Câmara de Suzano entregará Título de Empresa Cidadã nesta quinta-feira (7)

6 de dezembro de 2023

Descrição da imagem #PraCegoVer: sentado na Mesa Diretiva da Câmara, vereador Joaquim Rosa olha para a câmera. Ele usa blazer preto e camisa social rosa.

Foto:  Ricardo Bittner

A Câmara de Suzano realizará amanhã (7), às 18h30, uma sessão solene para a entrega do Título de Empresa Cidadã ao Colégio Integrado Lumbini. A homenagem é de autoria do vereador Joaquim Rosa (PL) e foi aprovada pelos demais vereadores.

O Colégio Lumbini existe desde 1993 e foi fundado pelas sócias Célia Ashiuchi, Kaoru Tani, Mayumi Makuta e Tomi Ashiuchi. Começou no Templo Honpa Hongwanji de Suzano, com apenas duas salas de aula de Educação Infantil e 40 alunos. O nome Lumbini faze alusão ao local em que Buda nasceu, no oeste do Nepal.

O colégio cresceu e, em 1996, passou a ter a sua sede própria, localizada na Vila Mazza. Naquele mesmo ano, Katuya Ashiuchi entrou para a sociedade como investidor e assumiu o cargo de diretor financeiro. Já no início dos anos 2000, entraram para sociedade o atual prefeito de Suzano, Rodrigo Ashiuchi (PL), como diretor administrativo, e Erika Ashiuchi Ferraris, como professora de inglês.

“O Colégio Lumbini é uma importante instituição que auxilia no desenvolvimento social, aprimorando habilidades e competências dos indivíduos. Além disso, desempenha um papel fundamental na formação do conhecimento, dos valores e comportamentos”, afirma Joaquim Rosa na exposição de motivos do projeto de decreto legislativo. “Após três décadas de funcionamento, o colégio já formou centenas de cidadãos, que hoje atuam nas suas áreas, com muita maestria, em todo o Brasil e também pelo mundo.”

O vereador também destaca que, ao longo de sua história, o Colégio Lumbini foi gerador de emprego no município, além de promover fortes laços com entidades sociais, como a Casa São Vicente de Paulo, no Parque Maria Helena, e a Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais (Apae).

Atualmente o Colégio Lumbini tem Célia Ashiuchi como diretora presidente Pedagógica, Kaoru Tani como diretora de Patrimônio, e Érika Ashiuchi Ferraris como diretora de Eventos.

A sessão solene é aberta ao público, que pode acompanhá-la na sede da Casa de Leis (rua dos Três Poderes, 65, Jardim Paulista). Também é possível assistir aos trabalhos do Plenário de forma online, pelo canal TV Câmara Suzano no YouTube (www.youtube.com/TVCâmaraDeSuzano) ou pela página da Casa de Leis no Facebook (www.facebook.com/camarasuzano). A transmissão é ao vivo e fica disponível para consulta.