Câmara de Suzano se destaca por ações de acessibilidade

5 de janeiro de 2023


Descrição da Imagem:#PraCegoVer: elevador para cadeirantes no Plenário da Câmara de Suzano.

Crédito da foto: Ricardo Bittner/Câmara de Suzano.

 

A Câmara de Suzano se destaca por adotar padrões de acessibilidade tanto para o público como em suas redes sociais.

O Legislativo suzanense possui rampas de acesso, elevadores e banheiros adaptados para pessoas com mobilidade reduzida. Um dos elevadores, inclusive, fica dentro do Plenário da Casa de Leis, permitindo que autoridades ou homenageados em sessões possam entrar no local. O aparelho de votação eletrônica do Plenário, onde os vereadores digitam seus votos nas sessões, possui o sistema Braille de escrita tátil para pessoas cegas ou com baixa visão.

A Câmara de Suzano também foi pioneira no Alto Tietê em adotar, em 2017, padrões de acessibilidade para deficientes visuais em suas redes sociais. O método utilizado é a descrição da fotografia, com explicação simples do que está retratado na imagem que acompanha os textos na página do Legislativo do Facebook (facebook.com/camarasuzano) e no site da Casa de Leis (www.camarasuzano.sp.gov.br).

O Legislativo também utiliza a hashtag #PraCegoVer, criada pela professora especialista em Educação Especial na Perspectiva da Educação Inclusiva e atuante na editoração de livros com audiodescrição, Patrícia Silva de Jesus, a Patrícia Braille. A hashtag faz parte do projeto para a disseminação da cultura da acessibilidade nas redes sociais.

Portal

O portal oficial da Câmara de Suzano passa por atualização constante para se manter entre os sites governamentais mais acessíveis do País. O trabalho é desenvolvido pela analista Web e Acessibilidade Digital da Casa de Leis, Taiane Fernandes, que busca atualizações constantes para manter o site 100% acessível.

As mudanças começaram a ser implantadas pelo Legislativo suzanense em 2016, seguindo as recomendações do Modelo de Acessibilidade em Governo Eletrônico e práticas como acesso das informações por teclado para pessoas com restrições motoras, semântica de código e descrição de imagens para pessoas com deficiências visuais.