Câmara de Suzano receberá amanhã (25) guardas mirins do Projeto Voto Consciente

24 de outubro de 2023

Descrição da imagem #PraCegoVer: de pé, seis aspirantes da Guarda Mirim posam sorrindo para foto segurando a placa que receberam do “Vereador por um dia”. Todos usam camisa azul, calças jeans e tênis pretos.

A Câmara de Suzano receberá amanhã (25), às 9 horas, 158 aspirantes da 63ª turma da Guarda Mirim para o “Vereador por Um Dia”. O evento será realizado no Plenário da Casa de Leis (rua dos Três Poderes, 65, Jardim Paulista).

No “Vereador por Um Dia”, é feita a posse simbólica dos jovens eleitos como prefeito, vice-prefeito e vereadores no Projeto Voto Consciente, desenvolvido pela entidade. No Plenário, eles assinam o livro de posse, fazem o juramento e discursam da Tribuna da Câmara.

A Guarda Mirim realiza o Voto Consciente a cada semestre, com o objetivo de apresentar aos adolescentes que participam do curso de Formação Básica a importância das eleições, da democracia e do voto como exercício da cidadania. No projeto, os jovens simulam um processo de eleições municipais e refletem sobre propostas de melhorias para o município. Eles montam partidos, elaboram propostas de governo, participam de debates, lançam candidaturas, organizam campanhas eleitorais e votam.