Câmara de Suzano receberá amanhã (12) guardas mirins para o “Vereador por Um Dia”

11 de abril de 2024

Descrição da imagem #PraCegoVer: de pé, no Plenário da Câmara, aspirantes da Guarda Mirim posam para foto segurando os diplomas recebidos, em evento realizado em outubro de 2023. Atrás deles, na Galeria, estão sentados os demais aspirantes da entidade. Todos usam camisetas azuis.

A Câmara de Suzano realizará amanhã (12), às 9 horas, o “Vereador por Um Dia”, com os aspirantes da 68ª turma da Guarda Mirim. O evento será realizado no Plenário da Casa de Leis (rua dos Três Poderes, 65, Jardim Paulista). Também será transmitido pelo canal TV Câmara Suzano no YouTube (www.youtube.com/TVCâmaraDeSuzano) ou pela página da Casa de Leis no Facebook (www.facebook.com/camarasuzano).

No “Vereador por Um Dia”, é feita a posse simbólica dos jovens eleitos como prefeito, vice-prefeito e vereadores no Projeto Voto Consciente, desenvolvido no primeiro semestre de 2024. No Plenário, eles assinam o livro de posse, fazem o juramento e discursam da Tribuna da Câmara, enquanto os demais aspirantes da entidade que participaram do processo de eleição assistem a tudo na Galeria da Casa de Leis.

A Guarda Mirim realiza o Voto Consciente a cada semestre, com o objetivo de apresentar aos adolescentes que participam do curso de Formação Básica a importância das eleições, da democracia e do voto como exercício da cidadania. No projeto, os jovens simulam um processo de eleições municipais e refletem sobre propostas de melhorias para o município. Eles montam partidos, elaboram propostas de governo, participam de debates, lançam candidaturas, organizam campanhas eleitorais e votam.