Câmara de Suzano assina apoio ao Selo de Acessibilidade Digital

24 de setembro de 2018

Descrição da imagem #PraCegoVer:  sentado em sua cadeira na Mesa Diretiva da Câmara, vereador Leandrinho fala ao microfone. Ele usa roupa social.

O presidente da Câmara de Suzano, Leandro Alves de Faria (PR), o Leandrinho, assinou na semana passada a declaração de apoio e difusão institucional ao Selo de Acessibilidade Digital, concedido pela Secretaria Municipal da Pessoa com Deficiência (SMPED), por intermédio da Comissão Permanente de Acessibilidade – CPA Digital.

“Com esta assinatura, nos unimos a entidades como a Ordem dos Advogados do Brasil (OAB) no auxílio à divulgação do projeto, que certifica páginas que estão dentro dos critérios nacionais e internacionais de acessibilidade digital”, explica Leandrinho. “Esta é mais uma forma de contribuirmos para que outras empresas e órgãos públicos garantam o acesso às informações a todos os cidadãos”, afirma.

O apoio e difusão institucionais serão feitos por meio de publicação de matérias referentes ao Selo de Acessibilidade Digital em informativos, reuniões e seminários do Legislativo suzanense. O selo tem o objetivo de incentivar a adoção de sites acessíveis para pessoas com todos os tipos de deficiência, além de reconhecer organizações que já adotam padrões nacionais e internacionais de navegação acessível – como no caso da Câmara de Suzano, que foi apresentada no evento de lançamento do selo, em maio deste ano, como “caso de sucesso”. A Casa de Leis suzanense foi o primeiro órgão público do Brasil, fora do município de São Paulo, a contar com esta certificação de acessibilidade na web no país.

Entre entidades que já assinaram o apoio ao Selo de Acessibilidade Digital estão o Tribunal de Contas do Município de São Paulo, a Imprensa Oficial do Governo do Estado de São Paulo, o Instituto de Pesquisas Tecnológicas (IPT), a Fundação DorinaNowill, o Centro de Tecnologia da Informação Renato Archer, a Associação Brasileira das Empresas de Tecnologia da Informação e Comunicação, a Associação das Empresas Brasileiras de Tecnologia da Informação, a Associação Brasileira dos Desenvolvedores de Jogos Digitais, a Associação Brasileira das Empresas de Software e a Associação Brasileira de Agências de Publicidade.

Pioneirismo

A Câmara de Suzano é pioneira no Alto Tietê em acessibilidade digital e já auxiliou outros órgãos públicos, como as prefeituras de Suzano e Mogi das Cruzes, a tornarem seus sites oficiais 100% acessíveis. O portal da Casa de Leis (www.camarasuzano.sp.gov.br) entrou em processo de adaptação em 2016 e atualmente conta com o percentual de 100% de aderência às recomendações do Modelo de Acessibilidade em Governo Eletrônico e práticas como: acesso das informações por teclado, para pessoas com restrições motoras; semântica de código; e descrição de imagens, para deficientes visuais. O projeto é desenvolvido pela webdesigner Taiane Fernandes.

Em 2016, o site oficial do Legislativo suzanense ficou entre os cinco finalistas da quarta edição do Todos@Web – Prêmio Nacional de Acessibilidade na Web, na categoria “Projetos Web Governamentais”. Em junho deste ano, a Câmara de Suzano também promoveu o evento “Acessibilidade Digital em Ação”, em parceria com a Prefeitura, por meio do Fundo Social de Solidariedade, para discutir uma internet acessível para todos.