Câmara de Suzano vota amanhã (9) projeto que prevê instalação de brinquedos adaptados em parques infantis públicos ou privados

8 de março de 2022

Descrição da imagem #PraCegoVer: vereadores sentados atrás de suas mesas no Plenário, com o público na Galeria ao fundo.

O projeto que dispõe sobre a instalação, em espaços públicos e privados, de brinquedos adaptados e equipamentos desenvolvidos para lazer e recreação de pessoas com deficiência, inclusive visual, ou com mobilidade reduzida, é um dos assuntos que será debatido e votado amanhã (9), a partir das 18 horas, na Câmara de Suzano.

A propositura é de autoria do vereador Antonio Rafael Morgado (PDT), o professor Toninho Morgado, e abrange estabelecimentos de ensino, parques, clubes e áreas de lazer. “Estudos apontam que o ato de brincar traz diversos benefícios para as crianças, dentre eles, permite o autoconhecimento, estimula as competências, gera resiliência, melhora a atenção e concentração, desenvolve laços afetivos, ensina a viver em sociedade e melhora a saúde”, lista o parlamentar autor do projeto. “O direito de brincar é fundamental no desenvolvimento de uma criança e está garantido pelo Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA). Para que isso se torne eficaz, e fundamental um ambiente adequado, em que se tenha segurança, proteção e acessibilidade”, explica.

O segundo item da pauta é a discussão e votação do projeto de decreto legislativo que dispõe sobre a concessão da Medalha Antônio Marques Figueira ao vice-governador Rodrigo Garcia (DEM), pelos relevantes serviços prestados ao município. A propositura é de autoria do vereador Jaime Siunte (PSDB).

“Para o município de Suzano, Rodrigo Garcia foi o responsável pela manutenção da estrada Duchen e da rodovia Índio Tibiriçá. Também autorizou o recapeamento da avenida Brasília, na Vila Amorim”, detalha Siunte.

A sessão ordinária é aberta ao público com até 50% da capacidade do Plenário, como forma de garantir o distanciamento e evitar contaminações pelo coronavírus (Covid-19). Os trabalhos também podem ser acompanhados ao vivo, de forma online, pelo Facebook (www.facebook.com/camarasuzano) e pelo canal do YouTube do Legislativo (www.youtube.com/c/TVCâmaraDeSuzano).