Câmara de Suzano terá palestra amanhã (31) sobre Manobra de Heimlich

30 de outubro de 2023

Descrição da imagem #PraCegoVer: fachada da Câmara de Suzano, com bandeiras hasteadas na lateral.

Amanhã (31), às 15 horas, uma equipe do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu) realizará uma palestra na Câmara de Suzano para o ensinamento da Manobra de Heimlich. A participação é totalmente gratuita e aberta para os interessados. A atividade é fruto de uma parceria da Casa de Leis com a Associação Comercial e Empresarial (ACE) de Suzano.

A manobra de Heimlich é uma técnica utilizada em casos de emergência por asfixia provocada por um pedaço de comida ou qualquer outro tipo de corpo estranho que fique preso nas vias respiratórias, impedindo a pessoa de respirar. Os profissionais farão uma simulação da manobra para que as pessoas que estejam presentes possam tirar todas as dúvidas.  Será entregue um certificado de participação para o público presente.

Em Suzano, há a lei que torna obrigatória a fixação de cartazes explicativos que demonstrem a aplicação da manobra de Heimlich em restaurantes, bares, lanchonetes, praças de alimentação de shopping centers e estabelecimentos similares. A legislação é de autoria do vereador Marcos Antonio dos Santos (PTB), o Maizena.