Câmara de Suzano fará evento para discutir internet acessível

4 de junho de 2018


Fachada dez17 03

Descrição da imagem #PraCegoVer: fachada do Plenário da Câmara de Suzano, com bandeiras hasteadas na lateral e céu azul ao fundo. Foto: Ricardo Bittner.

A Câmara de Suzano realizará no dia 14 de junho, às 10 horas, o evento “Acessibilidade Digital em Ação”, com o objetivo de discutir uma internet acessível. A atividade terá a presença de especialistas no assunto e conta com a parceria da Prefeitura de Suzano, por meio do Fundo Social de Solidariedade.

A acessibilidade digital busca oferecer condições para que idosos, daltônicos e pessoas com deficiência possam visitar e interagir com sites. Para tanto, é necessário que os portais sejam desenvolvidos com semântica correta e códigos mais simples e limpos. Há ainda legislações no Brasil que têm o objetivo de promover a acessibilidade digital para todos.

Entre os palestrantes que já confirmaram presença no evento estão Reinaldo Ferraz, especialista em Desenvolvimento Web da W3C Brasil; Simone Freires, criadora do Movimento Web para Todos, iniciativa que reúne mais de 20 organizações em prol da construção de uma web acessível; Marisa Pretti, sócio-fundadora da empresa Menina dos Olhos e especializada em áudio-descrição; Marcos Lima, professor do Serviço Social e Projetos Especiais (Saspe); e Nelson Tanuma, diretor jurídico da Câmara de Suzano e professor de Direito. A atividade também contará com uma palestra em vídeo de Talita Pagani, autora do “Guia de Acessibilidade de Interfaces Web com Foco em Aspectos do Autismo”.

Mais informações sobre o evento podem ser obtidas no portal da Câmara de Suzano: www.camarasuzano.sp.gov.br.

Pioneirismo

O portal da Câmara de Suzano foi apresentado como “caso de sucesso” e conquistou o Selo de Acessibilidade Digital da Prefeitura de São Paulo, concedido no mês passado pela administração municipal, por meio da Secretaria da Pessoa Com Deficiência (SMPED). A Casa de Leis suzanense foi o primeiro órgão público do Brasil, fora do município de São Paulo, a contar com esta certificação de acessibilidade na web no país.

O Legislativo de Suzano também foi o primeiro do Alto Tietê a adotar padrões de acessibilidade para deficientes visuais em suas redes sociais, em meados do ano passado. O método utilizado é a descrição da fotografia, onde se explica o que está retratado na imagem de forma simples, para fácil compreensão, no Facebook (facebook.com/camarasuzano) e no site da Casa de Leis (www.camarasuzano.sp.gov.br). A Câmara também utiliza a hashtag #PraCegoVer, para a disseminação da cultura da acessibilidade nas redes sociais.

Em 2016, o Legislativo suzanense foi finalista na quarta edição do Todos@Web – Prêmio Nacional de Acessibilidade na Web, na categoria “Projetos Web Governamentais”. A responsável pelo desenvolvimento do layout e atualização do site é a web designer Taiane Fernandes.

Como principais pontos de destaque, a página conta com uma barra acessível que disponibiliza opções como: alto contraste, para pessoas com daltonismo; aumento e diminuição de fontes, para pessoas com problemas visuais; acesso das informações por teclado, para pessoas com restrições motoras; e descrição de imagens, para deficientes visuais.