As duas proposituras preveem o mesmo percentual de reajuste.

Os vereadores também votaram favoravelmente ao veto do Executivo ao projeto de lei de autoria do vereador Marcel Pereira da Silva (PTB), o Marcel da ONG, que dispõe sobre os cães e gatos comunitários no município de Suzano; ao projeto de decreto legislativo que concede o Título de Cidadão Suzanense ao secretário de Educação Leandro Bassini, de autoria do vereador Edirlei Junio Reis (PSDB), o professor Edirlei; à moção de aplauso ao time de futebol japonês Tokai Shoyo e ao treinador Oscar Mazikina, presentes à sessão, de autoria do parlamentar Artur Takayama (PL); ao projeto de lei que acrescenta no calendário de eventos da cidade a Festa Pet Benção de São Francisco, de autoria do vereador Antonio Rafael Morgado (PDT), o professor Toninho Morgado; e ao projeto de lei que declara de utilidade pública municipal a Associação Filantrópica Social e Cultural Dragões Moto Clube Brasil, de autoria do vereador Márcio Alexandre de Souza (PL), o Márcio Malt. “Há décadas o Dragões prestam serviços sociais e de cunho filantrópico na cidade. Na associação, eles não vão fazer só caridade, vão fazer projetos sociais”, afirmou o parlamentar.

Tribuna

Durante a Tribuna Livre, a vereadora Gerice Lione (PL), a esposa do Prefeito da Academia, informou que fará uma moção ao Departamento de Estradas e Rodagem (DER) para que sejam tomadas providências em relação a uma vala de drenagem que já teria atingido o asfalto na rodovia Índio Tibiriçá (SP-31), na altura do Supermercado Semar. “Sabemos da ocorrência da rodovia Mogi-Bertioga (referindo-se à pista que cedeu após as chuvas em fevereiro), só queremos que o DER verifique a situação antes que aconteça um acidente”, explicou. Ela ainda agradeceu à Secretaria de Manutenção e Serviços Urbanos pelo esforço para recuperação da limpeza dos bueiros, evitando novos problemas com enchentes nos bairros.

O vereador Denis Claudio da Silva (União Brasil) o filho do Pedrinho do Mercado, agradeceu o prefeito Rodrigo Ashiuchi (PL) por enviar uma equipe para limpeza na região que compreende os bairros Jardim Monte Cristo, Suzanópolis, Jardim Quaresmeira, Jardim Márcia e Jardim Imperador. Na sessão da semana passada, o vereador havia relatado que esses bairros não teriam recebido a atenção devida para sanar os problemas ocasionados pela chuva do dia 10 de março. “Temos que cobrar, mas também agradecer. O prefeito designou uma equipe para amparar as famílias”, disse.

Denis ainda reclamou de parlamentares que fazem postagens nas redes sociais de serviços conquistados por outros vereadores como se fossem deles. “Depois de toda a briga que tivemos junto à administração, vereadores chegam depois que o serviço já está feito e postam que foram eles que fizeram. Temos que ter respeito um com o outro”. A reclamação foi endossada pelos vereadores Gerice Lione e Leandro Alves de Faria (PL), o Leandrinho.

O vereador professor Toninho Morgado falou na Tribuna sobre dois projetos de sua autoria. Sobre a Festa Pet Benção de São Francisco de Assis, aprovada na mesma noite, ele reforçou que tem o objetivo de alertar para a posse responsável de animais domésticos. Já o outro projeto diz respeito a um auxílio financeiro a mulheres que são vítimas de violência doméstica e que, muitas vezes, acabam voltando a morar com o agressor por dificuldades financeiras. “É uma forma dessas mulheres adquirirem autonomia financeira”, completou.