Câmara de Suzano terá sessões extraordinária, ordinária e solene amanhã (13)

12 de dezembro de 2023

Descrição da imagem #PraCegoVer: brasão do município de Suzano em alto relevo, em frente à Mesa Diretiva da Câmara.

A Câmara de Suzano terá três sessões amanhã (13).

A primeira será uma sessão extraordinária, às 15 horas, para discutir o projeto de lei que estima a receita e fixa a despesa do município de Suzano para o exercício de 2024 (Lei Orçamentária Anual – LOA). A propositura seria votada na semana passada, mas recebeu 26 emendas dos vereadores e voltou a tramitar na Casa de Leis.

A LOA é o documento que efetiva a realização de despesas públicas no ano seguinte, tendo como base o que foi definido no Plano Plurianual (PPA) e na Lei de Diretrizes Orçamentárias (LDO). O orçamento total estimado para 2024 é de R$ 1.432.376.724,50, e prevê a destinação de R$ 15.076.669,64 para as emendas parlamentares individuais.

Mais tarde, às 18 horas, haverá a sessão ordinária. Está na pauta a votação do projeto de lei do Executivo que dá nova redação e acrescenta dispositivos na lei municipal 3.628/2002, que instituiu a Comissão Municipal de Prevenção e Erradicação do Trabalho Infantil (Peti).

De acordo com a mensagem enviada pelo prefeito Rodrigo Ashiuchi (PL) à Câmara, as alterações propostas têm o objetivo de “adequar a legislação municipal aos novos marcos legais federais, bem como atribuir maior funcionalidade” à Peti.

Solene

A sessão solene da noite está marcada para as 19 horas, para a entrega do Título de Cidadã Suzanense a Susana Rosa da Silva. A homenagem é de iniciativa do vereador Antonio Rafael Morgado (PDT), o professor Toninho Morgado.

Nascida em Guarulhos, Susana cresceu ao lado de seis irmãos em Itaquaquecetuba. Veio para o município em 2006, ao casar-se com o mestre de capoeira Joaquim Sebastião da Silva, o mestre Quim, com quem teve dois filhos: Joaquim e Dandara.

Desde 2009, Susana é responsável Associação Desportiva e Cultural Luz do Amanhã, no bairro Casa Branca, que realiza um importante trabalho junto aos jovens da região, utilizando a capoeira como uma ferramenta poderosa para formação e educação. No mesmo ano, a homenageada lançou o Projeto em Prol do Natal Feliz, apadrinhando cerca de 300 crianças. Além disso, estabeleceu uma parceria com o Banco de Alimentos do município, contribuindo para o sustento de mais de 130 famílias por meio da distribuição de frutas, verduras e legumes. Ela também se envolveu em campanhas do Fundo Social de Solidariedade, como as do agasalho e do Natal.

Em 2010, Susana foi responsável pelo Projeto Ponto de Cultura Nossas Raízes, que durou três anos. Em 2014, passou a coordenar o Programa Gerando Renda, que capacitou mais de 6 mil pessoas em uma ampla gama de cursos, com ênfase em famílias em situação de vulnerabilidade, especialmente mulheres.

O trabalho voltado à assistência social fez com que Susana ocupasse cargos de liderança e participasse da elaboração de políticas públicas nos conselhos municipais de Assistência Social  (Comas) e dos Direitos das Crianças e Adolescentes de Suzano (Comdicas).

A homenageada também liderou o projeto Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos, no bairro Casa Branca, que atendeu a 100 crianças e adolescentes em situação de vulnerabilidade social. “Sua paixão e dedicação a Suzano transcendem as fronteiras da cidade, estendendo-se a Poá e Itaquaquecetuba, onde ela prestou serviços em programas como o Criança Feliz, do Governo Federal, o Programa Prospera Família, o Centro Dia do Idoso, e creches subvencionadas. Tudo isso só foi possível graças à base sólida que ela construiu em Suzano”, disse o vereador professor Toninho Morgado na justificativa do projeto.

Em 2019, Susana recebeu na Câmara de Suzano a Medalha Antônio Marques Figueira, por iniciativa do ex-vereador José Silva de Oliveira, o Zé Lagoa.

Todas as sessões são abertas ao público, que pode acompanhá-las na sede da Casa de Leis (rua dos Três Poderes, 65, Jardim Paulista). Também é possível assistir aos trabalhos do Plenário de forma online, pelo canal TV Câmara Suzano no YouTube (www.youtube.com/TVCâmaraDeSuzano) ou pela página da Casa de Leis no Facebook (www.facebook.com/camarasuzano). A transmissão é ao vivo e fica disponível para consulta posterior.