Câmara de Suzano fará audiência pública sobre projeto que estipula carga horária para enfermeiros

12 de setembro de 2016


audiencia-taxi-005-ricardo-bittner

Foto: Ricardo Bittner / Câmara de Suzano

A Câmara de Suzano realizará amanhã (13), às 14 horas, uma audiência pública para debater o projeto de Lei nº 50/2016 que dispõe sobre a municipalização de carga horária de 30 horas semanais para as categorias funcionais de auxiliar de enfermagem, técnico de enfermagem e enfermeiros. Representantes do Conselho Regional de Enfermagem de São Paulo (Coren-SP) devem participar da atividade.

A propositura está em tramitação na Casa de Leis desde maio deste ano e já recebeu duas emendas. Segundo o texto do projeto, uma das maiores vantagens da carga horária de 30 horas está relacionada a melhoria no atendimento prestados aos pacientes. “Muitos profissionais estão sobrecarregados, com excesso de responsabilidades e a sobrecarga é a principal causa de estresse, além de ser uma das maiores causas de depressão crônica entre os profissionais da categoria e do abandono da carreira”.

A propositura segue nessa justificativa se baseando em dados fornecidos pelo Coren. “A sobrecarga pode causar erros. Se o indivíduo trabalha muito ele está mais propenso a errar. A redução da jornada de trabalho para 30 horas reduz a chance de erros e consequentemente, o número de processos éticos”, analisa a instituição.

Semestre

Esta será a segunda audiência pública realizada na Câmara neste semestre. A primeira aconteceu no começo do mês passado e o assunto tratado foi a “Lei do Táxi”. Na ocasião, os vereadores de Suzano conversaram com representantes da classe e algumas emendas foram protocoladas.