Câmara entregará Medalha “Antonio Marques Figueira” à advogada Maria Margarida Mesquita
Foto: Ricardo Bittner / Câmara de Suzano
A Câmara de Suzano concederá a Medalha “Antonio Marques Figueira” à advogada Maria Margarida Mesquita, em sessão solene que será realizada amanhã (25) às 19 horas.
O decreto de autoria do presidente da Casa de Leis, Denis Claudio da Silva (DEM), o filho do Pedrinho do Mercado, destina a honraria a esta profissional e reconhece os relevantes e inestimáveis serviços prestados em prol do município, destacando sua luta em defesa da mulher.
A homenageada cursou Licenciatura em Letras, formando-se em 1977. Logo após, em 1981, formou-se em Direito. Trabalhou como Procuradora Jurídica de 1976 a 2005. Após encerrar este ciclo, comanda seu próprio escritório de advocacia. Foi responsável pela instalação da Delegacia da Mulher no município.
Maria Margarida mostrou-se muito feliz com a homenagem. “Estou muito emocionada e grata pelo reconhecimento do meu trabalho no enfrentamento à violência doméstica e familiar”, disse. Ela ainda agradeceu o presidente da Câmara e os demais vereadores.
A advogada destacou seu trabalho como integrante representando a OAB de Suzano e o gabinete do prefeito e a participação na Comissão Intersetorial de Enfrentamento à Violência Doméstica. “Suzano é considerada a cidade modelo do Alto Tietê em enfrentamento a violência doméstica. O trabalho desenvolvido pelo poder público, policias militar e civil e sociedade é cada vez mais unificado”, citou.
Em comemoração aos dez anos da promulgação da Lei Maria da Penha, foi criado em 17 de agosto desse ano o grupo “Homens e Mulheres de Mãos Dadas”, sob a coordenação da juíza Érica Marcelina Cruz. Este grupo tem como objetivo atender não só as mulheres, mas também os agressores.
A profissional apostou ainda na continuação do trabalho produzido na cidade. “Acredito que o nosso prefeito eleito tratará o segmento da violência doméstica, continuando e acrescentando os serviços desenvolvidos em Suzano”, disse.
Honraria
A “Medalha Antonio Marques Figueira” é a “medalha oficial do Poder Legislativo” de Suzano.
A honraria é concedida a pessoas que se tornaram “merecedoras pelos relevantes serviços prestados ao município de Suzano, em qualquer ramo de atividade”, independente de terem nascido na cidade. A medalha é entregue pela Casa de Leis em sessão solene previamente convocada.