Câmara de Suzano realiza sessão simbólica para empossar prefeita, vice e vereadoras eleitas em projeto da Guarda Mirim

25 de outubro de 2023

Descrição da imagem #PraCegoVer: de pé, no Plenário, aspirantes da Guarda Mirim empossados simbolicamente como prefeita, vice e vereadoras posam para foto segurando a placa de receberam do Projeto Voto Consciente. Acima deles, também de pé, na Mesa Diretiva, estão os vereadores e demais autoridades que participaram do evento.

Uma sessão simbólica foi realizada na manhã de hoje (25) na Câmara de Suzano, para o “Vereador por Um Dia”. O evento é o encerramento do Projeto Voto Consciente, promovido pela Guarda Mirim de Suzano, e contou com a presença dos 158 aspirantes.

Assinaram o livro da posse simbólica e prestaram juramento Vitória Costa Oliveira, eleita prefeita; Pedro Augusto Caetano, eleito vice-prefeito; Sabrina Mayumi Tanaka, Lauanne Vitória Santos e Beatriz Alves Inácio, escolhidas vereadoras.

A sessão simbólica foi conduzida pelo presidente da Casa de Leis, Joaquim Rosa (PL), que cedeu seu lugar na Mesa Diretiva para que a vereadora eleita com o maior número de votos, Sabrina Tanaka, assumisse os trabalhos e convidasse os colegas de Guarda Mirim para fazer uso da palavra.

A prefeita recém-empossada Vitória Oliveira disse que o Projeto Voto Consciente foi “o mais difícil”. “Mas estou feliz de estar aqui no encerramento, que venha o próximo projeto”, disse. O vice-prefeito empossado Pedro Caetano afirmou que a Guarda Mirim cria oportunidades. “Foi esplêndido, evolui principalmente no trabalho em grupo.”

A vereadora Lauanne Santos disse que fazer parte da entidade é uma oportunidade única: “O projeto me trouxe capacitação como pessoa e como profissional, sou muito grata aos professores e a todos que fizeram isso acontecer”, revelou.

Já a parlamentar Beatriz Inácio salientou que o projeto proporcionou uma experiência diferenciada: “Ensinou a trabalhar em equipe”, ressaltou. E a vereadora Sabrina Tanaka destacou a responsabilidade alcançada com o projeto. “Quem vê por fora não vê as dificuldades do projeto”, ressaltou.

A sessão contou com a participação dos parlamentares Antonio Rafael Morgado (PDT), o professor Toninho Morgado; Artur Takayama (PL); José de Oliveira Lima (PDT), o Zé Oliveira; Fábio Diniz (PTB); Gerice Lione (PL), a esposa do Prefeito da Academia; Givaldo Freitas dos Santos (PL), o Baiano da Saúde; Marcos Antonio dos Santos (PTB), o Maizena; Lazario Nazaré Pedro (Republicanos), o Lázaro de Jesus; e Rogerio Castilho (PSB).

O presidente do Legislativo suzanense disse que o evento simboliza a essência da democracia e da cidadania ativa. “Embora seja simbólico, este ato carrega consigo uma grande responsabilidade, pois simboliza o compromisso que todos temos com o futuro de nossa cidade”, afirmou. “Vocês não são apenas os líderes do amanhã; são os líderes de hoje, moldando o futuro de Suzano. Que esta experiência inspire cada um de vocês a se envolver ativamente na vida cívica de Suzano e a fazer a diferença em nosso município”, completou.

A vereadora Gerice Lione observou que a eleição da Guarda Mirim foi inversa à composição da Câmara de Suzano, que conta com apenas uma parlamentar. “É um prazer receber vocês aqui, a Guarda Mirim faz um trabalho espetacular”, disse ela, relembrando que um de seus irmãos foi aspirante da entidade, o que lhe deu oportunidade de emprego. “Que vocês sejam sementes para levar a todas as pessoas a importância da política na nossa vida”, completou.

O vereador Maizena disse que, há 11 anos, faz questão de participar do encerramento do Projeto Voto Consciente na Câmara. “Todos têm o sonho de entrar para a Guarda Mirim e toda cidade gostaria de ter uma Guarda Mirim”, garantiu.

Já o vereador professor Toninho Morgado afirmou que a Guarda Mirim é algo muito nobre. “O que a gestão da Guarda Mirim faz não é trabalho, é missão.”

O presidente da Guarda Mirim de Suzano, Jamil Marques Figueira, se emocionou ao relembrar do ex-presidente da entidade, Natal José Francisco, que faleceu em 2021. “Estou muito feliz em dar continuidade a este projeto, que é uma oportunidade de conhecer como funciona o Executivo, o Legislativo e o Judiciário”, disse ele, que agradeceu a todos os funcionários que trabalharam no Voto Consciente.

Também compuseram a mesa de autoridades do evento a Presidente do Conselho Deliberativo da Guarda Mirim de Suzano, Viviane Galvão; o tesoureiro Geraldo José Taplete; a membro do Conselho Deliberativo Nelsilene Cunha Francisco; a supervisora administrativa Soraia Gonçalves da Silva Firmino; e a coordenadora pedagógica Alessandra Gonçalves de Menezes.

O projeto

A Guarda Mirim realiza o Voto Consciente a cada semestre, com o objetivo de apresentar aos adolescentes que participam do curso de Formação Básica a importância das eleições, da democracia e do voto como exercício da cidadania. No projeto, os jovens simulam um processo de eleições municipais e refletem sobre propostas de melhorias para o município. Eles montam partidos, elaboram propostas de governo, participam de debates, lançam candidaturas, organizam campanhas eleitorais e votam.