Câmara de Suzano concederá Título de Cidadão Suzanense ao major Joaquim Castro de Souza
A Câmara de Suzano concederá Título de Cidadão Suzanense ao major Joaquim Castro de Souza, em sessão solene que será realizada amanhã (02) às 19 horas.
O decreto, de autoria do vereador Claudio Anzai (PSDB), destina a honraria ao major e leva em conta seus relevantes e inestimáveis serviços prestados ao município e sua contribuição para o desenvolvimento e progresso de Suzano.
O homenageado ingressou na Polícia Militar do Estado de São Paulo (PMESP) em 1984, aos 18 anos. Em 1994 passou em concurso na Academia de Polícia Militar do Barro Branco, onde se formou Aspirante a Oficial. Foi para a Rondas Ostensivas Tobias de Aguiar (Rota), atuando por cinco anos e se destacando no comando do Pelotão.
Em 2003 foi transferido para a cidade de Suzano, como Tenente atuando no 32º Batalhão da Polícia, e em 2005 recebeu o prêmio de Policial Militar do Ano. Aposentou-se em 10 de janeiro de 2015, como Major, após 30 anos de serviços prestados.
Castro também é conhecido na cidade por seu trabalho no Esporte Clube Monte Cristo, onde agora atua como Presidente. No início de 2005, ele criou o projeto Confiança e Respeito. “Há alguns anos atrás, o clube estava completamente abandonado. Isso aqui tinha se transformado em um ponto de consumo de drogas e hoje conseguimos virar o jogo”, disse.
Hoje, possuem convênio com a Prefeitura de Suzano e diversos parceiros, o que possibilita a total gratuidade para as crianças e jovens participarem do projeto. São mais de 400 pessoas envolvidas. “O foco é formar cidadãos. Aqui nós ensinamos lições de cidadania, como cantar o hino nacional e o hino de Suzano antes dos treinamentos, e fornecemos um lanche durante o treino, exames médicos e o uniforme totalmente de graça”, garantiu.