Câmara de Suzano entrega Título de Cidadã Suzanense

14 de dezembro de 2023

Descrição da imagem #PraCegoVer: de pé no Plenário da Câmara, Susana sorri e segura a placa com o Título de Cidadã Suzanense, ao lado do vereador professor Toninho Morgado e dos filhos, Joaquim e Dandara.

A Câmara de Suzano realizou na noite de ontem (13) uma sessão solene para a entrega do Título de Cidadã Suzanense a Susana Rosa da Silva. A honraria foi de autoria do vereador Antonio Rafael Morgado (PDT), o professor Toninho Morgado.

A atividade foi comandada pelo presidente da Câmara, Joaquim Rosa (PL), e contou com a presença do vereador Lazario Nazaré Pedro (Republicanos); do secretário de Assistência e Desenvolvimento Social, Geraldo Garippo; da coordenadora do curso de Direito da UniPiaget, Patrícia Braga; e do vereador de Itaquaquecetuba Luiz Carlos de Paula Coutinho (PSDB), o Luiz Coutinho.

Joaquim Rosa disse que Susana Rosa da Silva “atua de forma impecável na formação e educação de jovens por meio da capoeira, inicialmente ao lado do seu marido, o saudoso Mestre Quim, que foi uma grande referência cultural em toda a região e na luta contra a discriminação racial e a desigualdade social”. Ele também completou que ela tomou a frente de inúmeros projetos sociais ao longo dos anos.

O vereador professor Toninho Morgado falou que é autor de poucas honrarias e que escolheu Susana porque ela é uma pessoa digna da homenagem.  “Susana é uma cidadã que foi adotada pela nossa cidade e quem deixando uma marca indelével para tantas famílias, crianças e jovens”, argumentou.

A advogada Patrícia Braga contou que foi professora da homenageada na faculdade e falou sobre o empenho dela nos estudos, principalmente após o falecimento de mestre Quim.

Geraldo Garippo disse que Suzano se orgulha da nova cidadã e ressaltou as ações sociais desenvolvidas pela homenageada. “Cidadão não é aquele que vive em coletividade, mas aquele que transforma a coletividade. É isso que você faz no seu cotidiano, você transforma e você é um lindo exemplo de mãe, de mulher, de estudante, de mulher aguerrida”, disse.

Muito emocionada e levando um berimbau à Tribuna, Susana agradeceu a homenagem e a todos os apoiadores de suas ações. “Essa cidade me abraçou e me deu tudo o que tenho hoje. Aqui constitui minha família, tive meus filhos. Conquistei tudo o que tenho, até mais do que eu acho que eu mereço”, falou. “Eu acho que todo mundo tem o seu caminho e, para mim, o que eu tenho já é o suficiente. É aquilo o que Deus pode me ofertar. Meu pagamento é poder saber que todos que estão aqui hoje eu toquei de alguma forma a vida de cada um de vocês”, falou.

Biografia

Desde 2009, Susana é responsável Associação Desportiva e Cultural Luz do Amanhã, no bairro Casa Branca, que realiza um importante trabalho junto aos jovens da região, utilizando a capoeira como uma ferramenta poderosa para formação e educação. A homenageada liderou diversos outros projetos de cunho social.