Câmara de Suzano aprova sete itens em sessão desta quarta (5)  

5 de maio de 2021


Descrição da Imagem:#PraCegoVer: Vereadores no Plenário da Câmara de Suzano.

Crédito da foto: Vivian Turcato/Câmara de Suzano

Os vereadores de Suzano aprovaram sete itens na sessão ordinária realizada na tarde de hoje (5). Entre eles, estão dois projetos de lei de autoria do Executivo: o que cria o Conselho Municipal do Patrimônio Cultural e estabelece normas para preservação do Patrimônio Cultural de Suzano e o que dispõe sobre o Sistema Municipal de Cultura, seus princípios, objetivos, estrutura, organização, gestão, inter-relações entre os seus componentes, recursos humanos e financiamento.

A primeira propositura recebeu duas emendas do vereador Márcio Alexandre de Souza (PL), o Márcio Malt. Já o segundo projeto recebeu duas emendas de Malt e outras duas do vereador Antonio Rafael Morgado (PDT), o professor Toninho Morgado.

Os vereadores também votaram favoravelmente à aprovação de dois projetos de autoria de Márcio Malt. Um deles institui no calendário oficial do município o “Dia de Doar”, a ser comemorado anualmente na terça-feira após o Dia de Ação de Graças. A outra propositura dispõe sobre o programa municipal de incentivo à implantação de hortas, pomares comunitários e compostagem. “É um projeto importante para dar vida a terrenos públicos abandonados em nossa cidade, em que a Prefeitura vai trabalhar em parceria com a comunidade produzindo alimentos”, detalhou.

A Câmara também votou duas moções de aplauso de autoria da vereadora Gerice Lione (PL), a esposa do Prefeito da Academia. A primeira, parabeniza policiais militares do 32º Batalhão e guardas civis municipais, o subcomandante da GCM, André Alves, e a comandante Rosemary Caxito, que participaram da operação de resgate de quatro homens vítimas de roubos de caminhões mantidos em cativeiro em 10 de março.

A segunda moção de aplauso da parlamentar parabeniza o projeto Serviço de Conexão Didática (Secod), da Escola Municipal Maria Odete Cará Gouvêa, em parceria com empresas e a associação de moradores do bairro Estância Americana, que possibilitou a implantação de um ponto de internet numa praça para que os estudantes possam baixar os materiais das aulas e posteriormente fazer a devolutiva aos professores. “Há locais no distrito de Palmeiras em que é complicado acessar a internet. Como a escola é distante da Estância Americana, muitos alunos tinham dificuldade de ir até ela para baixar as matérias para estudo e acabavam deixando de entregar a lição. A escola procurou parceiros que acolheram o projeto e disponibilizaram um ponto e wifi para eles”, explicou.

Ainda foi aprovado na sessão um requerimento do vereador André Marcos de Abreu (PSC), o Pacola, que solicita à Prefeitura com máxima urgência para que sejam realizados estudos para implantar sinalização vertical e horizontal na estrada do Areião, no Jardim Maitê, principalmente referente à proibição de parar e estacionar. Ele usou a Tribuna para apresentar vídeos feitos por moradores, que reclamam há muito tempo de caminhões que transportam minérios e ficam parados na via durante a madrugada. “Isso se torna muito pior quando estacionam ali à noite para descarregar na MRS Logística (empresa que tem a concessão da malha ferroviária de transporte de cargas paralela à estrada do Areião)”, contou.

Tribuna Livre

Durante a Tribuna Livre, o vereador Edirlei Junio Reis (PSDB), o professor Edirlei, reforçou os avanços conquistados em relação à segurança no bairro Casa Branca e informou que, após conversa com o secretário de Manutenção e Serviços Urbanos, Samuel Oliveira, a viela que liga a Casa Branca à Vila Barros limpa. “Infelizmente tivemos um homicídio nesta viela e o secretário concordou que é necessária a iluminação para trazer mais segurança”, revelou.

O vereador Marcos Antonio dos Santos (PTB), o Maizena, também usou a Tribuna para ressaltar que a Prefeitura tem atendido às solicitações dos parlamentares. “Nossa parte é cobrar e fiscalizar, e tudo que estamos pedindo está tendo retorno. Nosso prefeito está vendo a importância dos vereadores na rua”, afirmou. Ele também relatou as melhorias recebidas pela Escola Estadual Jacques Cousteau, no Miguel Badra, graças à emendas enviadas pelo deputado estadual André do Prado (PL). “A escola agora tem acessibilidade, tem um elevador. Ontem eu fiz questão de ir lá, apertei o botão do elevador, parecia um sonho. Isso é maravilhoso.”

O vereador José Oliveira Lima (PDT), o Zé Oliveira, destacou o recapeamento asfáltico que o Jardim Revista irá receber em breve. “Os moradores sonham em ver bairro tão antigo com qualidade”, disse. Ele também pediu apoio dos demais parlamentares para garantir que a Companhia de Saneamento Básico do Estado de São Paulo (Sabesp) leve o Projeto Água Legal ao Jardim Panorama e ao Jardim Gardênia Azul – Gleba II. “As pessoas ligam e falam que estão há dez, 15 dias sem água na torneira”, explicou.

O presidente da Casa de Leis, Leandro Alves de Faria (PL), o Leandrinho, ressaltou na sessão a campanha Maio Amarelo, um movimento que busca chamar a atenção da sociedade para o alto índice de mortos e feridos no trânsito. “A campanha deste ano tem como tema ‘respeito e responsabilidade’”, disse.