Câmara de Suzano vota três itens amanhã (6)
Descrição da imagem #PraCegoVer: foto dos vereadores sentados atrás de suas mesas no Plenário da Câmara.
Foto: Ricardo Bittner
Na sessão ordinária de amanhã (6), a partir das 18 horas, a Câmara de Suzano votará três itens.
Os dois primeiros itens a serem apreciados pelos vereadores são projetos de decreto legislativo para concessão da Medalha Antonio Marques Figueira, respectivamente, a Susana Rosa da Silva, de autoria do vereador José Silva de Oliveira (MDB), o Zé Lagoa, e a Walmir Pinto, de autoria do parlamentar Rogério Gomes do Nascimento (PRP), o Rogério da Van.
O terceiro assunto que será discutido e votado na sessão é o projeto de lei que institui a campanha Abril Marrom no município, com o objetivo de conscientizar a população sobre a importância da prevenção de doenças que podem levar à cegueira. A propositura é de autoria do vereador Leandro Alves de Faria (PL), o Leandrinho.
De acordo com o projeto, a campanha passará a integrar o calendário oficial do município. Na justificativa da propositura, o parlamentar explica que a Organização Mundial de Saúde (OMS) estima que 60% das cegueiras são evitáveis. “É imprescindível que campanhas como o Abril Marrom venham conscientizar a população sobre a necessidade de acompanhamento médico especializado, para evitar que os problemas dos olhos se agravem e acabem resultando em cegueira”, afirma Leandrinho. “É preciso reunir e organizar as iniciativas, que partam tanto do poder público quanto da iniciativa privada”, completa.
Também amanhã, às 16 horas, o Legislativo suzanense terá uma sessão extraordinária para votar o parecer favorável do Tribunal de Contas do Estado de São Paulo (TCE-SP) das contas do município referentes ao ano de 2016.